Novidades
Curso de postura

Curso de Postura evita o Cansaço

Instituto Affonso Ferreira alerta para os males da má postura combatendo o stress e a fadiga diária


Dores de cabeça e nos ombros tornaram-se comuns. À tarde, são as pernas e as costas que incomodam. As cãibras começam a aparecer e, no geral, a sensação de cansaço. Se você apresenta um ou mais desses sintomas no final do dia, é bom prestar atenção no seu corpo e na sua postura. Muitos desses desconfortos podem ser conseqüência de uma forma errada de movimentar-se ou de ficar parado, em pé ou sentado. Pensando nisso, o Instituto Affonso Ferreira oferece aos seus pacientes um curso de postura com intenção de proporcionar uma melhor qualidade de vida e diminuir o número de atendimentos e sessões de fisioterapia.

Nas aulas, o paciente vai saber como é formada a coluna e o que pode causar dor. Aprenderá, ainda, que deverá cuidar de sua postura ao se sentar, andar, dormir e até como se vestir. Recebe ainda uma lista de exercícios para casa, que deve ser realizada regularmente. Durante o programa, é feita uma avaliação individual - com questionários que são reaplicados depois de três meses e um ano – com o objetivo de avaliar e observar se o retorno desses pacientes vai diminuindo a cada avaliação. As orientações posturais, associadas aos exercícios de alongamento e relaxamento, reduzem de maneira significativa a sensação de desconforto/dor, músculo-esquelética, apresentadas pelos participantes do programa. A maioria dos pacientes apresenta uma melhora e tenta, ao longo do tempo, mudar os hábitos.

"O estresse está diretamente ligado à fadiga mental e corporal, comuns quando as pausas e o ritmo natural do corpo não são respeitados", afirma a médica fisioterapeuta Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques, do Instituto Affonso Ferreira, de Campinas.

“Desde que assumiu a postura ereta, o maior desafio do homem tem sido ficar em pé sem forçar sua estrutura óssea ou articulações”, diz Sylvia. Entre as causas mais comuns de incapacidade física, temos as dores nas costas. Quatro, em cada cinco pessoas, vão passar por uma crise dessas durante a vida. Depois do resfriado simples, a lombalgia (dores na região lombar da coluna) é a causa mais comum de perda de dias de serviço em pacientes abaixo de 45 anos.

Sobre a Escola de Postura

Originalmente denominada "Back School", a Escola de Postura é um método de treinamento postural utilizado na prevenção e tratamento de pacientes com dor lombar, composto de informações teórico-educativas, contendo prática de exercícios terapêuticos para a coluna. Desde sua criação, em 1969, na Suécia, foram surgindo algumas modificações na forma de aplicação e nos parâmetros de avaliação em diferentes locais onde é adotada, para melhor adaptação de cada realidade. Porém, sem se desvincular do seu fundamento principal, que é a compreensão da relação da dor com o aumento de tensão mecânica na realização das atividades da vida diária. Para isso, os programas de "Escola de Postura" incluem os seguintes aspectos: noções de anatomia e fisiologia básica da coluna; epidemiologia e fatores causadores da dor lombar; informações sobre como reduzir a intensidade e freqüência da dor lombar com modificação da postura nas atividades da vida diária e o valor dos exercícios para manutenção de uma coluna saudável.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas