Novidades
Cursos diferentes para desenvolvimento pessoal e profissional

Os comunicólogos não se cansam de estudar novas maneiras de nos atingir, para que as pessoas comprem uma idéia, frequentem um evento ou consumam um produto. Foi assim que surgiu o cinema com PNL é uma maneira de aprender estratégias da Programação Neurolinguistica (PNL) através da vida de personagens, que muitas vezes estão repetindo padrões que conhecemos facilitando a fixação do conhecimento.

De acordo com Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, empresa inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos através da Programação neuroliguistica-PNL, render através do cinema é uma forma lúdica e ao mesmo tempo envolvente de conhecer a Programação Neurolinguistica e sua efetividade na mente humana. “Esse é um projeto único, que desenvolvemos com a intenção de simplificar conceitos e sua aplicabilidade através da uma experiência que aguça todos os sentidos”, enfatiza.

Para a psicóloga esse tipo de curso pode ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre PNL. “O feedback é muito gratificante, temos uma boa avaliação do curso”, afirma.

De acordo com a diretora, a aula tem de uma a três horas de duração dependendo do filme e, serve para avaliar as reações da equipe frente às demandas estipuladas

pelo gestor, já o feedback será uma importante ferramenta para desenvolver profissionais ou mesmo desligá-los. “Quando existe uma política de transparência e comunicação entre gestor e equipe, tudo acontece de forma simples e consistente. O orientador que utiliza de maneira adequada a comunicação com a sua equipe irá perceber o processo de desenvolvimento de cada colaborador e também suas limitações”, comenta.

Os cursos do Instituto servem para profissionais que precisem lidar com as próprias emoções e com gente. Pessoas que estão ligadas a comunicação, liderança, relacionamentos, vendas, planejamento, ou seja, todos os profissionais podem obter benefícios com essa metodologia. “Atuar frente à diversidade na forma de pensar e agir é sem sombra de duvida um grande limitador para maioria dos profissionais. Portanto, os cursos permitem os profissionais a terem acesso à sustentabilidade. Ter sucesso, sentir confiança e segurança diante dos seus objetivos”, finaliza.

Cinema, TV e teatro auxiliando no crescimento de qualquer profissional

Seguindo uma linha um pouco diferente, mas não menos importante, Marcus Vinicius de Arruda Camargo, professor, autor e diretor de cinema, TV e teatro, se utiliza de cursos diversos, que dependem do gosto e objetivo do participante para atingir seus objetivos. Muitas vezes o profissional tem que saber como abordar diferentes tipos de pessoas e achar a “brecha” de comunicação daquele cliente. Quem é da área comercial sabe do que estamos falando. O melhor vendedor é aquele que consegue vender seu produto através da venda de idéias e conceitos, mas que também é determinado pelo bom relacionamento com seu cliente. “Possibilitamos ao aluno a aquisição e ampliação de recursos para interpretar ações dramáticas dentro do processo criativo, além de oferecer habilitação para atividades de pesquisa, crítica e ferramentas para o uso no dia-a-dia. Só o fato de trabalharmos a exposição e a verbalização ajudam qualquer profissional a desenvolver melhor sua atividade”, explica Marcus Vinicius.

Aos adultos é proporcionada a oportunidade de despertar os seus elementos plásticos, resgatar o seu corpo como instrumento de comunicação por meio de exercícios técnicos pré-expressivos e interpretação teatral.

Os cursos são voltados tanto àqueles que buscam no teatro um desenvolvimento pessoal como também aos que pretendem adquirir técnicas para seguir a carreira de ator.

Para os executivos

Ampliar habilidades de exposição pública, aprender técnicas de improvisação e melhorar a capacidade de comunicação são algumas exigências da agenda dos executivos que pretendem alcançar sucesso profissional. Com o passar do tempo e o surgimento de cada vez mais formas de desenvolvimento pessoal e profissional, o teatro surge nas empresas como mais uma alternativa de oferecer ferramentas a todos os que buscam aprimoramento para o crescimento da carreira.

A idéia principal é ajudar na desinibição, contribuindo para ampliar o convívio social e profissional dos profissionais. Fatores como entonação de voz, gestual e expressão corporal são trabalhados de maneira lúdica, proporcionando o autoconhecimento. Sempre presente no teatro, o conflito entre grupos sociais faz com que os participantes busquem soluções criativas para os problemas apresentados, desenvolvendo sua capacidade de improvisar. Técnicas de respiração para controle de ansiedade, controle emocional e segurança expositiva também fazem parte das atividades, que procuram mostrar aos participantes que é possível dominar seus medos e emoções em situações adversas.

Entre as experiências recentes, proporcionadas pelo Prof. Marcus Vinicius, ele cita o exemplo da empresa do ramo imobiliário, Coelho da Fonseca. “O alto escalão participou de um treinamento onde pudemos trabalhar conceitos como cooperação, imaginação e comunicação com um grupo de pessoas acostumadas a atividades repetitivas e limitadas. O resultado disso é que a vivência nas aulas se torna um local de libertação, um local de alegria de transgredir a realidade do dia-a-dia”, finalizou Marcus Vinicius de Arruda Camargo.

CURSO DE TEATRO

Expressão Cênica I

Início - 01 de junho 2009

MÓDULO I

SEGUNDAS - das 19h30 às 22h30
Duração: 06 meses
Turma de 12 alunos.

PROPOSTA
Possibilitar ao aluno-ator a aquisição e ampliação de recursos para interpretar ações dramáticas dentro do processo criativo, além de oferecer habilitação para atividades de pesquisa e crítica.

CONTEÚDO
Noções gerais sobre a Arte da Interpretação. Improvisação. Ação interior e exterior. O jogo teatral no processo criativo e desinibição.Atuação orgânica. Respiração. Corpo em movimento. Voz natural. Fé e Verdade cênica.Imaginação. Motivação. Memória das Sensações. Trabalho com texto. A vontade e a contra-vontade do personagem. Monólogo interior.Treinamento da Presença Cênica. Criação de cenas a partir de estímulos. Análise e interpretação de peças e textos teatrais.Prática de encenação.

ESTRUTURA DO CURSO
Uma aula por semana com montagem e apresentação no final dos Módulos.

MONTAGEM FINAL
A montagem faz parte do processo de aprendizagem, sendo desenvolvida ao longo do curso através da escolha do tema ou peça teatral mais adequada a cada turma. A montagem teatral é um exercício prático de encenação como maneira de colocar o aluno-ator em situação de representação fazendo uso do conjunto de informações práticas, técnicas e teóricas que recebe durante o curso.



CINEMA, TELEVISÃO E PUBLICIDADE

1)TARDE - OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA CÂMERA - 04 Meses

Início - 08 de abril de 2009

QUARTAS - das 15h às 17h30

de 08 de abril a 05 de agosto
Uma aula semanal. TARDE - das 15h às 17h30
Duração: 18 encontros.
Turma de 12 alunos.



2) NOITE - OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA CÂMERA - 04 Meses

Início - 11 de maio de 2009

SEGUNDAS - das 19h30 às 22h

de 11 de maio a 14 de setembro

Uma aula semanal. NOITE - das 19h30 às 22h
Duração: 18 encontros.
Turma de 12 alunos.

PROPOSTA
Dar subsídios aos alunos para um melhor desempenho frente à câmera, oferecendo uma visão prática do universo da atuação na televisão e do cinema publicitário. O objetivo do curso é ampliar o repertório do ator e explorar a personalidade e o estilo de cada um, permitindo a livre comunicação com a linguagem da câmera facilitando seu trabalho no mercado de TV.
O curso aborda, também, a atuação para o mercado do cinema publicitário e institucional - incluindo testes de VT - além de noções de estúdio (set) como: movimentações de câmera, enquadramentos, iluminação, produção, funções técnicas e diária de filmagem. As cenas serão gravadas, exibidas e discutidas com os alunos.

PONTOS DO PROGRAMA

O olhar e suas imagens interiores, ação contínua e descontínua, linguagem do silêncio, monólogos, estudo e apropriação do texto, discurso e tempo interno, atmosfera, núcleo dramático das cenas, organização técnica e foco.

Professor: Marcus Vinicius de A. Camargo

De acordo com o Editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo, Dib Carneiro, “MARCUS VINICIUS DE ARRUDA CAMARGO que completou em 2007 o que batizou de sua "Trilogia do Muro", já havia escrito e dirigido Desce do Muro, Moleca (1996) e Um Jeito Assim... (1998). Em 2008 "aprontou" o divertido Ervilha Sapo Junior, para a mesma faixa etária que ele gosta de atingir quando escreve e encena: 7 a 12 anos. Domina a linguagem teen como poucos.”



SERVIÇO:

1) Marcus Vinicius Casa de Cinema e Televisão
(terça a quinta das 14h30 às 22h) São Paulo - Capital
Tel: (11) 3057 0924
Mais informações: info@casacine.com.br
Web: www.casacine.com.br


2) Instituto Saber
(11) 3262 5272/ 3284 4446
www.institutosaber.com.br




Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Coaching de vida saudável

2) Empresas e executivos apostam em coaching

3) Como adotar um novo estilo de motivação?

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas