Novidades
Empresas e executivos apostam em coaching!

Marcia Resende aplica a técnica de Programação Neurolinguistica (PNL) no treinamento que faz sucesso nos EUA, é uma poderosa ferramenta de gestão e liderança

Muitas vezes o executivo precisa tomar decisões difíceis, sente-se pressionado ou é novo no cargo o que gera uma certa insegurança para enfrentar as tarefas e obrigações de seu dia-a-dia. Essa situação se agrava ainda mais quando esses profissionais, que atuam em grandes empresas ou instituições financeiras, se deparam com momentos de transições ou fusões.

Esse cenário que cresce desde os anos 70 nos Estados Unidos, e há quatro anos aqui no Brasil, torna-se cada vez mais popular em empresas e foi propício para o surgimento do coach, que nada mais é do que um “treinador” específico que atua com treinamentos e aconselhamentos para que o seu coachee “aprendiz” potencialize habilidades e desenvolva aptidões que estão “adormecidas” em seu inconsciente.

A psicóloga Márcia Resende - do Instituto Saber, empresa que é inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos no Brasil - desde que se tornou advanced trainer em PNL, passou a ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis à conquista de objetivos. Ela mostra que é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas transformando a mente. Como resultado, o coachee passa a desenvolver uma liderança servidora, ser mais hábil com a comunicação. Torna-se mais pró-ativo, mais motivado e com um maior poder de persuasão.

Ao invés de fórmulas prontas e baseadas no conselho comum, a técnica da PNL aplicada por Márcia é indicada especialmente para pessoas que desejam desenvolver o potencial interno de habilidades emocionais. Desenvolvida pela psicóloga, as instruções transmitidas aos clientes são feitas a partir de explicações didáticas e exercícios passo a passo que ensinam, na prática, como utilizar o poder da mente a seu favor. Ela também dá dicas de como que as pessoas podem trabalhar as emoções e também como lidar com a raiva, angústia e ansiedade.

Quem passou por essa experiência e já colhe frutos positivos é o executivo Leandro Carvalho. Ele afirma que o processo de coaching, coordenado pela psicóloga, foi fundamental para o amadurecimento profissional e pessoal. “Antes do Coaching Eficaz , sentia em minha carreira uma grande insegurança e estava cheio de dúvidas sobre os meus objetivos e como fazer para alcançar a realização profissional. Foi então que, por indicação de uma amiga que trabalha com desenvolvimento de carreira, procurei o Instituto Saber. Ao conhecer o trabalho executado pela Márcia e sua equipe, senti-me seguro para dar o próximo passo e iniciar todo o processo”, recorda.

Além do suporte emocional para as tomadas de decisão e das melhores práticas de como conduzir o cotidiano no trabalho, o executivo também alcançou retornos incomensuráveis. “Agora, tranqüilidade, segurança e foco fazem parte da minha vida de forma mais expressiva. Esses ingredientes trarão ainda mais realizações daqui para frente. Não tenho dúvidas de que o processo de coaching com a Dra. Márcia foi o melhor investimento que fiz nos últimos dois anos em minha vida pessoal e profissional. Para isso, foram necessários apenas uma hora por semana em um curto espaço de tempo, e até pouco para os benefícios colhidos”, ressalta Leandro.

O processo como um todo também serviu de ajuda ao executivo principalmente para que ele pudesse enxergar algumas situações de uma forma mais saudável e produtiva. “Em todo esse processo, mais do que aprender uma "receita de bolo", trabalhamos os "pré-conceitos" e as crenças que ao longo do tempo se transformaram na "raiz" de alguns comportamentos que muitas vezes eram desgastantes e pouco produtivos para a minha carreira. Depois de "desatar esses nós", passei a viver com base nessa nova crença e a dar movimento em meus projetos. Em pouco tempo, colhi os resultados que almejava”.

Hoje, Leandro classifica a sua vida como A.C (antes do Coaching) período em que era desgastado emocionalmente, cético e cheio de preconceitos e D. C. (depois do Coaching ) quando passou a ser seguro, focado, produtivo e realizado. “Conheço-me muito melhor e sei quais são as minhas competências-chave que devo explorar e "vender" para alcançar meus objetivos. Sinto-me seguro para assumir os desafios que surgem em minha carreira e tranqüilo para planejar, executar e colher os resultados dos meus projetos profissionais além de extremamente realizado nesse momento, pois alcancei meu objetivo profissional de curto prazo ao qual me havia proposto trabalhar e entusiasmado, por ter claro quais devem ser meus próximos passos e por já os estar colocando em prática. Em síntese, foi uma experiência gratificante, através da qual colhi resultados muito antes do que imaginava e com a qual me sinto preparado para aspirar e buscar novas realizações.

Veja também sobre o assunto em:

Coaching de vida saudável: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=novidades_prod&id=59&id_mat=59

Coaching centrado em valores: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=novidades_prod&id=69&id_mat=69

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Motivação e liderança com Nilson Redis Caldeira

Serviço:
Sobre a Dra. Márcia Dolores
A psicóloga Márcia Dolores Del Resende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde de 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Sobre o Instituto Saber

Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência através de processos de coaching para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas