Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Grécia: berço da comida mediterrânea

Você já esteve num restaurante grego? Em São Paulo existe um maravilhoso (o mais antigo do país), chama-se Acrópole e fica na região da rua José Paulino. O dono vem nas mesas conversar com seus clientes, você vai na “boca” da cozinha escolher seu prato (delícias como truta assada, salada com queijo feta e muito azeite, moussaká, lula recheada...), tudo cercado por imagens gregas e muita alegria!

A culinária grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeites, legumes, vegetais, iogurtes e mel, combina ingredientes doces e salgados de forma harmônica e irresistível. Têm também nas oleaginosas, como o nozes e gergelim, um ingrediente importante e enriquecedor de várias receitas. Todos esses ingredientes são muito importantes em razão da quantidade de antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras. O consumo de azeite virgem e peixe (repletos de antioxidantes) merecem destaque, pois ambos já foram objeto de estudos científicos, que confirmaram a contribuição da dieta na longevidade dos gregos. É comum encontrar nas aldeias gregas pessoas que já passaram dos 100 anos!

O alho, as ervas frescas, (orégano, alecrim, tomilho, hortelã e louro), peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro também são elementos fortemente presentes na cozinha da Grécia, um país que fica no sudeste da Europa e tem cerca de 11 milhões de habitantes.

Afinal, o que é Dieta Mediterrânea?

A região mediterrânea é formada por muitos países: Grécia, Itália, Espanha, Iugoslávia, França, Albânia, Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Turquia, Israel, Síria e Líbano.

Apesar das inúmeras diferenças culturais, econômicas e sociais entre eles a dieta desses países é composta por um alto consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, grão-de-bico, lentilha,amêndoas, azeitonas, nozes, peixes, leite, iogurte, queijos, vinho e azeite de oliva.

E a diferença nessa alimentação está no baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces.

- As frutas e hortaliças contêm grande quantidade de fibras e antioxidantes e previnem o câncer.
- Os cereais são fornecedores de energia e ricos em vitaminas do complexo B, vitamina E, selênio e fibras.
- As leguminosas são fontes de fibras e proteínas vegetais. Elas combatem a constipação, evitam o câncer do cólon e reto, diminuem o nível do colesterol ruim (LDL).
- As oleaginosas reduzem a chance de desenvolver colesterol alto no sangue.
- Os peixes são ricos em ômega-3 e atuam contra a hipertensão, aterosclerose, doenças do coração e câncer.
- O iogurte além de ser fonte de cálcio, contém lactobacilos, previne a osteoporose, beneficia a flora intestinal e combate os microorganismos patogênicos presentes nos intestinos.
- O vinho tinto, devido a alta quantidade de antioxidantes, evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, diminui o risco de doenças cardiovasculares.
- O azeite de oliva por ser rico em antioxidantes e em ácido graxo monoinsaturado, aumenta a taxa do colesterol 'bom' (HDL).

Os alimentos da dieta mediterrânea são fontes de vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e polinsaturados, fibras e antioxidantes. São facilmente encontrados no Brasil e por isso podem ser introduzidos em nossas refeições diárias.

Hábitos gregos

O almoço e o jantar são as refeições mais importantes para os gregos. Eles começam com o mézede até a sobremesa em ritual sem pressa e com direito à sesta.
Na sexta-feira, o consumo de qualquer tipo de carne é proibido para os gregos, e a população ainda preserva essa cultura religiosa (a predominância é de católicos ortodoxos).
Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego.
Se você for à Grécia (me convide!!!), certamente será servido com mezédes de patê de berinjela (melitzanosaláta), coalhada com pepino e alho (tzatziki) ou de ovas de peixe (taramosalata); bolinhos de carne (keftedes); queijo grelhado e flambado (saganaki); frutos do mar (lulas, camarões, polvo, mariscos); charutinhos de folhas de uva (dolmadakia), a salada grega chamada de horiátiki (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa.

Dos pratos clássicos e mais tradicionais, se destacam o carneiro assado ao forno com batatas e o moussaká gratinado de berinjelas e carne moída, que lembra a lasanha italiana. Os doces gregos são também muito apreciados e entre muitos podemos destacar o kourabié, um amanteigado com recheio de amêndoas, melomakárono, biscoito com canela e mel, e os folhados baklavá e kadaífi, massas folhadas recheadas com nozes.

O churrasco grego, que tem versão bastante popular pelas ruas das grandes cidades brasileiras, existe e é um prato muito apreciado.
Geralmente é feito com carnes sobrepostas e de diversos animais, como porco, frango e carneiro.

As frutas são muito importantes na mesa grega. Seja em forma natural ou seca, elas fazem parte de todas as refeições e compõem muitos pratos típicos. Em destaque estão as uvas, melancias, melões, pêssegos e figos.

Na categoria das bebidas, os gregos também adoram o café árabe e têm o hábito de ler o futuro na borra (Cafeomancia), sempre acompanhado de um copo de água. A bebida gelada em estilo frappé também é bastante consumida. As bebidas preferidas dos gregos são o ouzo, aguardente de uva com essência de anís, vinhos tintos e brancos, cerveja e retsina, vinho branco com seiva de pinheiro.
Ah! Você pode também extravasar o estresse... Quebrando pratos... Na mais pura tradição grega... Simboliza a alegria por estar vivo!






Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas