Por dentro dos alimentos
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Conheça aqui tudo sobre seu alimento preferido - elaborado pela Nutricionista Nicole Cihlar Valente - como as propriedades, safra, indicações, contra-indicações e melhores combinações. Veja logo abaixo, você vai adorar

Azeite: história de saúde!

Algumas pessoas me escrevem fazendo diversas perguntas sobre o uso dos óleos vegetais. Vamos começar falando do azeite e nas próximas semanas falaremos sobre o óleo de soja, canola, girassol, algodão e milho.

Através da história, muitos óleos vegetais serviram como fonte de energia concentrada e nutrientes essenciais em tempos difícieis. Antes da refrigeração, preservar os alimentos com óleo era perigoso. Atualmente, mesmo com a abundância dos alimentos saudáveis, os óleos continuam sendo importantes na alimentação. Eles acrescem sabor, aroma e textura apetitosos às refeições e por demorarem mais tempo para serem digeridos que os outros grupos de alimentos, saciam a fome.

Por milhares de anos os povos da região do Mediterrâneo cultivam oliveiras. Das azeitonas é extraído o óleo e, das folhas, são preparados alguns medicamentos e incenso. Farinha, óleo de oliva e vinho são alguns dos mais antigos alimentos preparados pelo homem. Na antiguidade eram utilizados inclusive para acender lamparinas e como lubrificante.

Óleo de oliva é como vinho, um produto vivo e que pode variar em termos de cor, sabor e aroma, dependendo da região onde foi produzido, do processo de extração, do tipo de azeitonas e assim por diante. Várias marcas estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados, mas nem todos os azeites são de boa qualidade. É importante escolher marcas idôneas e preferencialmente conhecidas.

Técnicas de extração e preservação do óleo
Os melhores óleos ou azeites são os extraídos a frio pelo processo em prensas rotatórias de pedra. O suco é colocado para descansar e o óleo nele contido sobe à superfície. Esse é o chamado óleo de oliva extra-virgem, ou seja, obtido na primeira prensagem e sem a adição de nenhum produto químico ou alteração de temperatura. Este óleo pode ser filtrado ou não. Alguns são mais turvos, o que não significa que sejam de qualidade inferior. É o azeite indicado para ser utilizado a frio, ou seja em saladas ou puro para mergulhar pedaços de pão e regar produtos mais fortes tais como presunto tipo Parma. Também é aplicada a técnica de cetrifugação para separar o óleo do suco das azeitonas.

Após a primeira extração é efetuada uma segunda prensagem para liberar mais óleo. Se extrai o óleo de oliva virgem, com sabor e aroma agradável e acidez um pouco maior do que a do extra-virgem, cerca de 1,5 g de ácido para cada 100 g de óleo. Em seguida vem o azeite de oliva virgem, que já não possui o sabor e o aroma dos anteriores. É o azeite multi-uso, podendo ser adicionado a receitas em geral e como base para refogados. É extraído pelo método de aquecimento.

Finalmente vem o óleo extraído com a ajuda de solventes químicos, conseqüentemente o de pior qualidade. É interessante quando utilizado em frituras. Podemos aromatizar o azeite de oliva com diversas ervas e especiarias. Uma das aromatizações mais conhecidas é chamada na Itália de Olio Santo, que é azeite de oliva aromatizado com folhas de louro, pimenta vermelha e alho. Ou dependendo da região com manjericão, alho e pimenta-do-reino.

Azeite aromatizado com alecrim é um ótimo condimento para peixes e carnes. Basta colocar alguns ramos de alecrim em uma garrafa com azeite de deixar repousar por uma semana. O mesmo pode-se fazer com alho e com pimenta dedo-de-moça. Como se pode verificar, poucos produtos possuem as virtudes de um bom azeite de oliva.

Saiba escolher o azeite de oliva
Qual será o melhor azeite de oliva? Italiano, grego, português, espanhol ou argentino? Não existe um melhor do que o outro. Assim como os vinhos, cada um terá características diferentes. O ideal é ir experimentando até encontrar aquele que mais agrade o paladar. A cor também não tem significado especial, pois dependendo do tipo de azeitona pode-se obter diferentes colorações, do amarelo claro ao verde escuro.

O sabor pode variar também. Existem azeites mais frutados, mais secos, mais amadeirados e assim por diante. Para o meu paladar os melhores são os italianos e o que considero excelente é o produzido pela Biondi e Santi, da vinícola que produz um fabuloso vinho Brunello di Montalcino. Pena o preço do azeite, cerca de 50 dólares por um litro.

Para garantir uma boa escolha, verifique a data de validade na embalagem. Se bem acondicionado, o azeite de oliva pode durar até dois anos. Mais do que isso, tende a oxidar, principalmente os embalados em garrafas de vidro, pois o azeite é fotosensível. Não se deixe enganar pela embalagem, muitas vezes uma garrafinha bonitinha disfarça a péssima qualidade do azeite.

Avalie também o custo em relação à quantidade. Algumas vezes compensa comprar uma embalagem maior. Verifique o teor de acidez informado no rótulo e escolha os com acidez inferior a 0,5 que são considerados excelentes.






Veja todos

Abacate (safra de fevereiro a junho, melhores preços entre março e maio)

Berinjela (safra de março a maio, melhores preços em abril)

Páscoa

Queijo e Vinhos

CAQUI: delícia chinesa (safra de março a junho, melhores preços em abril e maio)

Grécia: berço da comida mediterrânea

O que é que o azeite tem?

A herança árabe

Ervas: Aroma, sabor e muita saúde!

Você conhece a sálvia?

Salsão

Alho porró: minerais, fibras e baixas calorias!

Raiz forte: ingrediente de personaIidade!

Não há nada que um bom chá não resolva!

Estão chegando os morangos!!!!

Está aberta a temporada de fondue!!!!

Pinhão: gostoso, versátil e nutritivo!

Sopas quentinhas para noites de inverno

Os segredos de um bom risoto

Surpreenda seu pai: faça você o churrasco!!!

Acompanhamentos para o churrasco do Dia dos Pais

É tempo de alcachofra

Azeite: história de saúde!

Iogurte: alimento saudável e refrescante

Óleos vegetais: aliados do sabor, quando usados com moderação

Vinagre, sabor e personalidade

Tomate: poucas calorias, muitos nutrientes

Tradição passada através dos tempos: conservas e compotas

Símbolos do Natal

Panetone: o gostinho do Natal

Você sabe congelar e descongelar alimentos?

Como usar a geladeira: limpeza e armazenamento de alimentos

Cranberry: usada há séculos pelos índios americanos nas infecções urinárias

Alimento vivo: o vinho

Quinua: herança andina de saúde!

Atenção! Carambola pode matar doente renal crônico

Mel, 100% saudável

GENGIBRE

Por dentro do seu alimento: Dia 29, Nhoque da Sorte!

Alho-poró, mil e uma utilidades em sua cozinha!

RISOTO, bom no verão e no inverno!

Romã: prosperidade e muita saúde

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas