Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Todo mundo tem uma tia, avó ou madrinha que faz uma compota... Inesquecível, não é? Compotas e conservas no Brasil remetem ao interior, as delícias da fazenda e acolhimento do campo. Mas a história dessas delícias vem de longe, muito longe...

As conservas e compotas são opções muito criativas como petisco ou para acompanhar outras receitas. Além disso, dão um toque especial no sabor tanto de pratos salgados ou doces.

Desde a mais remota antiguidade o homem vem buscando formas de conservar e preservar os alimentos. Como não existiam supermercados, nem sempre era possível conseguir ingredientes frescos e de boa qualidade. Além disso, as safras anuais eram bem definidas e, determinados ingredientes, só se conseguiam na época da colheita.

Com o início da agricultura, o homem precisava descobrir alguma forma de conservar o excedente da produção para ser consumido até a próxima safra e, mesmo acontecia com produtos de origem animal.

Além do cozimento, que ajuda a conservar os alimentos, o gelo foi provavelmente uma das primeiras formas de conservação a ser descoberta. Porém, não havia gelo à disposição e por isso, outras formas de preservação deveriam ser buscadas.

O sal é uma forma antiga de conservação, bem como a conservação em vinagre e em óleo. As frutas não podem ser conservadas em sal e, com a invenção do açúcar, o homem descobriu que compotas e geléias conservavam as frutas por um longo período.

Uma tradição italiana, principalmente proveniente do sul da Itália, são os antipastis, muitos deles, receitas antigas de conservas. A cultura Amish, nos Estados Unidos, é conhecida pela qualidade se suas conservas e por ser um povo que ainda mantém o modo de vida antigo, respeitando a sazonalidade dos ingredientes e se abstendo da utilização de luz elétrica. Eles têm nas conservas a melhor forma de armazenar alimentos.

Hoje em dia, nosso consumo de conservas é muito mais por praticidade e por estarmos habituados a produtos como geléias e picles. Portanto, o conceito do que seria uma conserva mudou e passamos a preparar receitas mais elaboradas e sofisticadas utilizando técnicas ancestrais de conservação.

Dicas para o preparo

Basicamente podemos preparar conservas a partir de quase todas as frutas e legumes. As frutas normalmente em caldas ou transformadas em geléias e os legumes sob a forma de picles, ou ainda conservados em salmoura ou azeite.

O importante no preparo de conservas é a manipulação criteriosa dos alimentos e a aplicação de conceitos rigorosos de higiene. Isso ajuda a eliminar a possibilidade de contaminação por bactérias durante o processo de preparo. Conservas caseiras, preferencialmente devem ser consumidas rapidamente e mantidas em geladeira.

Dentre as conservas mais conhecidas encontramos as geléias, os chutneys, os relishes, picles. Outra forma de conservar alimentos é pelo método de esterilização. Neste, prepara-se a conserva fervendo os ingredientes pelo tempo necessário à esterilização. Normalmente para vidros de 500 ml ferve-se tampados por 30 minutos.

Veja nossas receitas!






Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas