Novidades
Dicas de como a ergonomia previne dores e lesões por esforços repetitivos

Nos últimos dez anos, o Ministério do Trabalho registrou um aumento de 480% em relação à ocorrência de moléstias relacionadas ao exercício da profissão. Nos anos 80, eram registrados apenas 6 mil casos de doenças ocupacionais. Atualmente, o número pulou para cerca de 40 mil.

Dores lombares e lesões no corpo podem ser reflexos da má postura de quem passa horas em frente ao computador de maneira incorreta. Além da posição do corpo, o aumento dos processos dolorosos, principalmente nas costas, pode ser causado também pelas cadeiras e mesas – inadequadas, muitas vezes – em que os profissionais estão instalados. Com a mudança nas formas de trabalho, os móveis não ficaram para trás e designers já unem os moldes ergonômicos ao design sofisticado, com a eficiência da usabilidade dos objetos.

Antes, as máquinas de escrever exigiam dos usuários esforço maior com os braços e as mãos para bater nas teclas, o que naturalmente fazia os membros se moverem mais; hoje essas atividades exigem menos esforço e são mais repetitivas, com os usuários movimentando apenas os dedos e, assim, podendo causar lesões com essa tensão diária – a chamada LER (lesão do esforço repetitivo). Para evitar o dano, soluções ergonômicas são adotadas nos escritórios, melhorando a produtividade dos profissionais.

De acordo com o presidente de uma empresa do segmento de móveis (a Flexiv), o arquiteto e designer Ronaldo Duschenes, a posição dos braços sobre a mesa e o teclado, a altura da mesa e a distância do monitor do computador também influenciam na saúde dos usuários desses equipamentos. “A melhor maneira para evitar lesões é manter a coluna ereta, os pés apoiados no chão, com o corpo formando um ângulo de 90º”, explica Duschenes.

Além da posição na mesa e cadeira, é aconselhável movimentos de relaxamento muscular, com alongamentos no corpo todo. Essa união de bem-estar, exercícios regulares, posicionamento correto com os móveis ergonômicos, aliada ao design e à usabilidade dos objetos, traz mais produtividade no trabalho, evitando a fadiga causada pelas lesões.



Existem algumas medidas que são padronizadas para melhorar a postura do usuário perante o mobiliário que utiliza. Confira algumas delas:

* A altura do tampo da mesa de ficar entre 72 e 75 centímetros do chão

* Para evitar estrangulamento da circulação dos braços quando apoiado na mesa, a borda do tempo deve ser de 2,5 milímetros

* A distância média recomendada entre os olhos e a tela do computador é de 55 centímetros

* A parte superior da tela deve coincidir com a altura dos olhos, para evitar a projeção da cabeça para frente e a adoção de posturas críticas de trabalho.

* O plano de digitação deve coincidir com a altura do cotovelo. O braço deve fazer com o antebraço um ângulo igual ou maior do que 90 graus

* O mobiliário deve ser regulável de forma a permitir um mínimo de alternância. Mesas e cadeiras para uso de computador devem possuir regulagens simples e estar em locais de fácil acesso, que permitam a mudança da postura ao longo da jornada de trabalho.

A ginástica laboral auxilia em que?
São inúmeros os benefícios que o exercício pode proporcionar desde possibilitar melhor utilização da musculatura, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico, até promover o combate e a prevenção das doenças profissionais. Também propicia melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura. Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho. Redução da sensação de fadiga no final da jornada. Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador, esse hoje um dever do empregador.



Para aqueles que não têm profissionais especializados para aplicar a ginástica laboral, como ele pode fazer sozinho?
O ideal é que toda empresa tenha um profissional qualificada que realize a ginástica laboral, mas existem algum cuidados que ele pode realizar sozinho como intervalos durante as atividades, como levantar para beber um copo da água, realizar exercícios respiratórios inspirando e expirando lentamente, alongar as mãos, punhos, ombros e pescoço. Movimentá-los em movimentos para cima para baixo e para os lados. Não esquecer de também alongar o tronco (se espreguiçando por exemplo esticando os braços para cima) e movimentar as pernas e pés.





Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas