Novidades
Caminhada pela preservação da fertilidade

Prevenção é o principal objetivo do sistema de saúde e não pode ser diferente em se tratando da infertilidade; educar a população sobre a importância de entendwer este problema como uma doença que pode ser evitada, além de ser tratável vem sendo o foco da Campanha Preserve a Sua Fertilidade, que chega a sua quinta edição a ser realizada em 16 de setembro no Parque do Ibirapuera. O evento será aberto com uma caminhada pelo parque a partir das 9h30.

A campanha de utilidade pública destinada, principalmente, ao público jovem, baseia-se na iniciativa da Associação Americana de Infertilidade, desde 2003. Sob a coordenação dos especialistas em medicina reprodutiva, Assumpto Iaconelli Junior e Edson Borges Junior, Preserve sua Fertilidade é realizada pela Associação Instituto Sapientiae, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e o Fertility – Centro de Fertilização Assistida, além de contar com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

O público visitante do parque, no próximo dia 16 de setembro, poderá realizar um teste para verificar sua fertilidade, esclarecer dúvidas com especialistas da medicina reprodutiva, das 9 às 15 horas e participar de uma caminhada a partir das 9h30. Borges ressalta que o evento busca conscientizar a população de que algumas decisões e escolhas ainda na juventude podem evitar a infertilidade.

Em todas as edições são realizadas pesquisas que são utilizadas como um importante instrumento para estudos na área. Na última edição, o público respondeu questionários que apontaram o sedentarismo, o cigarro, o álcool e a obesidade como alguns dos inimigos da fertilidade. Dos 1465 entrevistados, representados por 928 mulheres e o restante pelos homens, 63% não praticam exercícios físicos, 35% estão acima do peso, 30% consumem álcool, 12% das mulheres fumam, entre outros hábitos que prejudicam a vida reprodutiva.

A pesquisa aplicada também apontou que 40% das pessoas tentam a gestação sem sucesso há mais de um ano, portanto com infertilidade. Coincidentemente, 63% dos homens e 63% das mulheres enquadraram-se no Fique Atento, uma das categorias de classificação do estudo.

Borges assinala que o resultado demonstra a falta de conhecimento da população, quanto aos fatores que podem comprometer permanentemente a fertilidade. “É muito mais importante informar a população sobre os reais problemas que podem afetar a sua fertilidade do que promover a reprodução assistida como um milagre para a concepção de um bebê”, enfatiza o especialista.

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 180 milhões de casais são inférteis; sendo aproximadamente 40% das causas atribuídas às mulheres e 40% aos homens, sendo que o restante é atribuído a fatores não identificados. “Diferentes estilos de vida interferem na fertilidade dos casais, e mudanças nestes comportamentos podem fazer com que a gestação espontânea seja alcançada, principalmente nos casos de infertilidade sem causa aparente”, destaca o especialista.

Faça sua inscrição para a caminhada pelo site www.sapientiae.org.br e reserve sua camiseta para o dia do evento.

SERVIÇO
CAMPANHA e CAMINHADA Preserve sua Fertilidade
IDEALIZAÇÃO: Associação Instituto Sapientiae e Fertility – Centro de Fertilização Assistida
LOCAL: Parque do Ibirapuera – próximo ao Viveiro Manequinho Lopes
Entrada: Portão 7
DATA: 16 de setembro – das 9 às 15hs
Caminhada – às 9h30




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas