Novidades
Você sabe qual é a diferença entre a água de um purificador, do filtro e de galão?

06/11/2013


Qualidade da água ingerida pode afetar sistema imunológico

Calor é sinônimo de praia, piscina, férias e muita água. Porém, com a estação também chegam as doenças típicas desta época do ano, como diarreias e viroses, causadas por bactérias, vírus e parasitas. No Brasil, mais de 20 mil pessoas morrem por ano de doenças causadas pela ingestão de água contaminada, segundo a Organização Mundial de Saúde. O problema é agravado durante o verão, com o aumento das chuvas, enchentes e do calor, que nos leva a consumir mais líquidos. Por isso, é importante estar sempre atento à qualidade da água para se manter hidratado e saudável.

E como você faz para manter a água que você bebe segura e livre de doenças? Você costuma usar garrafão, filtro ou purificador de água em casa? Ou prefere algo mais tradicional, como um filtro de barro? Sabe quais são as principais diferenças entre eles? Kátia Nakau, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de Pureit, da Unilever, explica quais são as principais características de cada produto.

Segundo Katia, o primeiro e mais importante passo, antes de escolher entre um filtro ou um purificador é procurar pelo selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). “Para recebê-lo, as empresas atendem a uma das três especificações: retenção de partículas, redução do cloro ou de bactérias. O selinho mostra qual (ou quais) dessas características o produto tem. O consumidor também precisa lembrar que é importante verificar se não há rasuras no selo, já que tais sinais podem indicar que o adesivo foi retirado de outro produto”, explica Katia.


Filtros:

Eles podem ser encontrados em duas versões, a de barro ou de plástico/inox. Segundo a especialista, os filtros de plástico/inox são mais simples do que os purificadores, pois possuem vela que filtra a água e impedem a passagem de impurezas, portanto não reduzem o índice de cloro nem de bactérias presentes no líquido. É importante também que haja manutenção e limpeza na caixa d´água para os filtros ligados diretamente a torneiras.

Já o processo de filtragem nos filtros de barro, minerais como o quartzo e a dolomita formam uma peneira que retira as impurezas da água. Katia alerta que o importante é tomar cuidado na hora da limpeza, principalmente da vela. “Toda vez que ela ficar amarelada é necessário fazer a troca, pois o filtro de barro acaba deixando gosto ruim na água depois um tempo de uso,”afirma.


Água de galão

Durante muitos anos a forma mais utilizada para armazenamento e purificação da água foi através do filtro de barro (argila). Nos últimos anos, parte da população tem dado preferência à água mineral, distribuída em galões, entretanto, recentemente esta tendência tem sido revertida devido alguns fatores importantes, como a contaminação por bactérias. Segundo Katia, dependendo de como a água for envasada, transportada ou até instalada no bebedouro, pode ser contaminada por agentes externos, alterando a composição química da água.

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descobriu um alto índice de contaminação pela bactéria Pseudomonas aeruginosa em galões e garrafas de água vendidos no Brasil. A P. aeruginosa, vulgarmente conhecida como bactéria de nadador, causa infecções urinárias, sanguíneas e respiratórias e pode levar à morte, principalmente pessoas com imunidade baixa. Atualmente, essa bactéria é a terceira maior responsável por infecções hospitalares no Brasil.

A pesquisa analisou 100 galões retornáveis de 20 litros, 50 garrafas de 1,5 litro e 50 de 500 ml de água mineral. Entre os galões, 40% estavam contaminados com a bactéria contra apenas 2% das amostras das garrafas. Essa discrepância se deve ao fato de os galões serem mal higienizados antes de receberem a água mineral nas distribuidoras e fábricas. Além disso, o galão só pode ser utilizado durante 3 anos. Caso contrário, o recipiente pode ocasionar danos ao consumidor, devido à fragilidade da embalagem. Ao impedir a reutilização por mais de 3 anos garante-se a qualidade da água, pois se o galão não estiver em perfeitas condições poderá ser contaminado por vírus e bactérias.



Os problemas do plástico para a natureza

Além de causar danos ao consumidor, o galão de água, se não for reciclado corretamente pode gerar prejuízos também ao meio ambiente. A durabilidade do material, aliada a resistência à umidade e aos produtos químicos, faz com que o material tenha uma decomposição mais demorada, já que o tempo de decomposição do galão de plástico é de no mínimo cem anos.



Purificador

Embora tenha se visto um considerável aumento na procura pelos purificadores por conta dos benefícios que eles trazem para a saúde, poucos sabem, realmente, como eles são capazes de tornar a água que bebemos muito mais saudável.

Os purificadores são aparelhos que conseguem matar bactérias, independentemente do sistema. A água purificada elimina as bactérias, reduz a hipertensão – já que o processo elimina os sais e cloretos presentes na água -, elimina impurezas, odores e o gosto de cloro.










Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas