Novidades
Verão, tempo de calor e de cuidados!

Compromissos com a saúde

Que tal estabelecer alguns compromissos com vocês nesse verão? Eles devem valer também para o outono que começa a seguir, para o inverno que vem depois, passando pela primavera, até chegarmos ao próximo verão de 2.008.

Meio ambiente

Não vamos agredir ainda mais a camada de ozônio. Vamos proteger a natureza e ela nos retribuirá. Vamos cuidar de nossas praias? Assim, elas poderão ser usadas o ano todo. Lembre-se que lugar de lixo é no lixo e recicle o que for possível. Lixo na praia só serve para sujá-las, trazendo insetos (olha a dengue aí, gente) e ratos que nos causam doenças. Não deixe na praia nada que não pertença a ela. O que você trouxer, leve de volta. Urina e fezes de animais (gatos, cachorros também) podem transmitir doenças. Ajude a evitá-las.

Mar e natureza

Também fazem parte do meio ambiente, mas merecem atenção especial. Cuidado nos lugares onde você anda. Não se arrisque. Não entre em lugares proibidos. Pense que deve haver sempre uma boa razão para que aquela parte do mar esteja interditada.

Cuidado com as brincadeiras que podem colocar em risco a vida de outras pessoas, tanto no mar (especialmente as que não sabem nadar e as crianças) como em algum outro canto de nosso país.

Água do mar, dos rios, até da piscina não são adequadas para consumo (não beba). Canais, córregos costumam ser locais de depósito de “problemas” trazidos pelas chuvas (ou pelo esgoto) que podem levar a doenças graves.

Sol

Pode ser seu grande aliado ou seu maior inimigo. Procure evitar o sol das 10 às 16 horas. Sempre que você se expuser ao sol, use protetor solar, fator de proteção 15 para cima, com proteção contra UVA e UVB, a cada 2 horas se estiver na paria ou no clube, após mergulhar. Mesmo em dias nublados, o sol pode queimar você.

Em casos de queimaduras ou de insolação, saia do sol, tome bastante líquidos e procure atendimento médico.

Alimentação e hidratação

Não se esqueça de tomar bastante líquido, sempre (2 a 3 litros ao dia), especialmente água, sucos naturais, água de coco, principalmente quando você perde muita água por riscos (suor, urina, diarréia ou vômitos) ou por atividade física.

Não pule as refeições. Evite consumir alimentos de origem e/ou conservação duvidosas. Coma, sempre, uma dieta equilibrada, não se esquecendo das frutas, legumes e verduras.

Banhos mornos e frios são mais saudáveis em tempos quentes.

Atividade física

Sob sol forte ou mesmo em clima muito quente, cuidado com a duração e a intensidade de seus exercícios. Independente do tipo de atividade escolhida, tome muito líquido com maior freqüência do que a habitual. Use roupas leves, claras e adequadas (bonés, tênis, etc) para praticar qualquer atividade esportiva e não se esqueça de se alongar antes e depois.

Filhos

Pais e mães devem ter atenção redobrada em locais onde há muita gente circulando. Eles não costumam ter noção do perigo e se perdem com muita facilidade. Em viagens, devem ficar no banco de trás do carro, sempre com cinto de segurança, nunca no colo. Quando tiver que mexer com a criança (alimentar, trocar, etc) pare o carro no acostamento e só reinicie a viagem após estar em segurança. Crianças desidratam e se queimam (ao sol) com mais facilidade. Assim, ofereça muito, mas muito líquido mesmo a elas. Não se esqueçam de passar e repassar o protetor solar adequado (eles costumam relutar muito para passá-lo com tanta freqüência).

Por * Dr. Moises Chencinski

Médico homeopata, pediatra e autor do livro “Homeopatia –mais simples do que parece”. www.doutormoises.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Oftalmologia e Saúde com Dr. Jonathan Lake




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas