Novidades
Peixe bom ou ruim na peixaria ou na feira

A PRO TESTE visitou 18 pontos de venda de peixe fresco e aconselha ser cuidadoso na hora da compra.

Com a aproximação da Páscoa, quando o consumo do peixe aumenta todo cuidado é pouco na escolha do produto fresco para não comprometer a saúde. A PRO TESTE analisou as condições em que os peixes frescos são oferecidos aos consumidores. Dos 18 peixes analisados, quatro estavam ruins. As temperaturas dos pontos de venda estavam elevadas o que compromete a qualidade do produto. Apenas dois estabelecimentos vendiam seus peixes na temperatura ideal, em torno de 4ºC. Dois hipermercados e uma peixaria venderam peixes contaminados por microorganismos potencialmente perigosos à saúde. Em duas peixarias de São Paulo (Angélica e Pacífico) foram encontrados peixes sendo vendidos em temperaturas acima dos 13ºC.

Nas análises laboratoriais, foram encontrados coliformes fecais no produto vendido pelos Pescados Iguatemi, o que denota uma falha de higiene. Além disso, havia listéria (nos peixes vendidos pelo Carrefour da Saúde e Peixaria Uo-Katsu) e salmonela (Carrefour da Vila Andrade), ambos microrganismos passíveis de causar infecções e intoxicações alimentares. Porém, diante dos resultados encontrados em estudos com peixes frescos realizados por associações de defesa do consumidor na Europa, os resultados foram considerados bons, devido à perenidade desse alimento.

Foram visitados seis hipermercados, cinco barracas de feira livre, cinco peixarias e dois supermercados na cidade de São Paulo. O intuito era checar as temperaturas em que a corvina e a pescada, os peixes mais consumidos pelos brasileiros (segundo o IBGE), estavam sendo vendidos, assim como traçar um cenário de frescor e de higiene desses peixes.

Uma das principais causas da degradação dos peixes frescos é a contaminação por bactérias que se multiplicam rapidamente em temperaturas altas. O ideal seria que os peixes fossem vendidos em torno de 4°C. Em temperaturas abaixo de zero, eles congelam. Em temperaturas mais altas, estragam.

Como também foram encontrados peixes muito bons em todos os canais de venda, esta é uma comprovação de que os estabelecimentos podem manter os rigorosos padrões e controle e de higiene, mesmo vendendo um alimento perecível como o peixe. Basta querer.

Quanto aos preços, a pesquisa constatou que a pescada custa, em média, o dobro da corvina. As peixarias vendem os peixes mais caros, enquanto as feiras livres os mais baratos.


Veja as dicas da PRO TESTE dicas para ajudar na escolha do peixe.

O peixe fresco, mesmo, quase não tem cheiro. Preste bastante atenção aos aspectos visuais.

- Atenção com a limpeza aparente do local. Cheque sempre se o vendedor está usando luvas ao manipular os peixes, se o ambiente está limpo e livre de moscas.

- Veja também se ele está bem acondicionado, com um pouco de gelo em cima e bastante embaixo. O gelo ajuda a manter o peixe saudável por mais tempo.

- O peixe fresco tem olhos saltados e brilhantes, assim como sua pele.

- Suas guelras são bem vermelhas e seu corpo é rijo e elástico ao toque.

- As escamas não soltam facilmente e quase não tem cheiro.

- Não compre filé de peixe, pedaços ou postas que tenham sido cortadas com muita antecedência. Além disso, a carne não deve estar ressecada ou sem cor, e os ossos devem estar bem presos.

- A limpeza começa com escamação. Para tal, coloque o peixe sobre uma tábua ou sobre a pia e segure-o firmemente pelo rabo. Raspe as escamas com um escamador ou com o lado cego de uma faca, partindo do rabo em direção à cabeça. A região perto das nadadeiras exige um pouco mais de cuidado.

- Repita este procedimento até que não sobre nenhuma escama sobre o peixe. Depois, lave-o bem com água fria.

- O passo seguinte é retirar as vísceras. Faça isso com as mãos e não se esqueça de lavar bem o peixe em água fria outra vez para assegurar que não ficou nada indesejado.

- Por fim, seque-o com toalhas de papel. Se quiser, corte em filés ou postas.

- Cozinhe em até 24 horas. Guarde o peixe folgadamente embrulhado na geladeira e cozinhe-o dentro de 24 horas. A única exceção é para os peixes comprados congelados, que podem ser mantidos no congelador ou no freezer por mais tempo.

Congelar e descongelar

- Se você comprar um peixe fresco e não quiser consumi-lo em até 24 horas, congele-o. Nunca congele de novo um peixe já descongelado.

- Você pode guardar filés e postas de peixes magros por até seis meses; filés e postas de peixes gordos por três meses, assim como peixe à milanesa comprado pronto (não congele peixe à milanesa feito em casa). Se você tiver somente o congelador da geladeira, esses tempos deverão ser bem reduzidos.

- Para descongelar, a melhor maneira de fazê-lo é deixando-o na geladeira até que os filés possam ser separados facilmente. Nunca o descongele em temperatura ambiente, pois pode estragar. O peixe à milanesa pode ser frito ainda congelado.

- Em muitos casos, o peixe também pode ser cozido ainda congelado, mas lembre-se que, nesse caso, o preparo será mais demorado. O peixe descongelado deve ser bem escorrido, enxuto com toalhas de papel e consumido imediatamente.

Como o frescor dos peixes depende muito das condições de conservação, a PRO TESTE disponibiliza eu seu site (www.proteste.org.br) um vídeo mostrando como melhor escolher o peixe para ir para a mesa nessa Páscoa.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas