Novidades
Quais os caminhos para o envelhecimento saudável? Veja aqui!

10/01/2014



Alimentação balanceada, atividade física e conscientização sobre prevenção contribuem para retardar o envelhecimento

A população mundial está envelhecendo e isso já não é novidade. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) indicam que em 2025 o Brasil terá 34 milhões de idosos, elevando-se para 64 milhões em 2050. O grande desafio agora é como conscientizar e educar a população para que o envelhecimento ocorra junto com a preservação da saúde, de forma que seja possível continuar aproveitando integralmente cada momento da vida.

Para o médico geriatra e diretor do Instituto Longevitá, Roberto Miranda, a preocupação com a qualidade de vida precisa crescer na mesma proporção que a taxa de envelhecimento da população. “Muitas doenças têm incidência nos extremos de vida, por isso é fundamental a prevenção de doenças, principalmente na maturidade”, explica. Segundo dados do último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE, somente no Brasil havia mais de 23 mil pessoas com 100 anos de idade ou mais, o que indica que um adulto, aos 50 anos, pode ainda ter outros 50 anos de vida pela frente.

No entanto, de nada adianta o adulto ter saúde, se ele não tiver autonomia e independência para fazer aquilo que gostaria. “Uma forma importante de promoção da saúde é a vacinação, que de forma simples pode evitar doenças bastante graves. A vacina não é só para crianças, os adultos também precisam estar em dia com o calendário de vacinação”, alerta o geriatra. Algumas vacinas são específicas para determinada faixa etária e outras precisam ser reforçadas ao longo da vida.

Uma das vacinas mais importantes para adultos com mais de 50 anos é a Prevenar 13, que atua na prevenção da pneumonia e outras doenças pneumocócicas. Essa faixa etária é considerada de risco para infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável pelas doenças pneumocócicas. No site da SBiM (Sociedade Brasileira de Imunizações) - http://www.sbim.org.br/ - é possível consultar os calendários completos de vacinação para todas as idades.

Outros cuidados preventivos, de acordo com Roberto Miranda, são a realização regular de check-ups, a adoção de cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos. “Nunca é tarde para começar a se exercitar e os resultados positivos são para qualquer idade”, explica. A prática de atividades físicas aumenta a capacidade ventilatória dos pulmões e traz benefícios emocionais – melhora da memória, humor e sono. Além disso, tem impacto na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, entre outras. Na hora da realização do check-up, o médico destaca que o ideal é unir a avaliação médica a de outros profissionais da área da saúde: “São pontos fundamentais de acompanhamento a questão cognitiva, a mobilidade, doenças clínicas, fatores de risco, humor, dieta e, claro, as atividades físicas praticadas”.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas