Novidades
Calor pode trazer benefícios físicos a quem tem dores crônicas

20/01/2014



Clima do verão é melhor para o paciente em comparação ao frio; confira a importância de se manter ativo, mesmo em período de férias


O verão chegou e com ele as férias. É nesse período que aproveitamos para descansar, ficar com a família e relaxar do estressante dia a dia. Muitos pacientes que praticam a atividade física como conduta de tratamento, acabam interrompendo a rotina, por conta do período, o que pode trazer consequências depois. O melhor é curtir o verão e tirar proveito da estação para fazer do cotidiano de exercícios, um momento divertido.

“O calor é a estação mais favorável para quem tem dor crônica, principalmente. Devemos aproveitá-lo para potencializar o tratamento. Para aqueles que estão no litoral, o calçadão ou mesmo a praia tornam-se o cenário ideal para a prática, bem como o campo ou cidades interioranas, onde a paisagem e a tranquilidade favorecem mente e corpo. Ou seja, manter a rotina é fundamental para a prevenção e alívio da dor e doenças”, sugere a fisioterapeuta Mariana Schamas, membro da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). A especialista ainda ressalta que interromper a conduta clínica pelo período de férias, pode trazer impactos significantes no tratamento.

O clima influencia diretamente no nível de dor do paciente. A fisioterapeuta explica porque o corpo é afetado por essas situações. “O clima influência o potencial fisiológico do exercício, pois o corpo precisa se adaptar às mudanças climáticas. É provado pela ciência que o frio, por exemplo, provoca uma reação mais intensa dos neurônios e diminui o fluxo de sangue para algumas regiões do corpo”. Quando as temperaturas ficam abaixo de 17°C, principalmente com o céu nublado, incidência de dor nas pessoas que têm dor crônica costumam aumentar.

Quando a temperatura muda, a pressão atmosférica deixa os neurônios mais sensíveis e isso afeta o nível de dor do paciente. Em pessoas com reumatismo, por exemplo, as células transmitem mais mensagens de dor a algumas partes do corpo, aumentando os sintomas.

Clínicas especializadas em dores agudas chegam a ter 40% mais atendimentos nos meses de frio. “No frio os vasos sanguíneos se fecham e a musculatura fica mais rígida, causando mais tensão e, possivelmente, mais dor”, afirma a fisioterapeuta.

Portanto, o verão é uma boa época para aproveitar o clima mais quente e se exercitar com menos sintomas de dores crônicas. “No calor, só precisamos nos preocupar com a dilatação dos vasos sanguíneos e a desidratação. É nesse clima que transpiramos mais, perdendo líquido e, assim, desidrata-se mais rápido”, complementa a especialista.

Mariana Schamas destaca o que pode acarretar uma parada total de atividades físicas no período de férias. “A perda de massa muscular é muito mais rápida que o ganho e devemos lembrar sempre disso antes de fazer uma pausa de mais de 15 dias. O corpo demora a retomar o ritmo de exercícios e a rotina e fica mais difícil. É indicado adequar o exercício, diminuir e mudar, ao invés de parar por completo”.

“Descanse bastante, durma bem e permita ao seu corpo relaxar. Encontre um ritmo prazeroso de alimentação, sono, passeios e exercícios físicos. Caminhada, pedalada e alongamento são boas opções. Exercitar-se no início da manhã ou no final da tarde é o mais indicado. Distrair a mente é importante para gerenciar a dor”, explica Mariana Schamas.

Apesar de todas as vantagens, a praia e o calor exigem alguns cuidados, como lembra a especialista. “É importante tomar cuidado as caminhadas na areia, pois elas exigem mais do corpo. Também é fundamental evitar solos inclinados, pois podem prejudicar as articulações de membros inferiores. E não se esqueça: a hidratação é no calor é essencial. Mesmo antes de sentir sede, beba água”.

Uma das doenças que mais afeta brasileiros e causa dores crônicas é a fibromialgia. Pesquisas mostram que 80% dos casos de fibromialgia atingem mulheres acima dos 25 anos. Por esses motivos, já é considerada uma síndrome.

“O calor e a umidade das regiões praianas são favoráveis a fibromiálgicos, porque dilatam os vasos sanguíneos e aquecem naturalmente a musculatura e articulações. Isso permite uma melhor movimentação e alivia as tensões musculares que a doença gera no corpo todo”, completou a especialista.


Alternativa gratuita de tratamento

Para quem tem fibromialgia, o exercício físico ainda é a melhor saída. “Evitar o movimento quando existe uma dor faz com que a musculatura mais próxima à região dolorosa acabe tensionada”, afirma Mariana Schamas. Ela coordena uma caminhada gratuita chamada Pare a Dor, da SBED, que tem a missão de orientar os pacientes e amenizar os sintomas com alongamentos e exercícios leves, tudo gratuitamente. Ela acontece duas vezes por semana no Ibirapuera, em São Paulo, e passa por outras cidades do país.


Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori







Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas