Novidades
Para que Medicação?

Lançado pela editora Campus/Elsevier e escrito por Leonardo Mascaro, o livro Para que medicação? apresenta ao público leigo, o universo do treinamento neurológico por neurofeedback, que torna realidade a possibilidade de resolução para uma ampla gama de problemas neurológicos e psiquiátricos sem o uso de medicação.


O neurofeedback, nada mais é que o treinamento dos neurônios de áreas e estruturas do cérebro pelo fornecimento de feedback. Com sólida fundamentação científica e completando 50 anos de existência nos EUA, o treinamento neurológico por neurofeedback constitui-se hoje em ferramenta de alta tecnologia e de reconhecida validade e aplicação para o tratamento não medicamentoso de depressão, ansiedade e pânico, déficit de atenção, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), dislexia, autismo, insônia, stress pós-traumático, fadiga crônica e fibromialgia, bem como quadros de traumatismo crânioencefálico e de isquemia ou derrame. Tanto é assim que está sendo adotado pelo exército americano, como parte de um programa-padrão de reabilitação de soldados com sequelas neurológicas oriundas da ação no campo de combate.


A análise da atividade eletroencefalográfica (EEG) permite a identificação de padrões neurológicos anômalos, bem como de áreas e estruturas cerebrais disfuncionais, que caracterizam cada uma das patologias, neurológicas e psicológicas, citadas (depressão, ansiedade e pânico, déficit de atenção, etc). A obtenção destas informações viabiliza não só a realização de diagnósticos objetivos e consistentes, garantindo ao paciente a segurança e a certeza na definição de sua condição, mas principalmente a elaboração de protocolos específicos de treinamento neurológico, que levam ao tratamento não medicamentoso de cada um destes comprometimentos, cujos resultados são ilustrados por mapas comparativos da atividade cerebral, de antes e depois do tratamento por neurofeeedback.


Com o treinamento neurológico por neurofeedback , portanto, os neurônios aprendem a funcionar de outra forma, e uma vez que o fazem, deixam para trás o antigo padrão de atividade, responsável pelo comprometimento até então existente, perpetuando a nova aprendizagem dali em diante, sem a necessidade de novos treinamentos ou manutenções futuras.


“O treinamento neurológico tem diferentes finalidades: desde buscar otimizar a atividade cerebral rumo a estados de alta performance até corrigir a atividade neurológica de uma determinada região ou estrutura do cérebro que apresente alguma disfunção, seja por lesão, como nos casos de quadros isquêmicos, trauma, como no caso de acidentados que sofreram traumatismo cranioencefálico, fatores genéticos em que se enquadram depressão e déficit de atenção, ou mesmo socioambientais como nos casos de stress pós-traumático” explica Leonardo.



EDITORA: CAMPUS/ELSEVIER

Categoria: Educação & Referência

Formato: 16x23 cm

Páginas: 160

Preço: R$ 45,00

Leonardo Mascaro é Psicólogo com mais de 15 anos de prática clínica, Mestre em Neurociências (MNeurosci) pelo Núcleo de Neurociências e Comportamento (NeC) – USP/SP e primeiro brasileiro certificado (BCN - Board Certified on Neurofeedback) pela BCIA (Associação Internacional de Certificação em Biofeedback), é o único sul-americano a ter recebido formação em neurofeedback junto à Dra. Margaret Ayers, fundadora da primeira clínica de neurofeedback dos Estados Unidos e pioneira mundial no uso de filtros digitais (Sistema Neuropathways - All Digital Real Time EEG Neurofeedback System) para identificação e tratamento de padrões neurológicos patológicos e treinamento do cérebro. Foi também o primeiro sul-americano a receber treinamento no Sistema LENS de neurofeedback e em Meditação por Biofeedback junto a Anna Wise, maior autoridade mundial na área.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas