Novidades
Cuide dos seus ossos!

O osso é um tecido vivo que se renova permanentemente durante a vida toda. Com o passar do tempo, todos os ossos do nosso organismo são totalmente renovados (com relação ao que eram há 20 anos). Essa renovação deve-se às células ósseas responsáveis pela atividade de formação e de reabsorção do tecido ósseo.

Enquanto as primeiras produzem matriz nova, as segundas absorvem a matriz existente. Durante as primeiras décadas de vida, predomina a atividade de formação óssea; nas derradeiras, a atividade de reabsorção óssea, de tal forma que a massa óssea começa a declinar vagarosamente a partir dos cinqüenta anos de idade, para a maioria das pessoas.

Esse declínio não leva a maiores conseqüências para aqueles que armazenaram osso em quantidade adequada. Entretanto, os que fizeram pouca atividade física nas primeiras décadas da vida e, principalmente, ingeriram cálcio em quantidade insuficiente, têm o risco de desenvolvimento da osteoporose aumentado.

O cálcio é fundamental para o crescimento dos ossos e dentes, conferindo a propriedade de sustentação que esses tecidos possuem. Todos os dias o nosso organismo recebe cálcio dos alimentos ingeridos e perde cálcio na urina, de tal forma que a diferença entre o que entra e o que sai é conhecido como balanço de cálcio.

Se essa diferença é negativa, o organismo retira cálcio dos ossos, para manter o nível de cálcio circulante no sangue e assim possibilitar a sua oferta para as outras necessidades do nosso metabolismo, como a coagulação do sangue, a contração muscular, o batimento cardíaco, a transmissão nervosa e o controle da pressão arterial.

Uma das conseqüências inevitáveis no envelhecimento é a perda gradual da massa do osso, que se torna mais frágil e, às vezes, diminui de tamanho, justificando a perda de altura que algumas pessoas apresentam quando se tornam idosas.

A osteoporose é uma condição onde a perda de massa óssea favorece o aparecimento de fraturas por queda simples, ou mesmo no movimento que requer mais esforço.

Tanto os homens como as mulheres perdem massa óssea com a idade, porém, nas mulheres o processo se acelera intensamente por ocasião da menopausa. Infelizmente, a primeira indicação da sua presença pode ser a fratura do fêmur ou da coluna.

A diminuição da massa óssea, mesmo em níveis que podem ser caracterizados como de osteoporose, nem sempre acarreta problemas ou as limitações que costumam caracterizar as doenças.

A osteoporose quase nunca dói. Quando presente, a dor se deve à fratura já estabelecida ou, então, a outra patologia associada, como a síndrome dolorosa miofascial ou a osteoartrose, comuns na faixa etária da osteoporose.

Novos produtos: iogurtes com cálcio

Iogurte Densia – Danone


Totalcálcio - Nestlé




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas