Novidades
Como escapar dos momentos de ansiedade?

De maneira sintética, a ansiedade pode ser definida como um estado emocional que ocorre na eminência de uma situação de perigo. A ansiedade é, portanto o nome dado a resposta emocional ocorrida diante de uma situação de emergência em que a pessoa precisa reagir rapidamente e com muita eficiência. Deste modo, compreendemos que a ansiedade pode trazer benefícios, pois faz parte de um conjunto de respostas do organismo que o habilita para ações e reações comportamentais e motoras diante de perigo ou ameaça, livrando-nos então de situação tão negativa. Entretanto, o problema estará no momento em que esta emoção é percebida sem motivos aparentes ou reais ou quando a ansiedade ocorre de maneira desproporcional ao estímulo que a originou

A ansiedade é uma situação cada vez mais presente na vida moderna caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia, intranquilidade, desassossego e medo, que provoca vários sintomas como um mal estar, uma tensão constante, insônia, ausência de apetite ou excesso.

Segundo Marcia Dolores Rezende, psicóloga especialista em Programação Neurolinguística (PNL) e sócia diretora do Instituto Saber, a ansiedade para a PNL é um estado interno. “Considerando que o organismo quando entra nesse processo, recebe um estimulo através de um pensamento e começa a produzir proteínas que influenciam o cérebro e, conseqüentemente, o corpo de forma desgastante como palpitações, sudorese, boca seca, agitação e uma série de sintomas que denotam um estado limitante para inúmeras atuações. Essa situação gera enorme desconforto e pode muitas vezes produzir subprodutos como medos, inseguranças, falta de confiança e distorção da própria imagem e auto-estima”, explica.

Segundo Nilson Redis Caldeira, coach pessoal e de carreira, “normalmente a ansiedade vem com preocupações em relação ao futuro. As origens destas preocupações podem ser das mais variadas, desde traumas pessoais até baixa auto-estima. Entretanto”, ressalta Nilson, “pesquisas recentes comprovaram que processo de coaching de vida pode contribuir para uma melhora destes processos. Nas pesquisas entre participantes de um processo de coaching de vida identificou-se redução dos níveis de depressão, estresse e ansiedade. Os participantes ainda relataram uma melhora na qualidade de vida, aumento dos insights e redução dos níveis de compulsão por idéias paralisantes.”

“Estes resultados se devem”, conclui Nilson Redis Caldeira “a metodologia do processo de coaching. Como o coaching é voltado para o futuro ele trabalha normalmente de forma indireta as origens da ansiedade. Por isso a metodologia melhora o foco do cliente, alinha seus valores, torna-o consciente das suas escolhas e principalmente estimula a ações.” O resultado destas ações pode refletir no melhor controle da ansiedade.

Para a especialista é importante ressaltar que todo comportamento ansioso foi aprendido no passado, afinal ninguém nasce com uma saga que determine um trágico futuro de crises de ansiedade. “Reconhecendo isso, a PNL oferta estratégias para modificar o episodio que originou a programação, considerando o cérebro atemporal. Quando se dá a mudança é como se fosse possível voltar até a memória do passado e modificá-la com novas possibilidades, e rapidamente há uma resposta”, enfatiza.

Uma pessoa que tem um comportamento de ansiedade permanente desgasta seu organismo e sua vida com facilidade. “Não consegue relaxar mesmo quando sai de férias, por isso muitas pessoas vêem a PNL como mágica pela pontualidade que atua e pela agilidade em comparação a métodos tradicionais”, argumenta a diretora.

Márcia dá dicas de como escapar dos momentos de ansiedade. “Crie objetivos e trace metas para alcançá-los, estabeleça cinco minutos diários para você arrumar a agenda e avaliar o seu dia, se está sendo produtivo, se há qualidade de vida nele, saiba se expressar e dizer não quando necessário e crie um momento seu dentro das suas atividades, aquele momento que você possa rir, brincar e relaxar” aconselha.

Uma pessoa que tem um comportamento indesejável e desconhece o mecanismo para se transformar, com a PNL será altamente beneficiada. “Mudar determinadas atitudes para ter uma vida plena é direito de todo ser humano, viver para ser o que se deseja é uma meta alcançável para todos, inclusive para você. Agora a mudança ocorre quando se tem “como” especifico e que gerou um novo aprendizado neural. Essa é a missão da PNL, exercitar seu cérebro para que ele atue a seu favor”, finaliza a profissional.



Serviço:

- A psicóloga Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Tels. São Paulo (11)3284.4446, Brasília (61)3037-9966


- Nilson Redis Caldeira é Coach, com Certificação Internacional pela ICI – International Coaching Community e Master em PNL. É também especialista no desenvolvimento de inovação e criatividade aplicados no planejamento estratégico e na criação de novos modelos de negócios.

nilsonredis@hotmail.com



Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas