Novidades
20 de Outubro – Dia Mundial de Combate à Osteoporose. Veja aqui!

20/10/2013


Consumo adequado de cálcio e hábitos saudáveis ajudam a fortalecer os ossos



Estudos evidenciam a importância do consumo de leite e derivados e da prática regular de atividades físicas


A osteoporose é uma doença silenciosa, sem sintomas característicos, que acontece quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Avalição Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO)1, com patrocínio de MOLICO®, mostra que menos de 20% das mulheres com 45 anos ou mais consomem as três porções de leite e derivados recomendadas por dia, que são boas fontes de cálcio. Entre as mulheres mais jovens, o quadro é ainda mais alarmante, já que menos de 10% consomem leite e derivados nas proporções recomendadas, apesar de considerarem ingerir a quantidade ideal.

No país, nove entre dez pessoas consomem apenas 52% das necessidades diárias de cálcio. O dado, baseado no estudo The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS)2, é alarmante, pois a partir dos 35 anos de idade inicia-se um processo de perda de massa óssea, causando um declínio de 6% a 8% a cada dez anos, o que pode aumentar a chance de problemas como a osteoporose surgirem.

A ingestão diária recomendada de cálcio deve ser em torno de 1.000mg, quantidade que pode ser obtida através do consumo de 5 fatias de 40 gramas de queijo branco ou 4 copos de 250ml de leite comum ou desnatado. Produtos lácteos, adicionados de cálcio, também podem ajudar a atingir essa recomendação. É preciso estar atento também à vitamina D, importante aliada na manutenção da saúde dos ossos.


Osteoporose e prevenção

Pesquisas científicas demonstram que a prática regular de atividade física, principalmente aquelas que envolvem algum impacto, como o vôlei, pode ajudar na manutenção da saúde óssea, uma vez que o impacto ajuda a promover o fortalecimento da massa óssea, aumentando assim sua densidade3.

Evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas também é essencial, uma vez que esses hábitos contribuem para a perda óssea.




1 Pesquisa Firme Forte – Osteoporose 2012
2 The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS), publicado pelo Nutritional Journal (PINHEIRO, M.M.; SCHUCH, N.J.; GENARO, P.S. et al. Nutrient intakes related to osteoporotic fractures in men and women)
3 Dias RS, Leite JS, Venhoven VI. Osteoporose e exercício físico. Rev. Bras. Ciênc. Saúde. 2006; 10: 32-7.




“O Ministério da Saúde, (clique aqui) INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS”





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas