Novidades
Desvendo os mistérios da drenagem linfática

Sem deixar dúvidas sobre a Drenagem Linfática, especialista Orlando Sanches alerta a importância da técnica em livro “Drenagem Linfática Manual - teoria e prática”, publicação da Editora Senac São Paulo será lançado na Livraria Saraiva Mega Store Higienópolis, em 7 de dezembro.

Apesar de a drenagem linfática ser relativamente popular, poucas pessoas entendem o que realmente consiste a técnica, seus benefícios e a importância do procedimento para a saúde, em especial no pós operatório.

O esteticista e cosmetólogo, especialista em Pré e Pós-operatório, Consultor do SENAC, Orlando Sanches, explica que o Sistema Linfático é responsável pelo recolhimento de proteínas extracelulares (líquido intersticial ou intracelular), reencaminhando-as para o sistema sanguíneo. Este sistema depende de todos os movimentos corporais para funcionar, como por exemplo, a respiração, a contração e o relaxamento dos músculos. “Quando falamos em Drenagem Linfática Manual, dizemos de uma técnica que consiste em diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves. Utilizando-se das mãos do terapeuta, imita os movimentos naturais do nosso corpo, fazendo com que o Sistema Linfático tenha maior agilidade em seu funcionamento, facilitando o escoamento dos líquidos excedentes entre as células”, afirma Orlando.

É dessa forma que a Drenagem Linfática Manual também estimula os processos imunitários, favorecendo a regeneração dos tecidos. Ela exerce efeitos sobre o sistema nervoso de forma tranquilizante, relaxante e analgésica. No pré e pós-operatório de cirurgia plástica, os cirurgiões constatam que se houver algumas sessões de drenagem linfática antes da cirurgia, o reparo da pele se torna mais rápido e as cicatrizes tornam-se mais estéticas, menos visíveis. “É igualmente indicada para os edemas pós-traumáticos como os que surgem em contusões, assim como é eficiente nos edemas que provocam dores de cabeça ou dores na coluna vertebral”, conclui o esteticista.

O especialista reconhece que a disseminação da Drenagem Linfática, nos últimos anos, trouxe inúmeros benefícios tanto no campo médico quanto no estético, mas afirma que é exatamente essa propagação que exige cuidados especiais seja por parte do profissional, seja por parte do usuário.

Por trabalhar, estudar e ensinar essa técnica há tanto tempo, Orlando Sanches acumulou conhecimento e escreveu o livro: “Drenagem Linfática Manual - teoria e prática”, da Editora Senac São Paulo, que será lançado no dia 07 de dezembro, na Livraria Saraiva Mega Store Higienópolis, das 19h30 às 22h. Orlando estará recepcionando os convidados, para brindar essa conquista com uma sessão de autógrafos. “Creio que o lançamento deste livro será a minha primeira forma de poder colaborar de modo forte e prudente com o crescimento dos profissionais de saúde, que cuidam da manutenção do bem-estar da população”, afirma o esteticista.

A obra trata-se de um Manual Prático sobre Drenagem Linfática Manual, com conteúdo extremamente abrangente e de cunho científico, onde profissionais desde médicos de diversas especialidades, massoterapeutas, fisioterapeutas, esteticistas chegando até ao paciente com edema, poderão se beneficiar do conhecimento técnico que o livro oferece.

Organizado de modo a facilitar a leitura e o aprendizado, o livro traz informações sobre a história da Drenagem Linfática, os rumos que ela tomou ao longo dos seus mais de 80 anos de existência, o que é mito e o que é verdade, a forma como os centros especialistas mundo afora tem encarado o desenvolvimento dessa metodologia. Além disso, a obra propõe a retomada e a valorização do uso da técnica, através da justificativa científica a qual se ampara atualmente. “O livro é um verdadeiro “manual” de drenagem linfática, um livro de cabeceira para quem quer realmente se inteirar sobre a técnica. Porém, a obra não abrange apenas um conteúdo técnico, ela traz um manual para o paciente que tem edemas, traz guias terapêuticos, para que mesmo um leigo possa aproveitar dessas informações”.

Sobre o autor: Orlando Sanches é esteticista e cosmetólogo. Colunista do Sentir Bem em Estética e Beleza. Veja aqui!

Serviço:
Lançamento do Livro: "Drenagem Linfática Manual - teoria e prática”, da Editora Senac São Paulo, de autoria do esteticista e cosmetólogo, Orlando Sanches
Data: 07 de dezembro
Horário: Das 19h30 às 22h
Local: Livraria Saraiva Mega Store Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618 - Loja 315 - Piso Higienópolis
Tel.: (11) 3662-3060




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas