Novidades
Saúde: Higienização auxilia o combate à gripe A

Vem sendo divulgado pela mídia que, em razão da gripe denominada Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína e que tem causado grande preocupação à população brasileira, que os bebedouros, principalmente de escolas e hospitais, sejam substituídos por galões de água, já que o contágio do vírus da referida gripe normalmente se dá por contato.

No entanto, é fato que a grande maioria das instituições, públicas ou privadas, não está preparada economicamente para realizar tal operação neste momento. Outro fato levado em consideração é que, mesmo os galões de água podem causar a transmissão, não só do Influenza A, como também de outras enfermidades, quando não forem bem higienizados.

Diante disso, especialistas e parte da indústria de bebedouros afirmam que a melhor solução para o caso é manter uma boa higienização dos bebedouros, sejam de pressão ou galão. O supervisor de assistência técnica da IBBL, indústria que produz purificadores de água e bebedouros de galão e de pressão, Walther Gomes, avisa que seguindo algumas sugestões simples e fáceis de realizar, as chances de contágio por meio dos bebedouros diminui drasticamente.

São elas:

1. Verificar se no local há horário de pico. Caso haja, deve-se realizar a limpeza e higienização antes e depois do horário de pico. Caso o período de pico seja maior que 30 minutos, a cada intervalo igual fazer a limpeza;

2. A limpeza deve ser feita no lado externo do bebedouro utilizando um pano úmido para retirar as sujeiras, e posteriormente, passar álcool 70% gel com papel toalha branco descartável;

3. Priorizar a limpeza nos pontos em que exista o contato das mãos e boca:

- Bebedouros de pressão: acionadores, torneiras, locais de apoio e bicos;

- Bebedouros de garrafão: torneiras, suporte de copos e locais de apoio. Evitar o uso de copos não descartáveis;

- Bebedouros residenciais: o usuário deve lavar as mãos e utilizar somente copos limpos, evitando o uso destes por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Para Gomes, é importante que esses procedimentos sejam realizados principalmente em bebedouros instalados em locais com grande concentração de pessoas, como colégios, hospitais e órgãos públicos, por exemplo.

Com as medidas acima, as chances de contágio diminuem muito e auxiliam no combate à gripe influenza tipo A.

“O importante não é barrar o uso de bebedouros de pressão, mas evitar o uso da torneira jato (que não utiliza copos), estimulando o uso da torneira para copos, que existe na maioria dos bebedouros de pressão”, destaca Gomes.

Outros modelos da IBBL, como o BDF, que atende as normas de acessibilidade, dispõem de torneira jato com protetor e inclinação adequada que forma um arco de água que evita o contato entre usuários, diminuindo as chances de contágio.

Orientações Gerais para evitar a Gripe A

O comportamento do Influenza A (H1N1) é bastante parecido com os demais vírus causadores de gripes e resfriados. Apesar da maior atenção dispensada pelos meios de comunicação.

Para evitar a nova ou a velha gripe as recomendações são as mesmas:

• Lave as mãos e o rosto com maior freqüência;
• Evite os beijos ao cumprimentar pessoas;
• Evite ambientes com grande aglomeração de pessoas, como cinemas, teatros e estádios;
• O uso de máscara só é indicado para quem já está doente, para evitar a transmissão a outras pessoas por meio de espirros.

O mais importante é procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas de qualquer gripe, que são os seguintes:

• Febre alta de início súbito, igual ou superior a 39°C ;
• Tosse prolongada;
• Dores musculares;
• Prostração generalizada;
• Dor de garganta;
• Dor de cabeça.

Também é importante ressaltar que qualquer vírus de gripe, inclusive o Influenza A (H1N1), atinge as pessoas de forma muito desigual. De acordo com a imunidade de cada um, há pessoas que:

• Não apresentam sintomas nem desenvolvem a doença, apesar do contato com pessoas doentes;
• Desenvolvem um quadro leve e se recuperam rapidamente;
• Ficam mais debilitados, mas em dois ou três dias se recuperam;
• Apenas uma pequena parcela necessita de internação hospitalar para cuidar das complicações.

Ainda não há vacina contra a Nova Gripe, mas segundo a área de saúde as pessoas que tomaram a vacina contra a gripe convencional em geral ganharam um pouco mais de proteção contra as possíveis complicações da Nova Gripe.

Gripe ou Resfriado?

Muitas pessoas confundem os sintomas de gripe e do resfriado. Veja as diferenças no quadro abaixo:



Serviço:
www.ibbl.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrino e saúde com Dr. Mauricio Kurc




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas