Novidades
Aumento da sensação de angústia pode estar presente no final do ano!


26/12/2013

Diversos fatores podem gerar essa perigosa sensação que tem no apoio emocional eficiente forma de prevenção


O bom relacionamento intrapessoal

Não se prenda ao ano que já passou e sim no ano novo que vem pela frente! Para isto você precisa pensar primeiro em você!

Erika de Souza Bueno, consultora pedagógica, diz que “para se ter as qualidades necessárias e desejáveis, todo relacionamento deve começar num exercício interno, num relacionamento intrapessoal. A imagem que passamos aos outros é uma consequência do que somos, do que estamos buscando, do que queremos para nós e para os outros à nossa volta.”

Uma falha no relacionamento intrapessoal pode nos impedir de conhecermos, de fato, muitas de nossas principais características.

“Nossos medos, angústias, desesperos e impaciências podem ser visíveis a outros em momentos muito inoportunos e, para não corrermos esse risco, um dos caminhos é encararmos o que gera em nós tais sentimentos”, explica Erika.

Desejos não atendidos geram frustração, desconforto e mau humor, que podem se transformar em uma grande fonte de grosserias e palavras ditas em momentos inadequados, gerando uma grande “bola de neve”.

Conhecer-nos é mais importante do que possa parecer à primeira vista, pois nosso externo é apenas um simples reflexo do que somos internamente. Identificar as características de nossa personalidade é um caminho para um relacionamento saudável, garantindo um pouco mais de tranquilidade ao colocarmos a cabeça sobre o travesseiro.

Para começarmos o exercício do intrapessoal, devemos começar não fugindo do que sentimos, mas entendendo que nem todas as nossas vontades poderão ser satisfeitas. Inclusive, isso é muito bom para compreendermos que temos limites e que para uma vida realmente saudável, em todos os aspectos, e não apenas no corpo físico, precisamos aprender com os princípios de Deus.

Quando nos iramos com algo ou alguém, por exemplo, é um bom momento para identificarmos o porquê dessa reação e, ainda, colocarmos em balanças fiéis, e não nas manipuladas pelas nossas tendências, tudo aquilo que fez com que agíssemos de determinado modo.

Colocar os nossos porquês em balanças fiéis é, entre outros, não nos apegarmos a modismos. Pode ser, também, encararmos nossas falhas, nossas incapacidades de entender que nem tudo pode ser feito nos nossos moldes. Aqui falo, inclusive, da escola, da sala de aula, local em que muitos se juntam para aprender e ensinar.

Muitas vezes, quando sentimos um desconforto, tendemos a mudar a direção de nossos olhos, atentando-nos a algo mais confortável de se ver e pensar. Não, não deve ser assim nosso relacionamento intrapessoal. Aliás, para ele ser realmente eficaz é preciso sermos corajosos o suficiente para entendermos que erramos, que falhamos com algo ou alguém, que agimos de um modo que não somente prejudicou o outro como também, e às vezes principalmente, a nós mesmos.

“Num processo de autoconhecimento, é possível que venha a tristeza com os resultados que podem, porventura, não ser exatamente aqueles que desejávamos. Contudo, a tristeza deve gerar também em nós o desejo de “colocarmos a nossa casa interior em ordem” completa Erika.

É momento de levarmos nosso relacionamento intrapessoal mais a sério, não deixá-lo falando sozinho, não fazer pouco caso dele.

Erika finaliza explicando que “quando compreendemos nossas razões, adequadas ou não em relação a algo, temos, enfim, a chance de nos relacionarmos com o outro de um modo mais maduro, mais ético e mais condizente com aquilo que buscamos, de fato, alcançar em 2014”!



Diversos fatores podem gerar essa perigosa sensação que tem no apoio emocional eficiente forma de prevenção


Final de ano é período de festas, comemoração e alegria, certo? A resposta pode ser sim para a maioria das pessoas, mas existem muitas outras que sentem um peso emocional maior quando chega o mês de dezembro.
Um sintoma claro dessa situação é o aumento médio de 20% da procura pelo apoio do CVV no final do ano. “Tem gente que se sente frustrado pelo que não conseguiu realizar durante o ano, tem gente que se sente solitário ao não ter com quem dividir as festividades, existem aqueles que associam a época à saudade de pessoas amadas”, exemplifica Adriana Rizzo, voluntário do CVV. “Os motivos são variados e as dores idem, mas todas elas precisam de apoio emocional, de alguém com quem conversar de forma aberta e segura”, complementa.

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país, com 51 anos de atuação gratuita e sigilosa. Nascida com o objetivo de prevenir suicídios, a entidade desenvolveu metodologia própria que permite o apoio em diversas situações da vida das pessoas em que se sentem solitárias, angustiadas, sem saída ou, simplesmente, não encontram com quem dividir determinados assuntos.

“É claro que nem todos que nos procuram estão pensando em tirar a própria vida, mas podemos afirmar que nove entre dez suicidas passam por situações como as que atendemos antes de tomarem a iniciativa fatal”, afirma Adriana. Pesquisas e iniciativas ao redor do mundo apontam que iniciativas simples, como a oferecida nacionalmente pelo CVV, podem evitar suicídios.

Adriana comenta que qualquer um pode oferecer ajuda a quem se encontra em situações de forte angústia. As pessoas dão sinais, que podem ser evidentes, como a afirmação de que vai se matar; ou sutis, como a falta de vontade de participar de encontros com amigos, aumento de comentários negativos ou isolamento. “Podemos ajudar nossos amigos nos colocando à disposição deles para ouvi-los sem tentar resolver seus problemas ou criticar suas decisões”, comenta a voluntária do CVV, “nós não queremos os outros nos apontando o dedo ou dizendo o que fazer e o que não fazer quando não estamos bem. Queremos nos sentir amados e apoiados”.

Serviço
O CVV atende pelo telefone 141, pela internet www.cvv.org.br por meio de chat, skype e e-mail ou pessoalmente nos 70 postos de atendimento pelo país.



Veja mais sobre o assunto em:

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas