Novidades
Alongamento ósseo revolucionário chega ao Brasil!

Instituto Affonso Ferreira aplica nova técnica no Brasil

Alongamento Ósseo com Haste Intramedular Expansível é menos invasivo e reduz tempo de recuperação


O Instituto Affonso Ferreira (IAF), conceituada clínica especializada em tratamentos ortopédicos, com sede em Campinas/SP, é a primeira a trazer para o Brasil uma técnica revolucionária de alongamento ósseo com haste intramedular expansível. O método, considerado minimamente invasivo e de pequena morbidade, substitui as técnicas tradicionais de alongamento ósseo que, em muitos casos, provocam conseqüências como traumas psicológicos e rigidez articular, além de longos períodos de tratamento.

A primeira cirurgia no Brasil utilizando o novo método, que foi liberado somente este ano pela Federal Drugs Administration (FDA), será realizada pelo médico ortopedista e especialista em traumas do Instituto Affonso Ferreira, Everson de Oliveira Giriboni, em 27 de dezembro, às 08h, no Centro Médico Campinas, que está localizado na Rua Edilberto Luiz Pereira da Silva, 150, na Cidade Universitária, em Campinas. A nova técnica beneficiará a auxiliar de cozinha Irene da Silva Matos, da cidade de Catanduva (SP), que há 14 anos convive com o drama de já ter passado por quatro cirurgias em sua cidade e ainda possuir uma das pernas 6,5 centímetros mais curta.

“O IAF, até então, havia desenvolvido uma técnica, conhecida como alongamento em Z, que já significava um grande avanço para este tipo de cirurgia, que antigamente contava com dois ou três anos de tratamento”, conta Giriboni. Os traumas gerados pela técnica antiga, principalmente os sociais, são enormes devido à aparelhagem que o paciente é obrigado a usar diariamente que, além de machucar o corpo, prejudica a aparência.

Por meio desse novo método, desenvolvido pela empresa italiana Orthofix, a cirurgia é mais rápida e o paciente fica sujeito a um tempo muito inferior de internação. Por ser minimamente invasiva, são feitos apenas três pequenos cortes na perna do paciente, por onde é colocada a haste intramedular expansível, conhecida como ISKD. Este equipamento é então programado para expandir 1mm por dia, num total de até 8 cm, de acordo com a necessidade do paciente.

“Como o alongamento é lento e controlado, o paciente não sofre traumas e não tem de usar aparelhos externos”, comenta Giribone. “Por meio de um computador de mão, podemos também verificar o quanto a haste está expandindo e saber exatamente o momento em que ela completa o processo”, explica.

O procedimento já é um dos grandes destaques dentre os tratamentos do Instituto Affonso Ferreira e já desperta o interesse de um grande número de pacientes. A técnica permite o alongamento ósseo de pessoas que sofreram traumas em acidentes ou mesmo para quem quer aumentar sua estatura por questão estética. “Temos muitas cirurgias marcadas e a tendência é de que este procedimento substitua os demais em pouco tempo”, conclui o médico ortopedista.

Esperança

Irene da Silva Matos, hoje com 36 anos, ainda guarda na memória o acidente de moto há 14 anos, que mudou radicalmente sua vida. Ela, que era carona de uma amiga, sofreu fratura exposta quando a moto na qual estavam atropelou um cachorro. Na primeira cirurgia, Irene ficou com o aparelho durante nove meses em uma cadeira de rodas. “O médico resolveu tirar o aparelho e o osso não havia colado e tive que começar tudo novamente”. Desde então já foram outras três cirurgias e a utilização de dois aparelhos que lhe causaram muito sofrimento.

“Sou obrigada a usar um dos sapatos com salto de 6,5 cm. Ele vai se desgastando, vou pisando torto e minha coluna dói muito também”, diz. “Agora tenho muita esperança nesta nova cirurgia em Campinas. A equipe médica do Instituto Affonso Ferreira me mostrou as vantagens e tenho certeza de que tudo sairá bem”, conclui. A cirurgia e o tratamento de Irene serão custeados por um plano de saúde.

Especialidades do IAF

Com vasta experiência no tratamento de fraturas e seqüelas, o instituto é um Centro de Referência Nacional para a reconstrução de fraturas graves com perdas ósseas e/ou com infecção associada.

Já para o tratamento de osteoporose, artrose, escoliose, osteoartrite, neurite, dores no pescoço, nas costas e lombar, o IAF oferece as últimas novidades em drogas específicas, além de uma equipe de profissionais formada por médicos e fisioterapeutas especializados.

Além disso, o centro disponibiliza aos pacientes serviços de ortopedia pediátrica, medicina do esporte, cirurgia e microcirurgia de mão, artroscopia, artroplastia de quadril, joelho, cotovelo e ombro e tratamentos psicológicos, com uma estrutura física e humana especializada para dar o melhor atendimento ao paciente e para reabilitá-lo, procurando uma melhoria constante na qualidade de vida.




Veja mais

Dermacyd® pro.bio lança embalagem especial e promove ação pela saúde íntima feminina

Biscoitos e waffers zero açúcar e isentos de lactose são opções para as lancheiras

Marca de pães saudáveis lança Panetones!

Lançamento de KITS PERSONALIZADOS para momentos especiais!

Japonês Gourmet: Manihi Sushi



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas