Novidades
Mitos e Verdades sobre Gripes e Resfriados!



05/11/2013


A estação mais fria do ano chegou e com ela, os espirros, coriza, dor no corpo, febre e tosse. Durante o inverno há uma maior proliferação de vírus e bactérias causadores de infecções das vias aéreas. Embora sejam parecidos, muitas pessoas ainda ficam em dúvida em relação à gripe e ao resfriado. Estas questões geram também diversos mitos e verdades sobre o assunto.

Para esclarecer dúvidas, sobre causas e prevenção - a infectologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Viviane Hessel Dias desmistifica as principais perguntas.

Gripe e resfriado são a mesma doença.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. A gripe é uma infecção causada pelo vírus influenza, geralmente é um quadro de início súbito, com febre alta, dor no corpo e ocorre nos meses de inverno.
Já o resfriado é uma infecção causada por vírus respiratórios como o rinovírus, adenovírus, coronavírus, tendo início mas insidioso, a febre não é tão alta, geralmente tem outros sintomas associados como coriza e dor de garganta e pode acontecer todo o ano.


Pegar "friagem" causa gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Depende. Considerando que o entendimento de friagem na cultura popular significa “ resfriar o corpo”, esse fato por si só poder causar um estresse no organismo a fim de manter a temperatura corporal e pode favorecer um risco adicional para o corpo adoecer, desde que exista uma situação propícia e já tenha ocorrido a transmissão do micro-organismo. Mas, não é uma regra e depende da situação de cada organismo.


Tomar chá quente melhora o resfriado.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. O chá acaba se comportando como um conforto físico para as situações em que o indivíduo está com um quadro gripal, porém não causa nenhum efeito direto na multiplicação viral.


Tomar sorvete ou bebida gelada provoca dor de garganta e gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: :Mito. Não diretamente. Da mesma forma que o conceito popular “ pegar friagem”, o tomar sorvete ou bebida gelada, pode dependendo da situação específica de cada organismo e momento, resfriar o corpo e causar um estresse no organismo para manter a temperatura corporal, gerando assim uma situação favorável à ocorrência de uma infecção que já esteja incubada. Mas isto não é uma regra e depende da situação de cada organismo.


Se eu tomar a vacina contra gripe não fico gripado.
Dra. Viviane Hessel Dias: Depende. A vacina tem perto de 90-95% de eficácia e demora em torno de duas semanas para ter seu efeito. Portanto, se você tomar vacina, mas já tiver com o vírus influenza incubado, pode sim ocorrer desenvolvimento da síndrome gripal. A vacina contra influenza por si só não causa gripe, pois é feita apenas de partículas de vírus inativados.


O frio causa gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. Os meses frios favorecem a ocorrência de infecções respiratórias, incluindo a gripe, mas não é o seu causador direto. Nos meses de inverno, as pessoas ficam mais em ambientes fechados e a transmissão dos agentes causadores de infecções respiratórias também aumentam.


Quem ingere vitamina C não pega resfriado ou gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. Esse conceito popular não é aceito dentro da Medicina tradicional. Alguns estudos já foram feitos tentando provar os efeitos da vitamina C na prevenção ou alívio dos sintomas de gripe mas não foram efetivos.


O alho previne a gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. A transmissão do vírus da gripe e o adoecimento do indivíduo não tem dependência da ingestão ou não de alho. O que pode prevenir comprovadamente o adoecimento de gripe é a vacina contra influenza.


Sair de cabelo molhado ou andar descalço causa gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Depende. Utilizando-se do mesmo conceito popular da “friagem” qualquer situação que resfrie o corpo e cause um estresse no organismo para proteger a manutenção da temperatura corporal, pode produzir um ambiente favorável para a ocorrência de uma infecção, desde que a pessoa já esteja com o vírus incubado.


Ficar próximo de alguém gripado pode pegar gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Depende. Desde que você não esteja vacinado, ocorra contato com secreção respiratória contaminada e o organismo esteja susceptível. Além disso, esta transmissão é intensificada quando em situações em que não são utilizadas medidas básicas de higiene e etiqueta respiratória ( lavar as mãos antes de tocar mucosas da boca, nariz e olhos, proteger boca e nariz ao tossir ou espirrar e lavar as mãos após, manter ambientes ventilados).


Beber água prevenir a gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. Entre os muitos benefícios da água infelizmente não está a prevenção do contágio ou adoecimento pelo vírus influenza, mas sem dúvida faz muito bem ao organismo e seu consumo deve ser estimulado.


Pneumonia é uma gripe mal curada.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. Existem casos de gripe que podem evoluir com pneumonia bacteriana associada, mas na maioria das vezes, a pneumonia é causada por uma bactéria chamada Streptococus pneumoniae, ou Pneumococo, como é mais conhecido.


Mudanças de temperatura causa gripe.
Dra. Viviane Hessel Dias: Mito. O que existe é a maior prevalência de gripe nos meses de inverno, onde ocorre maior circulação e transmissão e dos vírus causadores de infecções respiratórias, pela maior proximidade das pessoas e ambientes fechados.



Veja mais sobre Otorrinolaringologia e Saúde com:

Otorrinolaringologia com Dr. Mauricio Kurc






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas