Novidades
Saiba como não errar no tradicional queijo e vinho

Especialista dá dicas para sua noite com queijos e vinhos ser mais agradável e divertida

Estamos no inverno e não existe pedida melhor que reunir os amigos em casa para uma festa informal regada a um bom vinho acompanhado de alguns tipos de queijo. Além de ser uma ótima idéia para o frio, esse tipo de reunião tem um baixo custo, pois você mesmo pode preparar as tábuas de frios e as cestas de pães. Quem não tem muito tempo pode, sem sair de casa, comprar tudo pronto, através de casas do ramo especializadas. A organizadora de eventos Flávia Gurgel dá as dicas para não fazer feio na hora de receber os amigos para uma noite de queijos e vinhos.

“Para quem optar por montar as tábuas, vai aqui uma sugestão: combine cores, administre contrates, arrume de uma forma única, para que todos saibam que você teve um cuidado especial”, afirma Flávia. Ela ainda afirma que as possibilidades de combinações são inúmeras e só dependerá de quanto se pretende gastar e das preferências gastronômicas de cada pessoa. Outra dica é usar pratos e tábuas circulares, de madeira, onde podem ser colocados juntos vários tipos de queijos. Para comer, nada de garfo e faca. O queijo deverá ser cortado em pedaços pequenos, e comido com a mão junto com pedacinhos de pão, sem problema algum.

Além dos queijos, frios, torradas e pães (use uma grande variedades tanto de pães como de cestos, deixe alguns inteiros e alguns cortados), você pode servir depois algum caldo. Flávia Gurgel sugere o de mandioquinha, de aspargos ou de cebola. Frutas são um ótimo acompanhamento e deixam a mesa ainda mais bonita. Opte por frutas da estação, como pêra, maçã e uva. Outra dica é colocar bolinhas de manteiga e potinhos de requeijão, cream cheese e geléias. A sobremesa é opcional, mas pode ser chocolates ou bolos.

No quesito bebidas, o ideal é cada um levar um vinho ou você mesmo pode oferecer. Entram aí: champagnhes (para o coquetel), vinho branco (para começar), vinho tinto para o desenvolver da recepção e vinho do porto ou de sobremesa para depois. Gurgel diz que é importante sempre deixar jarras de água à disposição dos convidados e jamais servir refrigerante. Caso algum convidado não seja muito fã de bebida alcoólica, ofereça um suco natural. “Você pode fazer ainda uma sangria, que é mais leve, mais doce e agrada os paladares mais sensíveis”, afirma.

Para saber as quantidades basta fazer o cálculo de 150 a 200g de queijo por pessoa. Já para os pães separe cerca de 150 g por pessoa, além de torradas e outras qualidades de pães, como os mais duros e os suecos. Se, após servir os vinhos e queijos, ainda vai oferecer uma boa e reconfortante sopa então a quantidade de queijo pode baixar para 100g por pessoa. Quanto às previsões para as bebidas o cálculo aproximado é de meia garrafa por pessoa, com uma reserva de uma garrafa para cada oito ou 10 convidados.

Na hora de comprar os queijos, compre dois tipos de queijos suaves (gouda, catupiry ou estepe), dois tipos dos médios (brie, gruyère, emmenthal, cheddar), e dois tipos dos fortes (provolone, parmesão, gorgonzola, roquefort). Acrescente duas ou três pastas também de queijo. “Agora é reunir os amigos e se preparar para uma ótima noite de frio, de preferência, com velas e lareira ligada, ao som de uma música bem gostosa! Bom jantar!”, conclui Flávia.

Serviço:
Flávia Gurgel Organização de Eventos
E-mail: eventos@flaviagurgel.com.br
Site: www.flaviagurgel.com.br




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas