Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

21/12/2009
Desacelere

DESACELERANDO O RELÓGIO DO TEMPO

Todos sabem que envelhecer é algo natural e faz parte do ciclo de vida de qualquer pessoa. Mas quando o corpo começa dar sinais do tempo, a medicina se mostra uma boa saída para solucionar esse dilema que tanto mexe com o emocional.

A medicina ANTI-AGING, também conhecida como anti-evelhecimento, tem como objetivo retardar o processo de envelhecimento e corrigir os desequilíbrios decorrentes do tempo. Segundo o membro da Associação Internacional de Medicina Estética (ASIME), Dr. Heitor Benedetti, essa especialidade da medicina, além de possuir os conceitos básicos da saúde, deve ser fundamentada sobre três pilares importantes que influenciam na “desaceleração” do tempo:

Suplementação nutricional – O suplemento alimentar adiciona ou acrescenta substâncias especificas na nossa dieta. É necessária quando a alimentação não satisfaz as necessidades nutricionais suficientes. Neste caso, é necessário ter uma outra fonte de nutrientes para assegurar a saúde, a ingestão de vitaminas e sais minerais, são exemplos desse reforço. Entretanto, antes de tomar qualquer decisão, é essencial a opinião de um especialista, pois ele irá orientar se é necessário esse acréscimo de substâncias.

Atividade Física Regular - Com o passar do tempo e com a rotina que vamos desenvolvendo, o corpo vai desaprendendo a manter a sua performance e, consequentemente, vai ficando mais fraco e menos resistente. Por isso, a importância da atividade física regular, para a mantermos a memória ativa e com desempenho jovial.

Modulação hormonal adequada – Os hormônios passam a decrescer a partir de certa idade, em alguns casos, de maneira vertiginosa. É necessário então, repô-las da melhor forma possível, buscando o que chamamos de revitalização.

“Assim, vale lembrar que não existem tratamentos milagrosos e sim um processo de recuperação e revitalização que funcionará com a interação entre todos esses fatores, portanto, é necessário consultar sempre um médico antes de aplicar qualquer produto, seja um simples creme anti-rugas ou outro tratamento mais avançado, e seguir suas recomendações com relação à alimentação, prática de atividades físicas, como forma de reduzir a ação do tempo sobre o corpo e, conseqüentemente, sobre nossa forma de aproveitar melhor a vida”, destaca o médico.

Segundo o Dr. Benedetti, durante a constante busca pelo retardo do envelhecimento, novos marcadores e componentes metabólicos e estruturais foram ganhando importância e tendo seus valores repensados. Exemplos desses marcadores são:

Marcadores e Componentes Metabólicos

Tumorais
Elementos bioquímicos encontrados no sangue em algumas situações de desajustes metabólico e funcional.
Indica ou sugere se há possibilidade de ter um aumento desorganizado de algumas células específicas, levando o aparecimento ou desenvolvimento de tumores.

GH
Hormônio do crescimento
Papel vital na manutenção de uma serie de funções do organismo humano.

Zinco
Oligoelemento – mineral
Indispensável e atuante no incremento de várias funções humanas, como as cerebrais.

Magnésio
Oligoelemento - mineral
Sua deficiência prolongada induz as doenças cardiovasculares, renais e neuromusculares.

Vitamina C
Faz parte do grupo de 13 vitaminas principais, também é conhecida como ácido ascórbico. Necessária para o funcionamento adequado do organismo.
Excelente elemento antioxidante, fortacele o sistema imunológico e é um dos potentes fatores anti-aging.

Ômega 3
Abundante em alimentos, como nos peixes gordurosos, óleos vegetais e nozes.
Um potente diminuidor do risco cardiovascular, abaixando os níveis de triglicérides e o colesterol total.

Serviço:

DR. Heitor Benedetti
Dr. Heitor Benedetti é graduado pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e trabalhou durante sete anos como clinico geral. Hoje atua em medicina estética e anti-aging, áreas que unem especialidades como Cirurgia Plástica, Dermatologia e Endocrinologia. Por meio de tratamentos e equipamentos modernos, o médico visa atingir as expectativas de seus clientes usando também métodos não invasivos da Estética Facial e Corporal (peeling, toxina botulínica, celulite, flacidez). Atualmente é membro do Capítulo Brasileiro de Medicina Estética e da Associação Brasileira Internacional de Medicina Estética (ASIME).





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas