Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Quinua: herança andina de saúde!

Imagine um alimento vegetal saboroso, boa fonte de proteína, vitaminas e minerais... Não, não estamos falando da soja e sim do quinua. Consumido pela população andina há mais de 500 anos, é considerado pela ONU como o alimento mais completo do planeta!

A quinua desembarcou aqui há pouco tempo. Foi a partir de 2004 que ela começou a ser importada do deserto Uyuni, nos Andes bolivianos. O local fica a 3.800 metros acima do nível do mar e no inverno a temperatura pode atingir 30 graus negativos. A quinua plantada em outros lugares não tem as mesmas características nutricionais desta, cultivada em seu local de origem, onde o solo, o clima, os ventos, a salinidade do ar e a altitude são muito peculiares.

A quinua não pertence à categoria dos cereais nem à das leguminosas, é uma espécie de arroz e feijão num grão só.

A planta brota somente no alto das montanhas andinas da Bolívia, a quase 4 mil metros de altitude. Suas propriedades nutricionais, reconhecidas a partir das décadas de 1950 e 1960, foram atestadas mais tarde pela Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para a alimentação.

A quinua é fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável (ômega 3 e 6), vitamina e minerais, seus aminoácidos são combinados atender às necessidades do organismo (ela tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal). A combinação saudável de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten fazem com que o leque de necessidades especiais (como a doença celíaca) cada vez mais comuns, encontrem alternativas saudáveis e saborosas na natureza!

Destaca-se, ainda, uma das maiores vantagens da quinua: o fato de ser isenta de glúten, sendo excelente opção de consumo para pessoas sensíveis a essa proteína e aos celíacos. Também pode ser consumida por vegetarianos, pois é fonte vegetal de uma complexidade de nutrientes, como os aminoácidos lisina e metionina, encontrados em alimentos de origem animal, como ovos e carnes.


Quem pode consumir

A quinua não apresenta nenhuma contraindicação para consumo.

A composição nutricional da quinua a torna um alimento perfeito para ser consumido por atletas antes e depois de exercícios físicos intensos. Por ter baixo índice glicêmico, os carboidratos da quinua são metabolizados mais lentamente, garantindo uma reserva de energia necessária durante o esforço físico. E, devido à presença dos aminoácidos, ela ajuda a reparar o tecido muscular após o treino.

A quinua também pode ser um ótimo complemento alimentar para a gestante, cujo organismo precisa de 11 gramas extras de proteínas diariamente, de forma a atender às demandas do desenvolvimento do bebê. O ideal é que a mulher mantenha esse consumo extra de proteína durante a amamentação até seis meses após o nascimento do bebê.




Receita básica:

Em uma panela, coloque duas medidas de água para cada medida de quinua. Adicione sal a gosto e leve ao fogo por 10 ou 15 minutos, até que dobre ou triplique o seu volume. Desligue e regue com um fio de azeite. O grão cozido pode ser guardado na geladeira por até três dias. Sirva com o molho ou tempero de sua preferência. Você pode também fazer risotos e saladas, crie sua receita e depois conte pra gente!



Por Nicole Cihlar Valente
Nutricionista








Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas