Novidades
A saúde brasileira pode dar certo

Com prefácio do ex-ministro Celso Lafer e contracapa do dr. Adib Jatene, o aguardado lançamento de autoria do dr. Claudio Lottenberg apresenta caminhos para um atendimento de qualidade, sustentável e acessível a toda a população.

A Saúde Brasileira Pode Dar Certo, de autoria do dr. Claudio Lottenberg, se beneficia da larga experiência do especialista em todas as esferas da saúde nacional, tanto no setor público como no privado. Cumprindo segundo mandato como presidente do mais avançado hospital privado da América Latina, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Claudio Lottenberg foi secretário municipal da saúde em São Paulo na recente gestão de José Serra e exerceu cargos em Conselhos Nacionais, é uma das poucas unanimidades brasileiras no setor.

Em seu livro, uma verdadeira aula sobre a saúde do país, o autor atravessa a história fazendo um passeio pelo surgimento da saúde suplementar, com uma retrospectiva histórica que inicia em 1789, época em que havia apenas quatro médicos no Rio de Janeiro. Depois de apontar seus erros e acertos, vira a página e entre na rede pública. Passa pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando os principais problemas vividos atualmente por médicos e pacientes no Brasil. Incluí-se aí as deficiências da formação médica, a grande evolução da tecnologia, o envelhecimento da população, finalizando com possíveis caminhos para o futuro e sua visão do que seria um modelo eficiente.

As propostas têm sempre o objetivo de oferecer à saúde uma visão mais eqüitativa, adianta o autor. É possível construir um sistema de qualidade e acessível, porém, é necessária autocrítica e, especialmente, trabalhar para transformar.

Um capítulo especial de A Saúde Brasileira Pode Dar Certo é dedicado à área específica de atuação de Cláudio Lottenberg, a oftalmologia. Para o especialista, a diferenciação e a adesão aos novos recursos são um dilema cada vez mais constante por causa da rápida evolução. Há uma década, as pessoas procuravam um médico oftalmologista para trocar seus óculos. Hoje o procuram para se livrar de óculos.

Ele pondera que esta mudança no papel do oftalmologista acontece na medida em que cresce a longevidade. A inserção de recursos cirúrgicos em doenças retinianas e o conceito de qualidade de vida versus catarata são alguns dos bons exemplos dessa nova perspectiva. A partir da mutação de conceitos, o paciente tem maior capacidade crítica de avaliar, com os elementos oferecidos pelo médico, como e por que escolher um ou outro procedimento, lentes e insumos.

PODE DAR CERTO

O passeio pela saúde brasileira proposto pelo livro começa com a definição de saúde como sendo um dos pilares sobre o qual se apóia o bem-estar e a segurança de uma população. De acordo com o dr. Lottenberg, investir em saúde, propiciando condições dignas de vida às pessoas é medida essencial.

A saúde certamente será um dos maiores desafios que o Brasil e o mundo terão de equacionar no futuro próximo. Constatar o que temos hoje para encontrar formas de lidar com esse dilema amanhã se faz extremamente necessário diante do cenário que se avizinha.

Para ele, a peça chave deste complexo quebra-cabeça é descobrir como custear a saúde e torná-la mais acessível dentro daquela proposta da eqüidade. Na obra, um ponto que é abordado diversas vezes é a necessidade de fazer prevalecer uma visão processual na saúde, promovendo maior integração entre os processos, que são atualmente excessivamente fragmentados.

CAMINHOS E SOLUÇÕES

Embora haja unanimidade em afirmar que a saúde no Brasil precisa de mudanças urgentes nem só de tristes constatações é composto o livro A Saúde Brasileira Pode Dar Certo. Entre as boas notícias, o dr. Lottenberg cita com otimismo movimentos que surgem em alguns setores. O maior benefício em uma empresa é o de saúde, que vem crescentemente influenciando resultados de diversas compa­nhias. Em alguns casos, representam 10% da folha de pagamento.

Segundo o médico, este comportamento tem mudado o papel do médico do trabalho que, muito além de cumprir uma exigência legal, hoje exerce função gerenciadora nas companhias. Todo um lado humano passa a ser valorizado mesmo que tenha nascido por inte­resses de caráter econômico. E o profissional que está lá pode levantar o perfil das incidências, como os males de coluna, lesões por vícios de repetição e assim por diante. Isso é bom porque melhora a qualidade e barateia o custo da saúde, permitindo que esses recursos sejam mais bem alocados.

CUSTOS E BENEFÍCIOS

Um dos pontos principais do livro é ressaltar a importância da conscientização da sociedade sobre aspectos custos e qualidade. Pagamento por performance; não à cultura do desperdício e desmistificação da participação da iniciativa privada no sistema público são alguns dos tópicos abordados. O que não se pode perder de vista é que existe desperdício enorme com coisas que não agregam valor nenhum para o paciente. Procedimentos administrativos são responsáveis por 22% dos gastos em saúde, aponta. É muita coisa, dá para repensar tranquilamente questões como essa.

Sumário
1 Gestão em Saúde

2 Por Dentro da Medicina Privada e da Ação Pública

3 Um Pouco de História

4 Bases da Saúde Pública

5 A Prática Hoje

6 Qualidade, o Caminho Necessário

7 A Oftalmologia e a Qualidade

8 O Financiamento dos Serviços

9 O Atendimento Privado

10 A Administração da Saúde

11 O Novo Profissional e a Formação Médica

12 Tecnologia: em Que e Como Investir

13 O Desafio das Doenças Crônicas

14 O Hospital e as Estratégias para o Futuro

15 Um Modelo Eficiente

Veja mais sobre assuntos abordados pelo Dr. Claudio Lottenberg, na coluna de Oftalmologia e Saúde




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas