Novidades
Organizando a balança



Qual a relação entre a bagunça do seu quarto e os seus quilos extras?

Escrita por Peter Walsh, “organizador profissional” americano e reconhecido por seu trabalho à frente do programa “Chega de Bagunça” (exibido no Brasil pela Discovery Home & Health), a obra “Engordei ou minha roupa encolheu?”, lançamento da Editora Prumo, problematiza o que Walsh chama de ‘Cultura da Gordura’. A analogia entre a desorganização pessoal e a falta de peso é, nesse caso, intrínseca e empírica, pois tanto uma quanto a outra, são frutos deste ‘boom’ consumista e de transtornos psicológicos tipicamente modernos, como solidão, ansiedade e depressão. A analogia entre a desorganização pessoal e a falta de peso é, nesse caso, intrínseca e empírica, pois tanto uma quanto a outra, são frutos deste ‘boom’ consumista e de transtornos psicológicos tipicamente modernos, como solidão, ansiedade e depressão.

Para o autor, “quando se trata de imagem e tamanho corporal, vivemos em um mundo confuso e contraditório. Apesar de toda a preocupação que os comentaristas sociais, os psicólogos e os politicamente corretos têm a respeito da influência doentia das revistas de moda e celebridades exibindo modelos magras demais e artistas que perdem peso rapidamente, não é aí que está o verdadeiro problema. A realidade é que cultuamos o grande. Em todos os lugares, vemos os efeitos de uma população cada vez mais pesada – de cadeiras de escritório a tamanhos de sutiã, tudo está aumentando. E, mais notório do que tudo, nossas calças já não servem mais – o que não é surpresa, já que o tamanho de nossas cinturas aumentou mais de 10 centímetros, em menos de 10 anos”.

A partir desta premissa, Walsh apresenta um plano de emagrecimento em que o foco é a alimentação consciente, longe de paranóias e em prol da qualidade de vida. “Qual é o peso que você suporta?” e “A gordura atrapalha sua vida?” são subtemas do primeiro capítulo. No segundo capítulo da obra, é feito um convite para que o leitor imagine a vida que gostaria de ter e a, partir disso, compreenda qual seu o peso ideal. Já o aspecto emocional é abordado no terceiro capítulo.. Para diagnosticar a relação entre a emoção e a comida, uma das sugestões é o conhecido Diário Alimentar. “Não quero que você escreva tudo o que come ao longo do dia. Quero que use seu diário para confrontar diretamente seus gatilhos alimentares”, argumenta.

Este processo de emagrecimento exige, conseqüentemente, uma organização em macro escala que engloba o lar, os afazeres cotidianos e até a forma como encarar seus desafios. Uma cozinha agradável, organizada, leva você a comer menos fora de casa, o que, em contrapartida, significa uma alimentação melhor, já que as porções dos restaurantes e fast foods estão cada vez mais volumosas. Além disso, ela promove menos dinheiro gasto e mais convivência entre a família. Walsh é enfático ao afirmar durante toda a obra que a casa é reflexo do que você é e a cozinha da forma como se alimenta. Tanto que um capítulo inteiro é dedicado à organização e limpeza da casa, pontuando de que forma deveria estar cada cômodo.

Entre análises comportamentais, que por serem apresentadas em primeira pessoa e linguagem simples, estabelecem um diálogo íntimo com o leitor, Walsh também dá dicas práticas, como o que fazer em ocasiões especiais e feriados. Atividades interativas contribuem para a auto-avaliação, sugerida por meio de questionários e pela apresentação dos depoimentos de pessoas comuns que o autor conheceu durante seu trabalho como organizador profissional. O tom bem humorado da obra é outro ponto forte. “Pagar com cartão de crédito parece indolor, mas sabemos que a conta chega mais tarde e que precisa ser paga com horas de trabalho duro. O mesmo acontece quando costumamos comer em exagero”, diz.
FICHA TÉCNICA:
Título: Engordei ou minha roupa encolheu?
Autor: Peter Walsh
Selo: Desenvolvimento
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Páginas: 248
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-856-161-851-3
Preço: R$ 32,90




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas