Novidades
Síndrome dos Ovários Policísticos é a principal doença endócrina da mulher. Veja aqui!

10/01/2014


Segundo especialista, próximo de 10% das mulheres sofrem com o distúrbio que altera o ciclo menstrual


A cada cinco mulheres em idade fértil, uma possui a síndrome dos ovários policísticos , clique aqui, doença endocrinológica caracterizada pelo aumento na produção de hormônios masculinos pelos ovários. Os principais sintomas são irregularidade ou ausência da menstruação, pele mais oleosa que o normal, acne, ganho de peso, surgimento de pelos em locais não comuns à mulher, como por exemplo, ou rosto, e até mesmo dificuldade de engravidar.

E como ocorre esta síndrome? É uma doença ovariana de causa não totalmente conhecida, mas com grande influência genética. Nela, o ovário doente produz os hormônios sexuais (estrogênio e androgênio) de maneira inadequada, com um predomínio na produção de androgênios. O ambiente hiperandrogênico decorrente desta produção aumentada incapacita o ovário de ovular. Por isso, a mulher acometida tem ciclos menstruais irregulares e dificuldade para engravidar. Os cistos formados no ovário são uma representação desta dificuldade de ovulação.

De acordo com Marcelo Steiner, ginecologista da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) e consultor da farmácia online Netfarma (www.netfarma.com.br), mulheres acima do peso devem redobrar a atenção com o distúrbio. "Elas tem uma chance maior de desenvolver problemas cardíacos e até diabetes por conta da soma dos riscos associados à obesidade e da produção aumentada de androgênios.", conta.

Apesar do alto número da ala feminina que apresenta cistos no ovário, nem sempre há a presença da síndrome dos ovários policísticos , clique aqui, (SOP). Não necessariamente ter cistos no ovário significa que a mulher é portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos.


Tratamento - A ciência ainda não encontrou cura para a SOP, mas há tratamentos em que há alivio dos sintomas e seguindo algumas estratégias, a possibilidade da mulher ovular para engravidar. "O uso de certos anticoncepcionais é o método mais comum para tratamento desta síndrome; há casos em que os cistos desaparecem por completo", releva o consultor da Netfarma.

Existem outras alternativas que, ligadas ao anticoncepcional, aumentam a eficácia do tratamento. Tratamentos para diminuir a oleosidade da pele é um exemplo. "O dermatologista e o endocrinologista podem completar o tratamento com algumas opções que irão ajudar em outros aspectos. Pode ser para deixar a pele menos oleosa ou para perder peso", conclui doutor Marcelo Steiner.

A produtora de cinema Gabriela Pasquale, 23 anos, descobriu há 6 que possui a síndrome. "Tinha muitas espinhas no rosto e resolvi ir ao ginecologista quando notei que os tratamentos dermatológicos não funcionavam. Após fazer um ultrassom, o médico constatou que tenho a síndrome dos ovários policísticos , clique aqui, ", lembra.

Hoje, Gabriela consegue perceber uma melhora no distúrbio. "Fiz outros ultrassons e os policistos começaram a diminuir. No entanto, não posso deixar de tomar o remédio. Caso pare, os cistos voltam."

Qualquer medicamento para tratar a SOP deve ser sempre prescrito pelo médico ginecologista, que é quem pode diagnosticar o problema e indicar o tratamento adequado.



Veja mais sobre SAÚDE FEMININA, em:
Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas