Novidades
Tipos de água

Hoje em dia vemos no mercado vários tipos de água, com sabores variados, paladares diferentes, com gás, sem gás, enfim, veja aqui um tipo - dito como comum - mas que têm suas indicações terapêuticas. Mas lembre-se, o importante é você estar hidratado, seja com sucos, águas com ou sem gás, água de côco ou qualquer outro tipo de água. Evite bebidas com açúcar refinado ou refrigerantes!
Mais do que matar a sede, água mineral é a única que tem ação terapêutica

Por Hélio Carvalho*

Existem vários tipos de água. Potável, encanada, purificada, mineralizada ou mineral todas têm características peculiares. Mas poucas pessoas sabem que quando tomam um copo de água mineral, além de matar a sede, estão ainda contribuindo, e muito, para o bom funcionamento do organismo. Dentre os principais tipos do líquido que tomamos, esta é a única que vai além de simplesmente acabar com a sede.

Costuma-se falar que a água mineral, como a fornecida pela H2O/Crystal Del Rey, tem uma ação medicamentosa. Isso porque ela contém substâncias que a caracterizam como mineral, as quais têm função essencial dentro do metabolismo humano. Uma delas são os bicarbonatos, responsáveis pela organização celular. Sem esta substância, o organismo fica descontrolado e sofre de problemas como diarréia e produção excessiva de suco gástrico.

A água mineral da H2O/Crystal Del Rey tem ainda a vantagem de passar por uma filtragem natural mais eficiente que a de outras distribuidoras, pois o processo é feito por uma rocha pouco porosa (Rocha Sã) e, portanto, mais eficiente. Além disso, sua fonte está localizada em uma área protegida por uma lei ambiental em vigor há mais de três décadas.

Os outros dois tipos de água comuns no consumo diário humano não têm essa função. Tanto a água dita purificada (filtros caseiros) quanto a adicionada de sais (mineralizada) não podem ser apresentadas como detentoras de funções terapêuticas.

A purificada nada mais é do que a água distribuída pela rede pública, a mesma que vai para toda casa, depois de passar por um filtro que normalmente é de carvão ativado. Esse equipamento tem como função apenas retirar o cloro misturado ao líquido no tratamento feito pela rede pública, no caso de São Paulo, a Sabesp.

Esse tipo está sujeito a conter corpos estranhos à composição natural da água. Para isso, basta um acidente como o que aconteceu em 2003, quando um corpo foi achado dentro de uma tubulação que fazia a distribuição para a Grande São Paulo. Não é função principal do filtro eliminar micro ou macro-partículas. Por mais que ele consiga também desempenhar essa função, será sempre parcialmente.

A água mineralizada, por sua vez, é uma água retirada do meio externo que passa por um processo de destilação e, posteriormente, por outro de adição de sais permitidos por lei, como cálcio e magnésio. Apesar do nome e da presença de sais em sua composição, não pode ser considerada mineral, conforme atesta o Procon-SP em informativo divulgado em janeiro de 2003.

São águas potáveis comuns, que, após a eliminação de resíduos de cloro usados na sua purificação, são adicionadas de sais minerais de uso permitido. Seu rótulo deve incluir a expressão ÁGUA ADICIONADA DE SAIS em caracteres visíveis que a diferencie claramente da água mineral. É proibida a denominação água mineral e derivações como água mineralizada ou ainda qualquer indicação relacionada a propriedades terapêuticas. Elas podem conter gás, como dióxido de carbono de padrão alimentício (o mesmo empregado nos refrigerantes).

Por Hélio Carvalho*

* Hélio Carvalho é técnico químico e Gerente de Controle de Qualidade da Envasadora da água mineral H2O Crystal




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas