Novidades
Razões para o homem se preocupar com a aparência

Vaidade? Necessidade profissional? Razões pessoais? Um misto destas respostas justifica o aumento da procura masculina por cirurgias plásticas. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indicam que, em 2004, o Brasil realizou 616 mil cirurgias plásticas. Deste contingente, 31% ou 190 mil procedimentos foram realizados por homens. De lá para cá, a estimativa da entidade é que este percentual tenha crescido, pelo menos em 30%.

“As intervenções masculinas mais corriqueiras são aquelas de pequeno porte, como a blefaroplastia, o peeling ou a lipoaspiração. A preocupação com o aspecto da pele e dos cabelos, antes encarada como uma preocupação feminina, hoje, também faz parte do universo masculino. No entanto, os homens têm outro perfil, gostam de soluções práticas, eficientes e simples, estas características devem ser levadas em conta no momento de atender a estes pacientes", afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro Integrado de Medicina.

O paciente típico de clínicas e consultórios médicos, hoje, é o homem jovem que deseja se livrar das marcas provocadas pela acne na adolescência ou o profissional que busca uma silhueta elegante e um rosto mais jovial, livre de rugas e do aspecto cansado e abatido. Ruben considera o mercado de trabalho, competitivo e exigente, como um dos grandes responsáveis por essa mudança de hábitos. “No entanto, não podemos esquecer que as mulheres são incentivadoras da vaidade masculina e são formadoras de opinião, exercendo forte influência sobre os atos de maridos, filhos e namorados”, diz o cirurgião.

Nos Estados Unidos, a pesquisa Beautiful and Labor Marketing revelou que as pessoas de melhor aparência têm um ganho salarial 5% acima daquelas cuja aparência não era “assim tão boa”. Estas chegavam a perder pelo menos 10% do valor da remuneração por conta disso. Um outro trabalho realizado pela diretora do departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ruth Helena Dwek, chamado O Impacto Sócio-econômico da Beleza – 1995 a 2004, mostra que o Brasil ocupa o sétimo lugar entre os países mais vaidosos do mundo.

Começar novos relacionamentos também é motivo para que os homens tomem a iniciativa de “repaginar” o visual. “O paciente masculino que busca a cirurgia plástica, geralmente, está em desarmonia com a sua imagem. Ele busca, acima de tudo, estar bem consigo mesmo”, conta o cirurgião plástico. De uma maneira geral, a vaidade masculina torna-se mais acentuada nos homens com idade entre 40 e 60 anos, faixa em que o executivo, por uma exigência do trabalho, necessita ter uma aparência jovem e bem cuidada.

Em relação ao mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, conforme dados do Euromonitor de 2006, o Brasil ocupa a terceira posição. É o segundo mercado em produtos infantis, desodorantes e perfumaria; terceiro em produtos para o banho, produtos masculinos, higiene oral e cabelo; o quarto em cosmético; o quinto em proteção solar; oitavo em pele; o nono em depilatórios.

Fonte: ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Cirurgias mais procuradas

As opções para corrigir as imperfeições no rosto e no corpo variam de acordo com a idade. Homens de até 30 anos, geralmente, demonstram o desejo de fazer uma plástica no nariz ou ficar livres das gordurinhas. Na faixa entre 40 e 50 anos, o paciente do sexo masculino procura o cirurgião para fazer pequenas alterações na face, como retirar o excesso de pele nas pálpebras e as bolsas de gordura, bem como realizar o transplante capilar fio a fio.

“Quando um homem decide procurar um profissional em cirurgia plástica, ele busca, em primeiro lugar, fazer mudanças discretas, com um aspecto bem natural. Nada de mudanças drásticas ou de alterações que chamem atenção”, afirma o médico. Até mesmo no atendimento, o paciente requer um tratamento diferenciado. “As clínicas, já preparadas para essa nova demanda, encaram a visita masculina como parte da rotina de trabalho, por isto proporcionam um clima de conforto, privacidade e segurança para os novos visitantes”, informa.

Os principais procedimentos realizados pelo público masculino, segundo o cirurgião plástico Ruben Penteado são:

Lipoaspiração - Especialmente no abdômen. É um dos procedimentos mais requisitados pelos homens. É muito eficiente para eliminar “a barriguinha”, desde que ela não esteja muito grande (em forma de avental). Em caso de obesidade é recomendado uma dieta com acompanhamento médico para que o resultado final do procedimento seja satisfatório.

Ginecomastia - A retirada do excesso de gordura das mamas pode ser realizada em associação com uma lipoaspiração, dependendo da capacidade de retração da pele. No caso de mamas muito grandes, a cirurgia com incisão na aréola poderá também ser indicada.

Blefaroplastia – É a retirada do excesso de pele das pálpebras e das bolsas inferiores, que conferem um ar cansado à fisionomia. A operação proporciona um efeito rejuvenescedor e não deixa cicatrizes visíveis.

Rinoplastia - Para os insatisfeitos com o tamanho ou o formato do nariz. É uma cirurgia delicada que exige muita habilidade do cirurgião. Durante o procedimento é possível realizar também a correção do desvio do septo nasal, se indicado.

Implante capilar - Métodos modernos conferem uma aparência cada vez mais natural. Uma das técnicas mais utilizadas é o implante, ou seja, uma elipse de cabelo da nuca é retirada e transplantada para a região calva, fio a fio, ou folículo a folículo.

Também estão em alta os procedimentos estéticos, como a aplicação de botox e de ácido hialurônico, produtos usados para corrigir pequenas imperfeições, sem que haja a necessidade da realização de uma cirurgia plástica.

Segundo a pesquisa Adonis Report, realizada pela 2B Brasil Marketing, e intitulada Os homens não são mais os mesmos, eles se depilam, cuidam das unhas e estão dispostos a realizar algum tratamento estético. Segundo a pesquisa, 71% consideram importante ter cabelos bem tratados, 76% valorizam as unhas cuidadas e 58% se preocupam com a limpeza do rosto. O estudo revela que os homens estão começando agora a ter acesso a esse mercado. Noventa por cento dos entrevistados admitiram que nunca fizeram nenhum tratamento estético, o que mostra um bom nicho para investimento. Além disso, 68% consideram a hipótese de fazer uma cirurgia plástica para fins estéticos.

Fonte: 2B Brasil Marketing

SERVIÇO:
Centro Integrado de Medicina
Endereço: Rua Tuim, 929
Moema
São Paulo-SP
Tel: (11) 5535 0830

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica com Dr. Alan Landecker




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas