Novidades
Vitamina C apresenta eficácia na cicatrização de desnutridos. Veja aqui!

04/11/2013


Falta de nutrição retarda o fechamento de feridas, mas a ação do ácido ascórbico possibilita superação


Partindo do pressuposto de que a vitamina C contribui em várias funções do organismo e ajuda cicatrizar feridas, resultantes de corte cirúrgico ou não, e de que a desnutrição retarda esse processo pela falta de proteína e energia; estudo no mestrado em Ciência Animal da Unoeste desenvolveu pesquisa para analisar a ação do ácido ascórbico – nome científico dessa vitamina – na cicatrização de feridas cutâneas de ratos desnutridos. A constatação é de que houve eficácia devido ao aumento da proliferação fibroblástica e depósito de colágeno no tecido.

A nutricionista Louise Maria Freitas Manzoli realizou a pesquisa no Biotério Central Experimental, orientada pela Dra. Gisele Alborghetti Nai e com o envolvimento de alunas da graduação em iniciação científica Giovana de Carvalho Katayma e Tayane Carvalho Isidoro da Silva, da Odontologia; Larissa de Queiroz Mamede e Mery Ellen de Oliveira Martins Disconzi, da Medicina. A estratificação dos dados contou com o apoio do Dr. Rogério Giuffrida. “No estudo, a gente viu que a vitamina C foi boa para cicatrização nos ratos desnutridos”, diz a orientadora.

Conforme Gisele, os resultados foram muito semelhantes entre os animais bem nutridos e os desnutridos que receberam a vitamina. Houve demora na cicatrização dos que não receberam a vitamina e mais inflamação na ferida. Foram utilizados 96 ratos Wistar, machos e adultos, divididos em quatro grupos de 24, para poder estabelecer as comparações. No grupo A ficaram os ratos eutróficos (bem nutridos), que receberam somente água a ração. A vitamina foi para os ratos eutróficos, ministrada por gavagem (sonda) 340 mg/kg de 12 em 12 horas, que formaram o grupo B.

No grupo C ficaram os desnutridos que receberam somente água e ração, enquanto no D aos também desnutridos houve o emprego da vitamina a cada 12 horas. A desnutrição ocorreu com a oferta de metade da ração diária, por 30 dias. Foram duas as incisões: a suturada, classificada como de primeira intenção, e a não suturada, chamada de segunda intenção. Seguindo-se os preceitos do Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua), os ratos foram eutanasiados no terceiro, no sétimo e no décimo quarto dia do experimento. Conforme Louise, os resultados apresentaram diferenças estatísticas entre os grupos.

Gisele conta que o trabalho exigiu empenho do grupo de pesquisa, citando como exemplo o deslocamento duas vezes por dia ao Biotério, no campus II, para alimentar os animais. Comenta que houve muita dedicação e que Louise concluiu os estudos seis meses antes dos dois anos previstos para o mestrado, incluindo a pesquisa e produção da dissertação. Recebeu na banca examinadora suas colegas Rosa Maria Barilli Nogueira e Paula Magalhães, convidada junto ao Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Louise foi aprovada para receber o título de mestre em Ciência Animal, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.


Dúvidas Comuns sobre a Vitamina C
A Vitamina C é realmente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e é capaz de proporcionar melhorias na pele, porém deve ser consumidas com moderação. Nada de exageros. Tudo o que você pensa que sabe sobre a Vitamina C pode estar errado.

Como a Vitamina C pode ajudar a envelhecer de forma saudável?
Saiba que ela é capaz de ajudar o organismo a absorver melhor o cálcio, resultando em ossos saudáveis. Por favorecer a síntese de colágeno, ela pode também estar relacionada com o envelhecimento mais saudável.


Como ela age em caso de gripes e resfriados?
Ainda não há comprovação científica de que o nutriente previne infecções, gripes e resfriados, mas certamente a Vitamina C não tem o poder de curá-las. Altas doses não fará com que você melhore rápido da gripe, nem mesmo poderá aliviar os sintomas.


Qual é a melhor forma de consumi-la?
Sem dúvida, a melhor maneira de consumir a vitamina C é através da alimentação. Mas fique atenta: por ser sensível à luz, a Vitamina C perde suas propriedades rapidamente. O consumo de sucos e frutas deve ser imediato para que a maior parte dos nutrientes seja aproveitada. Quem quiser tomar suplemento, aquelas pastilhas efervescentes, pode procurar um nutricionista. O profissional saberá avaliar a melhor dose diária para você.



Alimentos ricos em Vitamina C
• Laranja
• Limão
• Manga
• Abacaxi
• Goiaba
• Morango
• Espinafre
• Brócolis
• Couve
• Agrião


Cuidado com a dose
A Vitamina C, assim como inúmeros outros nutrientes, ajuda a formar o nosso sistema imunológico, mas é necessário cuidado. Assim como tudo na vida, consumir mais Vitamina C do que o corpo necessita pode trazer uma série de inconvenientes. Saiba que altas doses podem provocar disfunções no rim e na bexiga, diarreia, dor abdominal, vômitos e náuseas.






Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas