Novidades
Campanha para adolescentes aborda TPM

Campanha "Curtir a vida na dose certa" tem cerca de 25 mil médicos envolvidos
para conscientizar garotas sobre questões do universo juvenil

A Libbs Farmacêutica está dando continuidade à campanha "Curtir a vida na dose certa" em 2006. Desde o mês de Abril, estão sendo distribuídos 250 mil folhetos sobre diversos temas ligados ao universo juvenil. Como na fase anterior, cerca de 25 mil ginecologistas recebem material e auxiliam na conscientização das pacientes adolescentes. Com abrangência nacional, a campanha teve início em 2003 e visa orientar sobre cuidados com o corpo. Nesta fase, a campanha aborda a síndrome pré-menstrual, a famosa TPM.

A idéia de trazer esse tema para a campanha surgiu devido à alta incidência de TPM entre as mulheres. Segundo a médica ginecologista do Hospital das Clínicas, de São Paulo, Dra. Arícia Giribela, “cerca de 60% das mulheres em idade fértil apresentam sintomas relacionados ao período pré-menstrual. Dessas, cerca de 8% sofrem de sintomas graves que, muitas vezes, levam-nas a se afastar do trabalho e até mesmo, isolamento do convívio social e familiar”. A TPM surge geralmente cerca de dez dias antes do período menstrual e costuma desaparecer com a menstruação.

Mais de 150 sintomas físicos e emocionais desse mal já foram descritos. A Dra. Arícia afirma que “os sintomas mais comuns são: inchaço, dor nas pernas, dor nas mamas, irritabilidade, insônia, cólicas e mudança de apetite e humor”.

Acredita-se que a Síndrome Pré-Menstrual seja decorrente de influências hormonais normais do ciclo menstrual no sistema nervoso central. A falta de vitamina B6, cálcio ou zinco também pode ser responsável pela TPM. Alguns estudos mostram que fatores sociais e culturais também podem provocar a Síndrome. Ela ocorre com mais freqüência em mulheres com histórico familiar de TPM ou de depressão pós-parto.

Existem muitas formas de melhorar a TPM. O correto é procurar o seu ginecologista e ver qual é o melhor tratamento para cada caso. Como a tensão pré-menstrual está relacionada ao ciclo menstrual e ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar com o uso de anticoncepcionais orais. “Estudos demonstram que o uso contínuo de contraceptivos hormonais (em que a mulher toma o anticoncepcional sem pausa) diminui os sintomas da TPM, principalmente naqueles casos relacionados à pausa do contraceptivo. Podemos indicar também antidepressivos para tratar os sintomas com predomínio emocional”, explica a Dra. Arícia.

É possível evitar ou diminuir os sintomas da TPM com alguns cuidados:

•Redução de sal, cafeína, açúcar, gordura, álcool e cigarro.
•Prática de exercícios com regularidade
•Diminuição do stress
•Manutenção de sono regular (oito horas diárias)
•Dieta rica em carboidratos e cálcio




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas