Novidades
Brasileiros mais PESADOS

Pesquisa do IBGE revela que mais de 40% dos brasileiros estão acima do peso ideal e cerca de 10% da população é obesa

Março, 2007- Nas últimas décadas, o estilo de vida ganhou avanços importantes para facilitar o dia-a-dia do homem moderno. Tecnologia, conforto e praticidade ditaram as regras do jogo, mas junto com os benefícios, vieram também alguns problemas relacionados à vida moderna, principalmente nos grandes centros urbanos. Sedentarismo e maus hábitos alimentares são hoje algumas das principais causas do aumento da obesidade no mundo. No Brasil não é diferente. Segundo a última pesquisa do IBGE, 40% dos brasileiros adultos estão acima do peso e mais que 10% da população é obesa. A cidade com maior índice de excesso de peso é o Rio de Janeiro. A capital do churrasco, Porto Alegre, ficou logo atrás com 47% de pessoas acima do ideal.

A questão da obesidade no mundo é preocupante e tornou-se, nos últimos anos, um dos maiores problemas de saúde pública. O excesso de peso é considerado doença crônica e fator de risco para várias outras moléstias como problemas do coração, diabetes e câncer. Segundo os pesquisadores, as principais causas do aumento de peso são o alto consumo de alimentos gordurosos e a falta de atividade física. A média diária de consumo de frutas e hortaliças está abaixo do recomendado, que é 400 gramas ou, aproximadamente, cinco porções diárias. Em algumas capitais, o consumo de carne gordurosa também foi considerado alto.

A medicina preventiva tem hoje papel fundamental para evitar as doenças relacionadas ao excesso de peso. Pessoas que têm propensão à obesidade devem adotar hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada com menor consumo de alimentos gordurosos, exercícios físicos regulares e procurar um especialista. Perder de 5 a 10% do peso melhora os fatores de risco, diminui a pressão arterial, as taxas de glicose e o colesterol, além de trazer outros benefícios para a saúde. Alguns medicamentos também auxiliam na perda de peso, mas devem ter acompanhamento médico. O Xenical (orlistate), por exemplo, é útil por atuar especificamente no intestino bloqueando a absorção de 30% das gorduras ingeridas e auxilia na reeducação alimentar.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas