Novidades
Gelatina ajuda a prevenir lesões provocadas por esportes e hidrata a pele

Um item, em especial, ganha importância na alimentação dos atletas: os produtos de origem animal. Isso porque esse tipo de proteína tem diversos benefícios ao corpo. Entre diversos alimentos, a gelatina contém grande parte das propriedades, ajudando, por exemplo, na manutenção do tônus muscular.

Porém, a principal vantagem do consumo da gelatina é mais simples do que se imagina. De acordo com a nutricionista Gláucia Braggion, da Celafiscs – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – a gelatina fornece duas necessidades muito importantes para quem pratica esportes: hidratação e carboidrato. A primeira porque o alimento contém grande quantidade de água, e a segunda porque um atleta necessita de bastante carboidrato para se preparar para exercícios e após, para repor o que gastou. “Se o atleta beber água após um treino, ele pode ter algum desconforto gástrico. Com a gelatina isso não acontece, tornando uma vantagem consumir gelatina para hidratar o corpo”, explica a nutricionista.

A gelatina é obtida pelo processamento do colágeno protéico, especialmente do bovino. Ela contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos - contém 9 dos 10 aminoácidos essenciais para o corpo - fundamentais para a manutenção de ossos e regeneração de algumas articulações.

Esses compostos orgânicos também ajudam na síntese e na renovação do colágeno, responsável por toda a estrutura do corpo. O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos, e é responsável pela cicatrização e regeneração dos tecidos. A gelatina ainda ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, favorecendo na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.

Por causa do colágeno, a gelatina ainda ajuda a tornar a pele elástica e mais firme, evitando a flacidez, além de fortalecer as unhas, cabelos e hidratar a pele, levando à redução das rugas.

A maior vantagem de consumir gelatina como uma das fontes de proteína é o fato de ser isenta de gordura e colesterol, e contém 8 a 15% de água. Ou seja, além de suas propriedades nutricionais e cosméticas, a gelatina também não engorda ainda hidrata o corpo e a pele.

A gelatina pode ser consumida como sobremesa simples, na preparação de pratos doces ou salgados no caso da gelatina sem sabor e gomas. Alguns fabricantes utilizam como estabilizante ou espessante de sorvete, geléia, iogurte, queijo, margarina, alimentos de soja como, por exemplo, sucos. Na fabricação de sorvetes, chocolates e salgadinhos, a gelatina substitui a gordura, sem alterar o sabor.

Veja abaixo uma sugestão de receita de prato doce e salgado com gelatina.

MOUSSE HAVAIANO

1 mamão médio em pedaços
1 melão médio em pedaços
1 gelatina de abacaxi
4 gelatinas sem sabor

Modo de preparo:

Faça a gelatina de abacaxi junto com as gelatinas sem sabor. Deixe esfriar por 5 minutos.

Misture a gelatina com as frutas e coloque em forma arredondada.

Deixe na geladeira por 4 horas.



SALADA GELATINADA DE REPOLHO

½ cabeça de repolho
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
5 gelatinas sem sabor

Modo de preparo:

Faça as gelatinas de forma convencional. Deixe esfriar por 5 minutos.

Misture o repolho picado com os pimentões também picados.

Coloque na forma, adicione as gelatinas.

Deixe na geladeira por 4 horas.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas