Novidades
Dia dos namorados, sozinho (a) ou acompanhado (a)?

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS NAMORADOS PODE SER ÉPOCA IDEAL PARA AVALIAR O RELACIONAMENTO E DECIDIR SE É MELHOR PASSAR A DATA ACOMPANHADO OU SOZINHO

Todos os anos as histórias se repetem, seja com um amigo, um vizinho e até com pessoas que vivem do outro lado do mundo. O Dia dos Namorados se tornou uma data comercial e cheia de cobranças. Quem está acompanhado sofre pela pressão da compra de um “bom” presente. E quem está sozinho sofre a ansiedade de encontrar a suposta alma gêmea.

Mas de acordo com o psicólogo Alexandre Bez, especializado em relacionamento pela Universidade de Miami, na Flórida e ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia – UCLA, no Dia dos Namorados, ao invés de apenas trocar presentes, o casal pode aproveitar a ocasião para fazer uma avaliação de como anda o relacionamento. Discutir aspectos que podem ser melhorados na relação ou até avaliar se está na hora de dar um basta na relação. “O casal deve refletir se ainda há identificação entre ambos, ou se a paixão dos primeiros encontros foi sugada pela difícil rotina no dia-a-dia. Ambos podem avaliar se há cumplicidade na relação através do que a psicologia chama de fases do desenvolvimento conjugal”, explica ele.

Desenvolvimento conjugal

Para que o namoro tenha sucesso, ou seja, que termine em casamento, Bez aponta alguns itens primordiais para o sucesso na relação, como a identificação. O casal deve ser compatível nas ideias, possuir gostos parecidos, como a prática de esportes, ou apreciar o mesmo gênero musical. Sem essas semelhanças, é praticamente impossível que o relacionamento vingue após a fase da paixão.

A idealização também é fundamental, ou seja, o casal precisa compartilhar dos mesmos sonhos e caminharem juntos para a sua realização. Um bom exemplo é a tão sonhada casa própria. Nesse caso, ambos se privam de certas regalias para economizar e em seguida comprar o imóvel.

A confiança transmite estabilidade emocional para o relacionamento e uma vez quebrada pode causar danos irreversíveis para o relacionamento. “O ato da traição, praticado tanto pelo homem quanto pela mulher na fase do namoro, pode trazer pesadelos para o casal se não forem bem resolvidos antes de partir para o casamento”, explica o especialista.

Se a condição econômica não for em trabalhada pode ser motivo de brigas. Hoje é bastante comum, mulheres bem sucedidas na profissão possuírem renda maior que seus companheiros, o que pode ser fator de divergência entre eles

Apesar dos muitos clichês quando o assunto é sexo, para Bez, ele precisa ser vivenciado em sua plenitude, o que pode agregar qualidade a uma relação. A identificação sexual é fundamental para o relacionamento saudável.

Dicas do psicólogo para melhorar o relacionamento entre os casais:

· Abusar da criatividade no namoro afasta a rotina. Um jantar surpresa no meio da semana ou uma viagem inesperada pode trazer momentos de intimidade para o casal;

· Apimentar as relações sexuais com acessórios divertidos ou roupas sensuais permite que o casal descubra suas preferências entre quatro paredes. Um jantar com comidinhas afrodisíacas no Dia dos Namorados pode ser uma boa surpresa;

· O casal deve procurar fazer atividades juntos, como trilhas e cursos de interesse de ambos. Mas atenção, o casal deve ter limites e cuidar para não invadir a privacidade um do outro.

· Ter sempre em mente que o diálogo estreita a relação e evita uma série de sofrimentos. Antes de partir para a briga ou discussão, tentar dialogar com seu parceiro (a

· Entender que a perfeição não existe e levar o relacionamento com sobriedade e racionalidade;

· Para quem ainda não está amando, aproveitar o Dia dos Namorados para se declarar a uma antiga paixão. Os corações ficam mais aquecidos nessa época e mais dispostos a engatar um novo relacionamento.

Serviço:

Alexandre Bez - psicólogo especialista em relacionamentos, ansiedade e síndrome do pânico.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Cardápio afrodisíaco para o dia dos namorados

2) As 500 melhores coisas de se namorar




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas