Novidades
O inverno começa nessa quarta-feira

O outono desse ano já preparou um pouco as pessoas para o inverno, que será mais frio do que o ano passado

Da mesma maneira que o verão está relacionado com as chuvas e o calor, a primavera com o florecer dos jardins e o outono com o cair das folhas, não há como negar a expectativa que gira em torno do inverno: o frio. O inverno deste ano começa no dia 21 de junho, às 9h26min, que é o instante em que os raios solares incidem mais sobre o Hemisfério Norte, onde começa o verão e menos no Hemisfério Sul, onde começa o inverno, já que a Terra tem uma inclinação de 23º.

De acordo com o meteorologista Paulo Etchichury, da SOMAR Meteorologia, o primeiro dia de inverno não é necessariamente marcado pelo frio, afinal o que define a chegada do frio ou não está relacionado com o comportamento das massas de ar polar. "A menor incidência dos raios solares no Hemisfério Sul diminui a temperatura média da região, no entanto são as massas de ar polar que definem as ondas de frio extremo"- explica o meteorologista. E neste ano, a entrada do inverno coincide com um período de temperaturas mais amenas, sem a presença do frio. "No período da tarde vai ser normal sentir um pouquinho de calor em pleno inverno, muito semelhante com o que temos observado nestes últimos dias de outono"- comenta Paulo quando explica como vai estar o tempo nessa primeira semana da nova estação.

A primeira onda de frio mais intenso neste inverno deve chegar no final de Junho, lá pelos dias 28 e 29, quando uma massa de ar polar um pouco mais forte que as anteriores vai derrubar as temperaturas em todo o centro-sul do Brasil. Com relação à projeção para o restante do inverno, não há a indicação de frio rigoroso ou extremo, mesmo assim, este ano deve fazer as pessoas usaremmais blusas do que no ano passado que foi atipicamente quente. Podemos visualizar um pouco do inverno, se observamos o comportamento deste outono que também foi mais frio quando comparado com o outono do ano passado, porém sem extremos. Prova disso foram os poucos episódios de geadas no sul do Brasil. Mesmo assim, esse frio antecipado animou os comerciantes de artigos de inverno.

A explicação para essa mudança de um inverno para outro, segundo Paulo, está associado ao comportamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial que no ano passado se encontravam ligeramente aquecidas com o El Niño em fase de enfraquecimento. Neste ano, vivemos uma condição oposta e no primeiro semestre tivemos uma La Niña fraca que deixou as águas do Oceano um pouquinho mais frias e agora o fenômeno já enfraqueceu totalmente e não deve influenciar diretamente no clima deste inverno. Com a temperatura do Oceano voltando ao normal, aos poucos, a atmosfera volta também a apresentar um comportamento mais típico para esta época do ano, favorecendo algumas ondas de frio alternadas com dias mais quentes. "É importante ressaltar que teremos frio sim, mas não um frio contínuo"- enfatiza Paulo. De qualquer maneira vai ser sempre bom ter um casaco ao alcance porque se der uma esquentadinha a tarde, logo mais, a noite deve esfriar. Mesmo com eventuais ondas de calor e temperaturas mais amenas, até o mês de agosto é bom renovar os estoques de roupas de frio e deixá-las em fácil acesso no guarda-roupa. Quem esperou o frio no ano passado e não usou todas as roupas que gostaria, essa será a oportunidade.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas