Novidades
Hidroginástica funcional

A funcionalidade sempre esteve presente em todos os momentos da evolução humana. O homem sempre precisou desempenhar com eficiência as tarefas do dia-a-dia, garantindo assim a sobrevivência em situações muitas vezes adversas. Com a evolução tecnológica, a facilidade e o conforto para a realização de ações que antes eram essencialmente físicas tornaram o homem menos funcional. O treinamento funcional, lançado no Brasil no ano 2000 e quase que simultaneamente com os grandes centros de exterior, tem como objetivo resgatar através de um programa de treinamento individualizado e específico a capacidade funcional do homem moderno, independente de seu nível de condição física e das atividades que ele desenvolva.

O treinamento funcional condiciona de forma plena e segura todas as capacidades físicas do indivíduo: força, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação e flexibilidade que integradas proporcionam ganhos significativos de performance (desempenho) para o indivíduo em suas atividades físicas, sejam elas simples atividades do dia-a-dia, de lazer, ocupacionais ou esportivas, dando assim melhores condições de seus usuários atingirem os seus objetivos.

O treinamento funcional defende que a função deve vir antes da forma. A questão estética é considerada importante, mas vista como conseqüência do treinamento e não como seu objetivo principal.

Por exemplo, na rede de academias Reebok Sports Club o treino funcional, utilizado na nova aula de Hidro Funcional tem como objetivo fortalecer a musculatura abdominal e estabilizadores da coluna através de rotinas de exercícios tradicionais da hidroginástica aliados a exercícios de equilíbrio e estabilização dinâmica, utilizando a água com elemento de sustentação e ao mesmo tempo de desequilíbrio corporal. O treino consiste em duas aulas na seqüência, com objetivos distintos, que se complementam. São 30 minutos de trabalho cardiorrespiratório e mais 30 minutos de trabalho neuromuscular. Na Hidro Funcional o aluno coloca em ordem as funções do sistema locomotor, permitindo que as atividades mais simples do dia a dia como digitar em computadores, fazer movimentos repetitivos, etc. possam ser executadas sem causar desconforto, de maneira segura e pelo maior tempo possível.

Já as aulas de hidroginástica na Competition não são mais as mesmas. A partir de agora, a academia passa a oferecer a Hidro.comp, uma nova modalidade da hidroginástica que conta com movimentos mais elaborados e intensos que visam desenvolver o condicionamento físico, a resistência muscular e, de quebra, aumentar a perda calórica – são cerca de 450 kcal por aula.

A Hidro.comp possui três tipos de aula: Aeróbia, que trabalha a resistência cardiorrespiratória através de movimentos intensos - é indicada para quem quer perder peso, devido ao alto índice de queima calórica. A outra modalidade é a Local, com movimentos direcionados aos músculos do glúteo, abdômen, braços e pernas. Nesse caso, a idéia é aumentar a resistência muscular e queimar a gordura localizada. E, por fim, a Aerolocal que junta as duas aulas acima, mas com movimentos e intensidades diferentes. Materiais como jump, bola, tornozeleira e halter são utilizados para dificultar a execução dos exercícios e aumentar a intensidade dos mesmos. Com essa modalidade, o aluno desenvolve o condicionamento físico e ainda melhora seu desempenho em outros treinos, como a corrida.

“Como em cada aula trabalharemos objetivos diferentes, conseguiremos atender todas as necessidades dos alunos. São aulas motivantes e cheias de energia”, completa a coordenadora de natação Alessandra Toassa.

Como você pode perceber, o Treinamento Funcional se adapta a qualquer programa e objetivo, em comparação a qualquer outro treinamento, não só treina os músculos como os movimentos multi-articulares e multi-planares com o envolvimento da propriocepção.

Qualidades como força, velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e resistência são integradas de forma a proporcionar ganhos significativos de performance para o indivíduo em sua atividade específica.


Serviço:

Reebok Sports Club
www.reebokclub.com.br

Competition
www.competition.com.br


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Capoeira na água

2) Cardápio aquático

3) Má postura e dores musculares




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas