Novidades
Light, Diet ou Zero: nova determinação da Anvisa para rótulo de alimentos!

Light, Diet ou Zero, qual a melhor opção? Nova determinação da Anvisa para rótulo de alimentos promete facilitar a escolha do cliente pelo produto adequado


Refrigerante zero, pão light, chocolate diet. Nas prateleiras dos supermercados, opções de produtos e denominações é o que não faltam - o que pode deixar qualquer pessoa com dúvidas na hora de escolher a alimentação mais adequada e saudável.



Afinal, qual deles não contém gordura, açúcar, e ajuda a emagrecer?

Para facilitar na escolha do produto ideal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou que desde 1º de janeiro, todos os fabricantes de alimentos devem cumprir as novas regras para embalagens. Entre as exigências, é que os valores calóricos por porção consumida estejam no rótulo. Isso porque, muitas embalagens continham apenas o valor energético do total oferecido e não de quantidades pequenas consumidas.


De acordo com a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Rosangela Teodorovicz, é importante que o consumidor leia com atenção as informações nutricionais contidas nos rótulos e compreenda a diferença entre os produtos existentes no mercado – diet, light ou zero.



Diferença entre Light e Diet

A nutricionista explica que os alimentos light, clique aqui possuem redução de 25% no valor calórico ou na quantidade de algum ingrediente em relação ao original, como gorduras, açúcares ou sódio. “É por isso que para quem deseja emagrecer, os produtos light são os mais indicados”, afirma.

Já os alimentos diets, clique aqui são isentos de determinados ingredientes em sua composição. “São recomendados para pessoas com dietas diferenciadas ou opcionais”, orienta a nutricionista. Entre as dietas, estão as que precisam de alimentos que eliminam ou substituem algum componente, como o açúcar – no caso dos diabéticos, o sal – para hipertensos, o glúten – para os celíacos ou a gordura – para quem tem colesterol alto.

É por isso que alimentos diets que substituem o açúcar por gordura – como o chocolate dietético não devem ser usados por quem quer perder peso. “Observa-se que tanto um produto diet quanto light podem apresentar diferença na quantidade de qualquer um dos nutrientes, porém no produto diet não há obrigatoriamente redução do valor energético, já no light sim”, destaca.



Produtos Zero

A atribuição zero, clique aqui é utilizada ao produto “Não Contém”. Ele indica restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Um exemplo de alimento zero são os sucos que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original. “Por isso, podem ser consumidos tanto por uma pessoa que quer perder ou manter o peso, quanto por um diabético”, afirma Rosangela.



Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas