Novidades
11/10: Dia Mundial de Combate à Obesidade! Como lidar com ela no trabalho?

11/10/2013


A obesidade é uma doença e deve ser encarada com seriedade por toda a sociedade. Além de ser um tema de saúde pública, o pré-conceito é um dos problemas que a pessoa obesa também tem que lidar, principalmente no mercado de trabalho.

Desde a procura de um emprego até já dentro das organizações. De acordo com a Dra. Ivani Manzzo, especialista em qualidade de vida, por conta da não aceitação, muitas vezes a pessoa tende a assumir o papel do topa tudo, do brincalhão. Assim, ele é bem vindo, pois todos estão se divertindo e sorrindo.

"Desinformação. Como disse é uma doença e a obesidade é vista como responsabilidade única do indivíduo. Não é assim, é um problema sério que para ser resolvido necessita de vários profissionais atuando em conjunto e, sem dúvida, uma determinação muito forte por parte do afetado", diz Manzzo.

Em alguns casos, além da hereditariedade, a obesidade está atrelada a falta de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, vida sedentária, estresse muitas vezes por causa do trânsito das grandes cidades, aumento de tarefas profissionais, tão comuns neste mundo globalizado, por exemplo. Diante de uma população mundial com excesso de peso, um dos maiores vilões da saúde pública em qualquer canto do planeta e com o bombardeio de campanhas publicitárias a favor da estética propriamente dita, a sociedade precisa assumir novo papel.


Para isso, a especialista indica alguns pontos fundamentais neste novo processo de auxiliar, resgatar comportamentos humanitários e solidários para esse público que precisa de atenção e não rejeição:


• Auto-sabotagem. A pessoa procura justificativas para comer baseadas em fatos deturpados, por exemplo: tenho que comer para não passar mal. “Sim, mas não precisa comer muito e nem algo que seja muito calórico”explica Ivani.

• Foco. A dica é ter a mente voltada para sua meta e não desistir só porque é fim de semana, comemoração. Um novo hábito de vida ocorre todos os dias

• Vigilância. Estar sempre atento, quando a refeição for feita, estar atento quanto já comeu e se há necessidade de se alimentar mais sem fome.

• Reeducação alimentar. É pra sempre. Comece fazendo o que não te violenta tanto. Mude aos poucos e conquiste as mudanças antes sem ser radical.

• Condicionamento físico. Exercício é essencial. Procure aquele que você mais goste e possa fazer!



Assista o video da Ivani Manzzo, sobre Obesidade X Trabalho:








Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas