Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Consumido crú ou cozido, os tomates contêm poucas calorias e são boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio. Um tomate crú de tamanho médio contém somente 25 calorias com mais ou menos 20 mg de vitamina C que geralmente está concentrada na substância gelatinosa que reveste as sementes.

Em média, 1/2 xícara de molho de tomate industrializado contém 85 calorias, que podem aumentar com a adição de óleo. Meia xícara de tomate em lata contém aproximadamente 25 calorias. O extrato de tomate é uma fonte concetrada de nutrientes - uma lata possui cerca de 80 calorias. O suco de tomate industrializado, assim como os tomates frescos, é uma boa fonte de vitamina A. Parte da vitamina C se perde no processamento, mas algumas marcas são enriquecidas para aumentar o conteúdo de vitamina C.

Os tomates maduros devem ser armazenados em temperatura ambiente, pois em temperaturas abaixo de 10ºC a pele se desmancha. Os tomates verdes deixados no pé até o final da estação podem ser colhidos e cozidos, congelados ou transformados em picles.

Importante
Os tomates contêm licopeno, um antioxidante que protege contra alguns tipos de câncer (ex: de próstata). Comer tomates regularmente diminui o risco de câncer da próstata nos homens, segundo pesquisadores da Universidade de Harvard. Mas, tanto crus quanto cozidos, podem causar azia e má digestão, e são uma causa comum de alergias.

Tomate azul?

Cientistas espanhóis desenvolveram um novo tomate geneticamente modificado, de cor azul, que tem uma série de proteínas que não podem ser encontradas no tomate comum e poderia ser usado com fins terapêuticos.

A cor incomum do tomate foi desenvolvido pelos cientistas para que fosse possível distingui-lo de um tomate normal. O projeto do novo tomate é de estudiosos do Instituto de Biología Molecular y Celular de Plantas (IBMCP), de Valença, na Espanha.

Terapia "passiva"
A idéia do projeto foi fazer com que os tomates azuis produzissem proteínas diferentes das que têm os tomates convencionais. Essas proteínas foram escolhidas para combater determinadas doenças, a ingestão do tomate funcionaria como uma terapia oral "passiva", protegendo, por exemplo, a mucosa do aparelho digestivo e, assim, evitando diarréias causadas por determinadas doenças.

"Como o tomate é normalmente ingerido cru, não se perdem as propriedades das proteínas que ele contém", diz Granell. "O fato de se comer o tomate também desidratado dá a opção de se controlar a concentração da proteína como se fosse a da dose de um remédio", conta.

Antioxidantes
A cor azul do tomate vem do acúmulo de compostos naturais e antioxidantes que já se encontram no tomate comum ¿ só que em outras partes.

Contudo, os pesquisadores afirmam que os tomates azuis ainda devem passar por muitos estudos antes de serem liberados para consumo público.

Segredos do molho
Os melhores tomates para molho são os pequenos de forma alongada (do tipo italiano), no pico da maturação. Cuidado com os tomates de supermercado, que são colhidos muito antes de estarem maduros! E não deixe de levar em conta o manuseio e o plantio (Por ser muito atacado por pragas, o tomate recebe muito agrotóxico. Tomates orgânicos são uma boa opção.).

O tomate está maduro quando a cor é vermelha profunda, a carne firme e a pele lisa e brilhante, sem rachaduras ou rugas (daí a dificuldade de transporte e comércio desse item).

Como são muito regados antes da colheita para ganhar peso, é importante cozinhar por mais tempo para eliminar o excesso de água. Mas não por muito tempo, para não perder o sabor natural do molho. Confira as duas sugestões de molho de tomate.

Veja também algumas receitas deliciosas com tomate!






Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas