Novidades
Dessensibilização alimentar torna-se esperança para os alérgicos

03/02/2014



Um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet mostra que um grupo de médicos conseguiu dessensibilizar crianças alérgicas a amendoim fazendo-as ingerir pequenas doses deste alimento.

Depois de seis meses de tratamento, elas toleraram doses diárias de 800 mg de amendoim em pó, o equivalente a cinco amendoins, o suficiente, segundo especialistas, para salvar uma vida em caso de ingestão acidental.

O Dr. Fábio Morato Castro, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e supervisor do Serviço de Dessensibilização do Hospital das Clínicas de São Paulo, conta que esse tratamento já está disponível no HC. “Nós temos critérios para a realização do tratamento que, basicamente, consiste na importância do alimento e nos acidentes causados pelo desconhecimento de onde ele é encontrado. Por exemplo, o leite é muito importante, muito mais do que o camarão, e ele pode estar presente em diversos alimentos, sem a pessoa saber”, comenta.

A técnica, que promete combater significativamente o problema que atinge 8% das crianças e 2% dos adultos, no Brasil, é também conhecida como Imunoterapia Oral e é realizada com a ingestão do alimento alergênico causador, com o objetivo de tornar o organismo mais tolerante à substância.

O tratamento é realizado entre 12 e 15 sessões. No início, o alimento é diluído e começa a administração oral do extrato alimentar, em pequenas quantidades, que vão aumentando, progressivamente, até uma porção habitual, ou seja, uma refeição comum.

Dr. Castro explica ainda que há dois caminhos para prevenir uma reação alérgica alimentar, seja pelo amendoim ou qualquer outro alimento. “O primeiro é evitar a ingestão, nem sempre possível, e o outro é a dessensibilização, que induz à tolerância”.



Veja mais sobre ALERGIA em nossas colunas de:

3) Alergia e Saúde com Dr. Luis Felipe Ensina






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas