Novidades
Hiléa, um conceito inédito para a melhor idade

Envelhecer com plenitude
Conheça o Hiléa, um Centro de Vivência e Desenvolvimento para Idosos com conceito inédito no Brasil.


O Brasil está ficando mais velho. Continua, porém, inexperiente em serviços voltados a essa parcela específica da população: a escassez de serviços de saúde e o atendimento inadequado ainda são os componentes principais do cenário atual. Projeções do IBGE indicam que em menos de vinte anos, o quadro demográfico atual no Brasil vai sofrer grandes transformações, como o incremento de 16 milhões de pessoas idosas até 2025. Felizmente, o desenvolvimento da Gerontologia, ciência que estuda todos os aspectos do processo do envelhecimento, tem buscado soluções. Avanços tecnológicos nessa área permitem não apenas viver mais tempo, como também preservar a qualidade de vida, mostrando os caminhos para o envelhecimento bem-sucedido.

Em resposta a essas necessidades, surge o primeiro Centro de Vivência e Desenvolvimento de Idosos no país. O Hiléa nasceu para proporcionar cuidados específicos, que envolvem prevenção aos problemas de saúde e apoio para os diversos graus de dependência funcional que inevitavelmente aparecem com a idade. "O aumento da idade do brasileiro influenciará diretamente o comportamento da sociedade: precisaremos de mais cuidados específicos devido ao crescimento relevante da dependência com a idade", explica Cristiane DAndrea, diretora-presidente do Centro.

Para se ter uma idéia, 19% das pessoas com idade entre 70 e 74 anos possuem dificuldade para realizar ao menos uma das Atividades de Vida Diária. Acima dos 90 anos, esse número pode atingir 74%. Segundo Cristiane, "o fenômeno de envelhecimento da população brasileira vai forçar um revisão no planejamento social. Os brasileiros estarão mais atentos ao bem-estar das pessoas de seu convívio durante o envelhecimento. A missão do Hiléa é cuidar dessas pessoas e tentar minimizar as angústias tanto do idoso, quanto da família, com o desafio de unir os serviços de residência, assistência e lazer em um mesmo lugar. O objetivo não é substituir a família, mas oferecer o cuidado profissional, para que as relações afetivas possam ser preservadas. Uma visão mais ampla do cuidado."

Dentre os serviços oferecidos pelo Hiléa estão: Residencial - com ou sem assistência, Vivência Diária, Convivência e Lazer, Reabilitação, Cuidados da Memória e Consultórios Gerontológicos, em estrutura composta por 119 apartamentos e conforto de um hotel 5 estrelas. Além disso, possui sala de ginástica com equipamentos específicos, salão de eventos, piscina aquecida e sauna, salas de massagem, restaurante, transporte, salas de atividades e recreação, sala da família, cabeleireiro e barbeiro, solário e jardim, serviço de quarto. Toda a arquitetura e a decoração foram idealizados com base nas necessidades específicas do idoso para preservar sua indepedência.

Baseado no conceito desenvolvido depois de muita pesquisa e viagens ao redor do mundo, Cristiane conseguiu definir a filosofia de trabalho pretendida no Hiléa. Com 18 anos de experiência em Administração Hospitalar na bagagem, enxergou a necessidade da criação de um Centro de Vivência com um conceito inédito no Brasil. Com o mesmo ineditismo, havia implantado o programa Doutores da Alegria em 1991 e liderado o projeto do Hospital da Criança em São Paulo, idealizado com base nas necessidades específicas desse público. " Sempre busquei aliviar o sofrimento e trazer soluções para a solidão das pessoas. Temos de preservar o indivíduo: as instituições devem ser locais que inspirem vida", diz. "Toda a equipe do Hiléa tem de conciliar competência técnica com gentileza e um profundo respeito pela pessoa. A área da saúde exige muito mais das pessoas, mas a recompensa é inigualável".

Com a idéia pronta e um modelo de negócios nas mãos, iniciou o processo de concretização do Hiléa ao lado de investidores em 2001. O grupo que hoje também faz parte do conselho é formado pela Stan Desenvolvimento Imobiliário, Illan Participações, Partage - ligado ao grupo Aché, dois fundos de Private Equity e a Construtora RFM, responsável pela construção do prédio. Para aperfeiçoar sua filosofia de trabalho, a equipe de operações passou o período de 2001 a 2006 realizando pesquisas e visitando outros Centros na França, Holanda, EUA e Canadá. Durante o período das obras, de novembro de 2005 a setembro de 2007, elaboraram planejamento e estrutura de organização do Hiléa, mapearam todos os processos, rotinas e detalhes do dia-a-dia, além de rever materiais e compra de equipamentos.

Em dezembro de 2007, com o investimento total de 45 milhões de reais, foi inaugurado o Hiléa. Hoje possui cerca de 20 residentes, incluindo pessoas portadoras da Doença de Alzheimer, um dos problemas que mais crescem com o envelhecimento da população. Para esses idosos, a grande inovação são os tratamentos não-farmacológicos: atuações interdisciplinares entre especialidades médicas e não-médicas que se apóiam no potencial de aprendizado ainda existente no paciente. No Hiléa, esse tratamento é realizado na Praça: um espaço cenográfico, fruto de uma meticulosa pesquisa, com referências arquitetônicas da cidade de São Paulo da década de 40, época em que os atuais freqüentadores tinham cerca de 30, 40 anos. "Os portadores de Alzheimer costumam preservar lembranças remotas: ao reproduzir elementos reais dessa época estimulamos sua memória, proporcionando uma sensação de segurança ao reconhecer um ambiente familiar. " explica Dr. Paulo Renato Canineu, geriatra, Diretor Clínico do Hiléa.

Fechando o ciclo, o Hiléa preza também o cuidado com sua equipe de atendimento. Dentro do Centro de Vivência, o setor de Psicologia, além de acolher os residentes e familiares atende também os colaboradores. Segundo a Presidente "alguém tem de cuidar de quem cuida para aliviar as angústias e trabalhar questões como perda, morte e dependência. Isso é o que eu considero um projeto coerente. O cuidado que chega até o cliente começa em casa, com nossos profissionais", completa DAndrea.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas