Novidades
Durma bem para viver melhor

Ed. Melhoramentos lança um guia para compreender e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do sono

Obra reúne diversas explicações, de uma forma simplificada, sobre o mais importante mecanismo de recuperação dos homens: o sono.

Muitas pessoas desconhecem a importância que o sono tem em nossas vidas. É por meio desse merecido descanso diário que garantimos a qualidade de nossa saúde mental e física. O autor e médico, Gerard T. Lombardo, pesquisou a fundo o assunto devido ao seu trabalho no Centro do Sono do New York Methodist Hospital e reuniu informações essenciais para as pessoas entenderem mais sobre o sono. A medicina do sono é algo recente, mas diversas pessoas buscam respostas para descobrir um jeito de viver melhor.

Você sente cansaço ao acordar? Algumas vezes sua boca fica seca durante a manhã e você sente dores de cabeça? Já reclamaram da altura do seu ronco? Com certeza, você deve procurar um médico para entender sobre os distúrbios do sono. O que é isso? Os distúrbios do sono, conhecidos como parassonias, podem ser hereditários ou provocados por alguma mudança repentina na vida da pessoa. Muitas coisas podem influenciar – divórcio, casa nova e mudança de emprego, entre outras coisas, podem causar insônia. As pessoas que não descansam durante a noite, muitas vezes passam noites em claro seguidas, convivem com o cansaço e estresse do dia-a-dia.

Se passamos um terço de nossas vidas dormindo, com certeza esse descanso é para sermos mais felizes e produzirmos mais em nossas atividades. A famosa frase ‘Você é o que come’ pode servir também para o sono, e se ‘Você é o que dorme’ é preciso avaliar se o sono influencia a sua qualidade de vida. O sono tornou-se uma necessidade para todas as formas de vida animal superiores, como a fome e a sede. A hora de ir para cama precisa acontecer como um ritual – dormir quando se está com sono, relaxar, não levar os problemas para a cama e nem cultivar hábitos que podem atrapalhar a tranqüilidade da noite, como assistir tevê.

Os perigos da falta de sono podem atingir não apenas os adultos, mas as crianças estressadas que estudam o dia todo, fazem aulas de idiomas, não praticam esportes e gastam um tempo excessivo em frente ao computador. Além de ser uma ameaça à vida de outras pessoas e os números de mortes nas estradas devido a motoristas que adormecem ao volante não deixam dúvidas.

Logo no início do livro, o autor apresenta um teste para as pessoas assinalarem alguns problemas que podem ocorrer, como cansaço ao dirigir, dores nas pernas, ganhos de peso e mudanças de humor. O entendimento desses distúrbios do sono pode ajudar as pessoas a melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Um dos fatores delicados de pessoas que sofrem de distúrbio do sono é o ronco. Quando eles são altos, seguidos por pausas na respiração, podem ser um problema chamado Síndrome de Apnéia Obstrutiva do sono (SAOS). Antigamente, o ronco era visto como um barulho que incomodava as esposas, mas os médicos descobriram que a apnéia pertence a lista de doenças como tabagismo, alcoolismo, obesidade e estão relacionadas a depressão, infartos, diabetes e hipertensão.

A medicina do sono é algo novo para as pessoas e reúne psiquiatras, psicólogos e neurologistas que contam com a ajuda de profissionais como pneumologista, otorrinolaringologista, alergistas, nutricionistas, cirurgiões bariátricos, ortodontistas, cardiologistas, pediatras e gastroenterologistas. Tudo isso, para melhorar a qualidade do sono dos pacientes.

A pesquisa mais recente sobre o assunto, realizada pela Louis Harris and Associates para a National Sleep Foundantion (NSF), mostra que muitos adultos nos EUA, quando possuem parassonias, apresentam dificuldades de se concentrar, lidar com o estresse e tomar decisões. Alguns possuem até dificuldades para ouvir as pessoas. Um dos fatores interessantes desta pesquisa é a perda de dinheiro e produtividade que as empresas apresentam se os funcionários não descansam durante a noite.

Durante toda a vida necessitamos de um período certo de sono. Os bebês e as crianças dormem menos que os adultos, pois eles estão em fase de crescimento. Esse sono ‘leve’ é chamado de movimento rápido dos olhos (REM). Os adultos já precisam de um período maior de tempo, chamado o ‘sono de beleza’, para que todas as células de tecidos, que sofrem esgotamento no decorre de nossas vidas possam ser recuperadas.

No final do livro existem ‘diários do sono’ para todos os perfis de pessoas que trabalham durante o dia e à noite, crianças, idosos, onde o leitor pode analisar todo o seu ciclo do sono e colocar em prática as dicas do autor.

Sobre o autor

Dr. Gerard T. Lombardo é chefe da equipe de pneumologistas e diretor-fundador do Centro do Sono do New York Methodist Hospital. Há 15 anos, o autor dedica-se aos estudos da medicina do sono e é professor assistente no Medicine at Weill Medical College of Cornell Medical Center.

Serviço:

Durma Bem para Viver Melhor

De Gerard T. Lombardo ; 13,5X20,5 cm; 369 págs.; R$39,00; Editora Melhoramentos




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas