Novidades
Bactérias benéficas: saiba como elas podem contribuir para sua saúde

11/10/2013

Elas combatem a constipação, diarreia e alergias na pele. Conheça as bactérias do bem que são responsáveis pelo equilíbrio da sua saúde



O corpo humano é formado por aproximadamente 10 trilhões de células e 100 trilhões de bactérias. De início parece assustador, mas a verdade é que nele habitam as bactérias boas, essenciais para o bom funcionamento do organismo, e as más, mais conhecidas da população por serem responsáveis pelos mais diferentes distúrbios e infecções.

De acordo com o pediatra Tadeu Fernandes, Presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o intestino é o maior órgão do corpo humano responsável pela imunidade. A dieta tem grande importância no sistema imune, por isso, o intestino saudável precisa estar apto a eliminar as toxinas e os resíduos que o organismo não precisa mais. Sem um intestino sadio, o indivíduo não absorve os nutrientes de forma adequada e prejudica o sistema imunológico, favorecendo o surgimento de gripes, infecções bacterianas, infestações por cândida, entre outras doenças.

“Os prebióticos, probióticos e simbióticos atuam no trato gastrointestinal inferior, um ambiente de alta capacidade imunológica que compreende a região do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Eles atuam como agentes reguladores em quadros de constipação e diarreia em seus mais diferentes níveis. Estudos indicam que 70% das bactérias estão localizadas no trato gastrointestinal, por isso a importância de manter o equilíbrio entre as bactérias boas e ruins nesta região. Quando este equilíbrio é comprometido, dá-se o nome de disbiose”, explica Dr. Tadeu.

Os probióticos e prebióticos são conhecidos por estarem presentes em alguns iogurtes, leites fermentados e na forma de suplementos. Já os simbióticos são uma novidade no mercado por unirem em um só produto os probióticos e prebióticos, podendo ser encontrados na forma de sachês para diluição em água.


Pre, pró o quê?

Abaixo as definições desses termos cada vez mais utilizados pelos especialistas de saúde e nutrição:

Prebióticos: são ingredientes alimentares que estimulam de forma seletiva o crescimento das bactérias benéficas no organismo. É o alimento responsável pela proliferação desses seres no corpo humano.

Probióticos: são as bactérias benéficas, ou seja, microorganismos vivos que beneficiam o organismo e aumentam suas defesas naturais, promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal. Essas bactérias resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino, onde atuam de maneira positiva. Bifidobacterium e Lactobacillus são as bactérias benéficas mais conhecidas.

Simbióticos: produtos que contêm tanto probióticos quanto prebióticos em sua composição. Inédito no mercado, trata-se de um lançamento da Invictus Farmanutrição, nova Divisão de Nutrição Médica do Grupo FQM, que veio revolucionar o mercado de probióticos oferecendo uma maior quantidade de bactérias benéficas em um único produto.


Segundo o Dr. Tadeu, o estudo da disbiose e do tratamento preventivo com probióticos têm mais de 100 anos, mas os últimos anos têm trazido um enorme avanço, de fato, nesta área do conhecimento médico-científico.

“Dieta inadequada, ingestão de álcool, uso de antibióticos, entre outros fatores derivados da vida moderna, contribuem para o desenvolvimento da disbiose, que se manifesta na forma de constipação, diarreia, distensão abdominal, dores abdominais, alguns tipos de alergias e certas alterações metabólicas como diabetes e a dislipidemia. Quando consumida com regularidade e em doses adequadas, essa classe de simbióticos reforça o sistema imunológico e ainda protege o aparelho digestivo”, afirma o especialista.


Cepas bacterianas

A Invictus Farmanutrição tem uma parceria com a Dupont Danisco - líder mundial em ingredientes alimentares e enzimas, para o fornecimento de cepas de primeira linha, algumas com exclusividade, com estudos científicos próprios, para a fabricação de produtos de qualidade.

Isso significa que cada cepa utilizada pela Invictus Farmanutrição na fabricação de seus produtos tem uma patente e recebe um número de identificação, o que confere mais segurança aos usuários e aos profissionais de saúde, já que todas as suas informações são registradas e comprovadas com estudos científicos.


Bactérias benéficas e a melhoria da saúde

O consumo de probióticos, prebióticos e simbióticos é comprovadamente eficaz na prevenção de uma série de doenças e sintomas. Veja abaixo alguns exemplos:


Efeitos sobre a constipação
Um estudo conduzido pelo Ganep (maior instituição especializada em terapia médico-nutricional no Brasil) e a Faculdade de Medicina da USP publicado em fevereiro de 2013 no Clinical Nutrition revelou que o consumo de simbióticos pode alterar seletivamente a composição da flora intestinal. Após uma semana de observação clínica sem intervenção do simbiótico, 100 mulheres adultas constipadas foram divididas em 2 grupos por 30 dias: um grupo recebeu duas doses diárias de simbiótico e o outro recebeu placebo. Ao final, as pacientes tratadas com simbióticos apresentaram aumento na frequência da evacuação, bem como na consistência e no formato das fezes, com benefícios significativos a partir da segunda e terceira semanas.

Casos de diarreia aguda e diarreia pós-antibiótico
A Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) publicou em 2011 suas diretrizes para o uso de probióticos e prebióticos. Nesta diretriz, a WGO traz as definições de pré, pró e simbióticos e ressalta a importância da definição de quais tipos de probióticos são usados, uma vez que os benefícios dos mesmos são específicos de cada cepa. A WGO indica os probióticos e simbióticos em diversos tipos de diarreia como a diarreia infecciosa aguda, a diarreia pós-antibiótico e a gastrenterite viral.

Colite pseudomembranosa e diarreia por Clostridium difficile
Em março de 2013 foi publicado um estudo realizado por pesquisadores da Divisão de Microbiologia Médica da Universidade de Salzburgo (Áustria), focado na diarreia causada pelo Clostridium difficile - uma das mais difíceis formas da diarreia causada por antibióticos, e que pode ser fatal em até 30% dos pacientes, principalmente os idosos e cronicamente debilitados. Os autores afirmam no estudo que produtos com combinações de probióticos podem reduzir a duração da doença, embora de forma muito variável, e prevenir as recorrências.

Probióticos na dermatite atópica
Diversos estudos têm evidenciado o benefício do uso de prebióticos, probióticos e simbióticos na redução de manifestações alérgicas de diversos tipos. Um estudo publicado em agosto de 2008 por Wickens e colaboradores da Universidade do Texas mostrou o acompanhamento de 512 gestantes que utilizaram uma combinação de probióticos, entre eles o Lactobacilus rhamnosus HN001. Os filhos das gestantes que usaram o probiótico foram acompanhados por 2 anos e tiveram uma redução significativa do eczema atópico, um tipo comum de manifestação da alergia.




Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas