Novidades
12 questões sobre Rinite Alérgica

24/01/2014



É tempo de verão, a estação mais quente do ano. Durante essa época, as altas temperaturas predominantes fazem com que as pessoas busquem alternativas para se refrescar, como praia, piscina e ar-condicionado, mas também se tornam incômodos para alguns, por causa das reações alérgicas, também chamadas de alergias sazonais. São diferentes os motivos, mas as principais causas estão relacionadas ao aumento da circulação de poeira e do pólen das flores, ao uso de veneno para mosquitos e à falta de manutenção de aparelho de ar condicionado.
A alergia não é uma doença no sentido típico. Na realidade, trata-se de uma resposta do organismo, que não tolera contato com determinados produtos físicos, químicos ou biológicos, que reage, de forma exagerada, a uma ou mais substâncias aparentemente inocentes que, quando inaladas, ingeridas ou por contato com a pele causam irritabilidade.

Em épocas de altas temperaturas, a polinização das plantas ocorre com mais intensidade, principalmente em dias com vento e ensolarado, o que faz com que os grãos de pólen se concentrem em mais quantidades no ar. O mesmo acontece com o acúmulo de poeira. Por isso, o pneumologista pediátrico e diretor do serviço de Pneumologia Pediátrica do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Laerte Costa Alberton, alerta que quem sofre de rinite, asma, bronquite e outros problemas respiratórios precisa ter cuidado dobrado nesse período. “Quando o pólen ou poeira entra nas vias nasais, os sintomas das doenças respiratórias (espirros, coriza, falta de ar e congestão nasal) se manifestam. Além disso, a alergia a estes aerodispersíveis também pode provocar coceira e vermelhidão nos olhos, sinais da conjuntivite alérgica”, explica.


O problema com a umidade
“O aumento acima de 60% da umidade ambiental favorece os ácaros e, consequentemente, o aparecimento de sintomas de rinite e asma”, diz o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria. “Por isso, abandone o uso de umidificadores, toalhas molhadas e baldes com água nos ambientes, por mais secos que pareçam”, ressalta o biomédico.

O melhor a fazer é ventilar a casa o máximo possível e beber água em abundância. “As pessoas não bebem água como deveriam. Bebem apenas quando estão com sede. Mas a sede é um pedido desesperado do organismo. O ideal é tomar água antes que ela surja”, ensina Dr. Bactéria. Uma boa maneira de determinar a ingestão diária recomendada de água é dividir o peso de cada um por 30. Assim, uma pessoa de 70 quilos precisa de 2,3 litros de água por dia.

O problema da umidade nos ambientes internos, prossegue Dr. Bactéria, é que ela serve de alimento para os ácaros. Aliados à poeira doméstica, índices de umidade acima de 60% favorecem a reprodução de ácaros, cujas fezes acabam indo parar em cortinas, itens de vestuário, travesseiros e colchões, podendo ser inspiradas por qualquer um. A inalação das fezes dos ácaros pode causar processos alérgicos.


A alergia mais comum

Entre os tipos mais comuns de alergia está a rinite alérgica, que afeta até 20% da população - segundo o estudo norte-americano Allergic Rhinitis and Its Impact on Asthma (ARIA) - e tende a ser crônica, ou seja, se manifesta com crises frequentes. Por ser uma resposta inflamatória da mucosa que reveste o nariz toda vez que ela entra em contato com os agentes alérgenos, a rinite alérgica tem apresentado uma alta incidência nas últimas décadas, por ser influenciada por fatores como poluição, moradia, vida sedentária, ambientes com ar condicionado, entre outros fatores.


“Existem indivíduos, adultos ou crianças, que apresentam rinite alérgica durante o ano todo e outros cujas manifestações se concentram em determinadas épocas”, revela Dr. Julio Miranda Gil (CRM-SP 112.071), otorrinolaringologista, especialista em cirurgia plástica facial, Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) e Médico Colaborador do Grupo de Cirurgia Plástica Facial do Hospital das Clínicas.


Entrevistamos o Dr. Julio Gil para falar das causas, sintomas etratamentos Confira abaixo e tire suas dúvidas:


1.O que é rinite alérgica?
Muitas pessoas acham que rinite é o mesmo que rinite alérgica, porém existem vários tipos e diferenças entre elas. O mais comum nos casos crônicos é a rinite alérgica. Em primeiro lugar, define-se como rinite a presença, em um paciente, com sintomas de coriza, espirros, coriza hialina (secreção transparente) e obstrução nasal. Nos casos, já diagnosticados de rinite, dividimos em dois subgrupos: alérgica e não-alérgica.

A rinite alérgica tem como característica uma inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face com a presença de eosinófilos (um tipo de glóbulos brancos) e IgE (um tipo de Imunoglobulina).

A não alérgica pode se apresentar de diversas formas porém sempre com a mesma inflamação da mucosa e com a presença de neutrófilos, ao invés de eosinófilos e ausência de um aumento de IgE.


2.Quais os tipos mais freqüentes?
A rinite alérgica pode ser basicamente:

1. sazonal (intermitente) - sintomas presentes por menos de 4 dias por semana –

2. persistente - sintomas presentes por mais de 4 dias na semana.


Pode ser dividida também em:
- Leve, quando os sintomas atrapalham, mas não incomodam muito nas seguintes áreas: sono, atividades diárias, lazer e esporte, escola ou trabalho;
- Moderada a Severa, quando os sintomas incomodam muito nas áreas afetadas.


3. Ela é contagiosa ou hereditária?
A rinite alérgica nunca é contagiosa. Normalmente, existe uma história familiar de rinite, ou seja, é hereditária. Por exemplo, quando os pais têm rinite alérgica, o filho tem 80% de chance de ter rinite alérgica também. Pode também estar relacionada com baixo nível socioeconômico, como condições precárias de moradia.


4.Quais os principais sintomas?
Coriza, espirros, coriza hialina (secreção transparente) e obstrução nasal são os mais comuns, porém, podemos ainda observar lacrimejamento, hiperemia conjuntival, além de perda do olfato e do paladar, congestão em face, halitose e tosse.


5.Numa crise de rinite, algumas pessoas também sofrem com irritação nos olhos. Por que isso ocorre?
Porque a mucosa que envolve todo o nariz e os seios da face se comunica com a mucosa dos olhos. Sendo assim, o nariz é a porta de entrada, porém a alergia ocorre em todos estes lugares.


6. Por que ela fica mais intensa em alguns períodos do dia, como manhã e noite?
Em geral, os pacientes que têm uma piora de dia e à noite são aqueles que estão expostos a algum alérgeno (algo que desencadeia os sintomas) em sua casa, como pó, pelo de animal, fungos (umidade), dentre outros.


7.Quais fatores orgânicos que influenciam no seu desenvolvimento?
Os estudos científicos ainda são inconclusivos em relação a isso. Em geral, o desenvolvimento de rinite alérgica se deve basicamente a hereditariedade e exposição a alérgenos.


8. Quais os agentes externos que pioram os quadros de rinite?
Há várias substâncias que desencadeiam a rinite alérgica. Os mais comuns entre são os ácaros, fungos, pólen, saliva e secreções de cães e gatos e, ainda, resíduos de insetos. Outras substâncias como, poluentes e tabaco, deixam o nariz mais sensível e susceptível a crises alérgicas.


9.Como prevenir? Quais os tratamentos mais indicados?
Prevenção sempre é o melhor remédio, portanto as orientações são:
- retirar de casa tapetes, carpetes, cortinas, bichos de pelúcia, livros e tudo que não for de uso constante. O quarto tem que ter o mínimo de coisas possível;
- procurar morar em locais onde os dormitórios sejam ensolarados e onde bata sol durante o dia. Nesta hora é sempre bom deixar a janela aberta para arejar o ambiente;
- nunca passar a vassoura, usar somente pano úmido e/ou aspirador;
- não ter animais de estimação - cachorro, gato, periquito, papagaio, etc. Se não houver outra opção, dê banhos semanais e evite, ao máximo, o contato direto e a circulação nos dormitórios. Dar preferencia àqueles que não soltam pêlo;
- Evitar áreas de umidade ou mofo, pois elas podem ser a causa de todo o problema;
- usar edredon ao invés de cobertor;
- não usar roupas de lã. Dar preferência a materiais sintéticos ou de algodão.

Sempre tentamos o tratamento mais simples possível em cada situação, mas cada caso deve ser avaliado individualmente, para que a terapia prescrita seja adequada ao perfil do paciente. Dentre as opções existem: lavagem nasal com soro fisiológico; sprays nasais de corticóide; antihistamínicos orais ou nasais; antileucotrienos; corticóides orais e vacina sublingual ou subcutânea.


10. Os sintomas da rinite tendem a piorar em pessoas que possuem alterações anatômicas nasais, como desvio de septo?
Pacientes que têm rinite e desvio de septo costumam se queixar mais de nariz entupido do que os outros, podendo precisar de cirurgia para correção. Outras alterações anatômicas podem predispor a sinusite crônica e de repetição quando associadas à rinite alérgica.


11. Uma pessoa que tem rinite e trabalha num ambiente com ar condicionado constante deve manter que atitudes para evitar uma crise alérgica?
Deve realizar, pelo menos duas vezes ao dia, a lavagem do nariz com soro fisiológico, além de tomar muito cuidado com variações bruscas de temperatura. Outra atitude inteligente é manter recipientes com água espalhados no ambiente, evitando assim que o ar fique muito seco.


12. A rinite pode evoluir para uma sinusite? Por que?
O termo atualmente usado para rinite é o de rinossinusite alérgica, uma vez que o nariz e os seios da face são cobertos pela mesma mucosa e ficam acometidos da mesma maneira pela alergia. A sinusite que é conhecida de muitos pode ser tanto esta sinusite alérgica causada pelo quadro de rinite ou, ainda, pode ser uma sinusite bacteriana crônica causada por uma rinite que não foi tratada adequadamente - ocorreu um acúmulo de muco nos seios da face, que foi colonizado por bactérias. Neste caso, deve ser realizado um tratamento específico para a sinusite e depois um controle da rinossinusite alérgica.



Veja mais sobre Otorrinolaringologia, Alergias e Saúde em:

Otorrinolaringologia com Dr. Mauricio Kurc


Alergia e Saúde com Dr. Luis Felipe Ensina




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas