Novidades
Dr. Coluna fala sobre as dores da gestação

'Programa Mamãe sem Dores'

A Clínica Paulista de Quiropraxia – Construção Postural, desenvolveu o 'Programa Mamãe sem Dores' que são sessões de Quiropraxia, realinhamento postural e relaxamento, específico para futuras mamães.

O 'Programa Mamãe sem Dores' tem como objetivo aliviar as tensões e as dores comuns da gravidez. São comuns as dores nas costas, ombros, lombar, pernas e articulações, como joelho e tornozelo. Essas dores aparecem devido às mudanças hormonais, aumento de peso e a mudança do centro de gravidade.

“Durante a gravidez o corpo esta sobre o efeito do hormônio relaxina que da uma característica elástica e relaxada aos ligamentos tornando as articulações mais frouxas e, portanto, suscetíveis à subluxações”, comenta Luiz Maestro diretor da Clínica. “Além disso, as gestantes geralmente adquirem uma postura que acentua as dores nas costas - colocar a barriga para frente e o quadril para trás”, completa.

As sessões do “Programa Mamãe sem Dores” são montadas de acordo ao período gestacional. O Programa é aconselhado, também, para o pós-parto período em que a mulher passa por novos e importantes ajustes e adaptações, como retorno da bacia, sobrecarga com o bebê de colo, postura para amamentação, etc.

“As adaptações do corpo são muitas, tanto na gestação como pós parto. As técnicas de Quiropraxia visam ajustar corretamente o posicionamento ósseo para não haver dores nem lesões e ainda proporcionar o funcionamento correto do corpo e dos órgãos ao longo das mudanças”, completa Maestro.

Dr. Coluna dá algumas dicas para as futuras mamães.

* Evitar ficar em pé por tempo prolongado;

* Sempre que se sentir cansada deitar-se com as pernas elevadas;

* Não usar faixa elástica na intenção de ajudar a manter a postura ou sustentar a barriga, pois a faixa pode debilitar a musculatura. É aconselhável o uso de meias elásticas próprias para grávidas.

* Realizar antes da gravidez um trabalho de fortalecimento da musculatura (abdome, o peitoral, as costas ) para o corpo a suportar as mudanças de posturas adquiridas durante o período da gestação.

* Evitar aumento excessivo de peso

* Evitar uso de saltos altos e desconfortáveis;

* Sempre que possível, tomar um banho morno. Se tiver banheira, aproveite. Se não tiver, colocar uma bolsa de água fria na área onde estiver com dor.

* Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas.

* Se você passa muito tempo sentada (ex.: em um escritório), sente-se em uma posição ereta e mantenha os seus pés levemente elevados com a ajuda de algum suporte não muito alto. Levante-se à cada meia hora para uma pequena caminhada no escritório.

* Evitar carregar objetos pesados.


Serviço Institucional
Clínica de Quiropraxia – Construção Postural
Rua Manoel da Nóbrega, 1106 - Ibirapuera. Tel: (11) 3562-3113

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Fisioterapia e Saúde com Prof. e Fisioterapeuta Amauri Altieri




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas