Novidades
Relaxe mantendo a forma

Ginástica melhora capacidade respiratória além de trazer benefícios e consciência para o corpo

A ginástica holística é a arte de movimentar o corpo considerando a totalidade da pessoa – a palavra grega holos significa integral. Trata-se de um trabalho corporal que valoriza o movimento, a harmonia e a inteligência do corpo. Através de movimentos lentos que envolvem alongamento, força e equilíbrio associados à respiração, propõe a reeducação postural. "Ela trata as dores, melhora a postura e a capacidade respiratória, facilita os gestos cotidianos por meio de movimentos que utilizam a coluna e as articulações e aumenta a consciência corporal", afirma Mônica Bassan, terapeuta e educadora corporal que ministrará aulas experimentais gratuitas nos dias 5 e 9 de agosto, sábado e quarta, no Canto do Corpo, Barra da Tijuca.

Sem apresentar um modelo a ser seguido, cada pessoa encontra suas possibilidades, limites e capacidade de execução, tornando o trabalho seguro e personalizado. Os movimentos agem na musculatura profunda e priorizam a qualidade e não o número de repetições. A terapeuta ministra esta modalidade há cinco anos para jovens, adultos, gestantes e idosos. "As aulas que utilizam movimentos globais atingem os objetivos específicos de cada aluno, e mesmo em grupo o trabalho é personalizado", explica Mônica.

Aqueles que sofrem de artrose, lombalgia e tendinites, também se beneficiam da ginástica holística porque ela previne e trata dores articulares e musculares, além de favorecer o funcionamento de órgãos e vísceras e ampliar a capacidade articular. "Esta ginástica também conscientiza o aluno quanto à sua respiração, propondo outras formas e possibilidades", afirma a terapeuta do Canto do Corpo. A técnica ainda ajuda a controlar a ansiedade, através da centralização no início das aulas que envolvem relaxamento ativo e movimentos que diminuem a freqüência cerebral.

A terapeuta Mônica Bassan afirma que alguns exercícios podem ser realizados em casa. "O método sugere posições que fazem parte do dia-a-dia do praticante, que é estimulado a mudar delicadamente seus hábitos posturais e evitar esforços desnecessários, muitas vezes causadores de dores ou lesões, além de usar movimentos cotidianos para fortalecer os músculos", lembra. Nas aulas, que têm duração de uma hora, são utilizados materiais que auxiliam nas automassagens, como bolas, rolos, sacos de sementes e outros.

Efeitos estéticos satisfatórios também são conquistados com a ginástica holística. Os músculos flexíveis e tonificados modelam o corpo, deixando-o equilibrado, harmonioso e forte. O tempo para observar o resultado depende de cada pessoa. "Alguns praticantes levam meses, enquanto outros já começam a sentir mudanças a partir da terceira aula", avalia Mônica Bassan. A técnica foi desenvolvida pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried na Europa, no início do século XX, e está presente no Brasil desde a década de 80.

Serviço:

Atividade: Ginástica Holística
Aulas experimentais gratuitas: 05/08 (sábado) às 10h e 09/08 (quarta) às 9h30.
Local: Canto do Corpo – Av. Sernambetiba 3460 - sala 301 - Barra da Tijuca

Inscrições antecipadas: (21) 2496-5559
contato@cantodocorpo.com.br
www.cantodocorpo.com.br




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas