Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Mel, 100% saudável

Mel um alimento 100% Saudável

O mel é conceituado um produto açucarado natural, elaborado por abelhas domésticas com o néctar das flores e por elas acumulados em favos extraídos por processos industriais.

É uma substância aquosa concentrada de certos açucares (glicose e levulose). Além de pequenas quantidades de sacarose, maltose, dextrina, ácidos orgânicos, substancias corantes e aromáticas.

O mel possui inúmeros benefícios para o organismo humano, estimula e aumenta a resistência física, é levemente sedativo, auxiliando a combater insônias, é cicatrizante, anti-séptico, digestivo e laxativo expectorante combatendo a tosse, inclusive a de fumantes, em uso externo, acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves, além de hidratar a pele.

Os principais tipos de Mel e suas ações medicinais

· Florada Silvestre (Amarelo Escuro) - É eficaz agente fortificante. Também auxilia na limpeza das vias respiratórias e normalizações das funções intestinais. É desintoxicante, bactericida e hidratante natural para pele.

· Florada de Laranjeira (Amarelo Claro) - É um tranqüilizante natural excelente para insônia, nervosismo e palpitações, também é usado como calmante e regulador das funções Intestinais.

· Florada de Eucalipto (Marrom Escuro) - É um agente de limpeza respiratória que auxilia no combate á bronquite, tosse, asma e sinusite entre outros males respiratórios. Também possui excelentes propriedades anti-sépticas.

· Como Consumir: O mel deve ser consumido com inúmeras vantagens, como substituto do açúcar, nos líquidos em geral e em outros alimentos, como pães, bolos, etc., ou em jejum, sendo recomendado uma colher de sopa todas as manhãs.

· Extrato de Própolis - É formado por resinas coletadas pelas abelhas em diversos vegetais que depois são acrescidas de secreções produzidas pelas abelhas, Cera e Pólen. É um antibiótico natural eficaz devido às propriedades terapêuticas é bactericida, antiviral, antiinflamatório, cicatrizante, anestésica, antioxidante e expectorante. Ativa o sistema imunológico e acelera o processo de regeneração celular, auxilia a desintoxicar o organismo afetado pela poluição química e uso excessivo de remédios.

· Como Consumir Extrato de Própolis em Solução Alcoólica - Deve ser ingerido diluído em água, leite ou mel.

USO INTERNO / Adultos – 15 gotas em meio copo d’água, leite, suco ou uma colher de mel, 3 a 6 vezes ao dia. CRIANÇAS – metade da dose acima, 2 a 5 vezes ao dia.
USO EXTERNO/ Para ferimentos ou aftas, pingar algumas gotas diretamente no local.

· Pólen - É elemento masculino da sexualidade vegetal (o miolo amarelo das margaridas) é o único alimento que possui todos os aminoácidos essenciais e em média, tem mais proteínas do que a carne e tem também um largo espectro de minerais, é um excelente suplemento alimentar, tonificando, estimulando e restabelecendo o equilíbrio do corpo.

· Como Consumir Pólen Desidratado: O pólen deve ser consumido, de preferência pela manhã, deixando dissolver na boca. Pode também ser consumido associado a matinais como sucos, cereais ou frutas.

ADULTOS – uma colher (sobremesa) por dia, na primeira refeição.
CRIANÇAS – uma colher de chá ao dia.

· Geléia Real – É produzida pelas glândulas das abelhas operarias para a alimentação da abelha rainha, durante toda a sua vida. Para o organismo humano age como estimulante biológico e energético das diferentes funções orgânicas proporcionando melhoras no estado geral, aumentando a capacidade física e intelectual. A geléia real também é um excelente antibiótico e anti-infeccioso além de acelerar a recuperação Tonica o organismo e evita o envelhecimento precoce.

· Como Consumir: A geléia real pode ser consumida pura, em jejum, com aplicação sublingual, ou misturada ao mel na proporção 10g por quilo de mel. Quando pura, a geléia real deve ser mantida congelada; quando misturada ao mel, somente em lugar fresco e ao abrigo da luz.

POSOLOGIA:
Doses diárias de ½g sublingual, em jejum.

Dicas: - Todo mel puro passa pelo processo de cristalização que prova sua pureza. Para voltar ao seu estado natural aqueça-o em banho Maria até atingir 45 º C.

- Há méis monoflorais, originados de uma única florada, como o mel da florada do eucalipto, e méis poliflorais, como o mel silvestre, originado das diversas flores encontradas na mata em uma determinada época.

- Qualquer que seja a florada do mel, isto não significa que o mesmo perca seus benefícios ou deixe de ser natural, apenas a abelha é selecionada em flores especificas para obter uma florada com o principio ativo mais concentrado.

Colaboradora: Simone Caldeira






Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas