Novidades
Dispositivo israelense permite a cegos transformarem som em visão

Pesquisadores israelenses estão desenvolvendo um dispositivo que permite a deficientes visuais transformarem o “som da paisagem” em visão. O estudo, liderado pelo dr. Amir Amedi, da Universidade Hebraica de Jerusalém, consiste na utilização do conceito do som que invade o córtex visual do paciente. O conceito foi descoberto há 20 anos pelo pesquisador holandês Peter Meijer, que criou um algoritmo para traduzir a posição e a aparência de um objeto em diferentes sons.

O sistema funciona com pessoas que perderam a visão por causa de um acidente ou lesão e, também, com aqueles que tem cegueira de forma congênita, ou seja, desde o nascimento. Após um breve treinamento, os usuários aprendem a interpretar a “paisagem sonora” de objetos, pessoas e cenários, podendo localizar facilmente onde cada coisa está, ver seu formato e posição, e até mesmo ler as palavras escritas em um livro.



De acordo com o dr. Amedi, a visão trabalha com duas vias paralelas: a primeira é a responsável pela identificação do objeto, mostrando sua cor e formato; a segunda indica a localização, coordenando os dados visuais com a função motora da pessoa.
Analisando o funcionamento de um dispositivo criado por Peter Meijer, no qual o pesquisador aplicou o algoritmo que traduz a posição e a aparência em som, o dr. Amedi descobriu que as duas vias continuam funcionando mesmo quando a pessoa não tem a visão normal. O que prova isso é a ativação dessas características do cérebro quando os cegos estão lendo um texto em Braile.

A partir dessas conclusões, a equipe de pesquisadores desenvolveu um sistema complementar que estimula as funções visuais por meio do som captado.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas