Novidades
Exame traça perfil genético de crianças

Atualmente, os testes genéticos que isolam e analisam mutações de DNA a partir de uma pequena amostra biológica fazem cada vez mais parte do arsenal de análises clínicas que permitem rastrear ou comprovar determinadas doenças.

“Quando validados pela comunidade científica, os testes genéticos permitem identificar de maneira precoce, confirmar a suspeita clínica ou descartar o diagnóstico de diversas doenças, com possibilidade de prevenir ou mudar o seu curso através de uma intervenção terapêutica mais individualizada”, informa Claudia Moreira, gerente científica da EoCyte Pharma Care.

Algumas dessas doenças estão ligadas à nutrição, como por exemplo, sobrepeso e obesidade, doença celíaca ou intolerância à lactose, e os testes genéticos concentrados na área nutrigenômica, partem do princípio de que podem existir relações entre alguns genes específicos do nosso corpo e o que comemos, e que assim se relacionam no desenvolvimento de certas doenças.

“Doenças que se relacionam com a nutrição são frequentes e complexas de se tratar. Isso ocorre devido ao fato de não serem ligadas a um fator específico, vírus e bactérias, mas sim ao próprio estilo de vida do paciente, como por exemplo, o que ele come. Os testes genéticos são de grande ajuda porque podem ser usados para prever e gerenciar doenças com foco e precisão, qualquer seja a idade ou a dieta do paciente”, afirma o pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein e do Instituto Saúde Plena, Dr. Jorge Huberman.

Na detecção da Intolerância à Lactose, o exame demonstra eficácia em 93% dos casos, sendo um método menos invasivo e que não causa desconforto ao paciente.

“Um exame que traça o perfil genético da criança colabora em praticamente 100% nos cuidados que devem ser tomados quando o paciente descobre ser portador da doença celíaca, que normalmente demoraria 10 anos para ser diagnosticada devido a intolerância ao glúten. Além disso, se a criança já tem predisposição à obesidade, podemos controlar a dieta do paciente desde pequeno, evitando que os sintomas apareçam”, conclui Dr Huberman.

Os testes foram desenvolvidos para serem fáceis de usar e pouco invasivos, uma vez que utilizam apenas amostras de saliva ou gotas de sangue capilar. O resultado é obtido em um prazo de 20 dias após o envio da amostra biológica.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas